Diversas pessoas ficam muito incomodadas quando ouvem a palavra gordura no cotidiano, pois têm em mente que todas elas são altamente prejudiciais à saúde. Mas, para a surpresa de muitos, existem algumas dentre elas que trazem benefícios para nosso organismo, pois a utilização de uma pequena porção nos ajuda a absorver determinados nutrientes, sem contar que elas compõem mais da metade do nosso cérebro, sendo de grande ajuda para a memória e são fundamentais para formar as membranas das células e metabolização de hormônios.

Por essas razões, traremos uma lista em que selecionamos os principais tipos de gorduras e seus efeitos benéficos e prejudiciais ao nosso sistema.

Gordura vegetal: foram inicialmente utilizadas para substituir as gorduras animais. Na verdade, são óleos, que passam por um processo de industrialização até se transformarem em gorduras, tal processo é conhecido como hidrogenação. Para que ela torne-se uma aliada para a nossa saúde, é necessário utilizar com moderação, caso contrário, o prejuízo trazido é ainda maior que o gerado pela gordura animal. O recomendado é que seu consumo não ultrapasse 10% das calorias diárias. Outro ponto importante é, se possível, consultar um especialista que indicará a forma que devemos apreciá-la, definindo o melhor cardápio para cada individuo.

Gordura vegetal hidrogenada: é o tipo de gordura com consumo de maior frequência no cardápio da população brasileira. Grande parte dos produtos que consumimos a trazem em sua composição, como sorvetes, salgados, chocolates, fast food, dentre outros. Surge com o resultado de um processo químico e físico realizado em óleos naturais que são transformados em materiais pastosos ou sólidos. Substitui a gordura animal e faz com que o alimento que a utilize fique crocante e com aparência fresca, mas seu consumo pode trazer muitos riscos à nossa saúde, como aumento do colesterol considerado ruim (LDL) e favorecimento do surgimento de doenças cardiovasculares. Todos os produtos que a possuem em sua composição apresentam essa informação no rótulo. Seu consumo não é recomendado por especialistas, logo, deve-se utilizar apenas uma pequena porção, caso necessário. Procure evitar incluí-la na alimentação diária, para que os riscos sejam menores a ponto de não serem prejudiciais.

Óleos: são substâncias apresentadas em estado líquido que podem ser de origem vegetal ou mineral, sendo o vegetal, geralmente, utilizado na culinária. Os óleos são extraídos do fruto de uma planta conhecida como oleoaginosa e passam por um processo químico de refinação até estarem prontos para o consumo. Quando utilizado na alimentação, especialistas recomendam que devem ser aproveitados para refogar ou regar saladas, pois, assim, serão consumidos em menor quantidade e não se tornarão nocivos à nossa saúde. Existem diversos tipos de óleos próprios para consumo e cada um possui suas qualidades, logo, deve-se alternar o uso dos tipos de óleo.


Azeite: o azeite é utilizado como tempero dentro da culinária. É produzido a partir da azeitona e adiciona um sabor à comida que é muito apreciado. Dentre todos os tipos de gordura, o azeite é o mais recomendado por especialistas para consumo, pois ele traz inúmeros benefícios como a prevenção ao diabetes, fortalecimento dos ossos e auxílio na hora de manter o peso. Podem ser classificados como virgem corrente, virgem e extravirgem, sendo o último a melhor opção por possuir propriedades antioxidantes.

Conclui-se então que, se utilizadas de forma correta, as gorduras não se tornarão as grandes vilãs em nossa dieta e nos auxiliarão a adquirir inúmeros benefícios para nosso organismo. No entanto você pode equilibrar o consumo de óleos empregando um fritadeira elétrica sem óleo no proparo de suas refeições, elas fritam com ar quente sem a necessídade de óleo, ideal para dietas mais equilibradas.