Quando o leitor vai ler algo sua primeira medida é estabelecer uma unidade de leitura, que é o setor que dá o sentido do texto. Logo após ele deverá rever as suas idéias sobre o que foi lido e reduzi-la para uma forma mais clara. Esse estudo deve ser feito de maneira continua.
Após determinar a unidade de leitura deve-se fazer uma leitura rápida com a visão global do texto lido, levantando os elementos básicos e as duvidas obtidas. Depois disso transcreva pra um papel as duvidas e as esclareça, esse esclarecimento pode ser encerrando com uma esquematização que facilitará a visão geral do texto.
Logo após virá a análise temática onde o leitor irá compreender a mensagem do texto. No decorrer do texto, o leitor percebe o que o autor quer dizer claramente no texto.
Na análise interpretativa são visadas as idéias do autor, buscando o desenvolvimento do pensamento e raciocínio, aproximando e associando as idéias expostas que são seguidas das criticas.
A problematização é um outro passo, é feito em grupo levantando os problemas para reflexão e discussão.
A síntese pessoal é o penúltimo passo onde o leitor fará a construção lógica e elaboração pessoal da leitura, que quando bem entendida leva a progressão e o desenvolvimento do estudioso nas idéias do autor.
Por fim, é feita a conclusão da leitura, onde é desenvolvida uma serie de posturas lógicas, constituindo uma forma mais adequada para sua formação.