Quando uma nota ruim aparece no boletim da escola, o pai e mãe sofrem juntos com o filho.
E quando se tenta conversar para descobrir a causa, nem sempre há sucesso.
Em vez de tentar descobrir a causa, tente incentivá-lo a estudar mais. Como?
Diga para ele assim:
" Filho pense em uma pessoa que trabalha muito, muito mesmo.
Essa pessoa pega 3 ônibus para chegar ao trabalho, chega cansada e ainda tem que suportar pessoas que não tratam ela bem. Ela quando está com fome leva algo em um pote para comer depois, ou compra na cantina com muita atenção para não gastar tanto dinheiro. É de dar água na boca aqueles doces e salgados na cantina. Porém, ela tem que resistir para não comprar tanta comida e se endividar depois. A situação dessa pessoa não é a das melhores.
Agora, vamos pensar em alguém com uma situação um pouquinho melhor. Essa já precisa pegar só um ônibus, porém quando chega no trabalho, ela é surpreendida com atividades intensas, sem intervalo. Pasme-se, tudo tem horário certo, se ela quiser ir ao banheiro tem que segurar até o final do dia. Chega em casa cansadíssima e só pensa em dormir. Se quiser ler alguma revista ou um bom livro, tem que esperar o final de semana, pois durante a semana só dá para trabalhar e dormir.
Agora, pensaremos em alguém que trabalha em casa. Melhorou não é mesmo? Não precisa pegar ônibus, não precisa se deslocar nenhuma distância. Essa pessoa ela pode organizar seu horário da forma que preferir; se quiser dormir um pouco e trabalhar depois, pode; se quiser assistir à televisão, ou usar a internet e depois trabalhar, tudo bem. Se quiser comer algo, tem a própria geladeira onde pode se deliciar com sua comida favorita. O banheiro está disponível o dia todo e se preferir até um banho, não tem mal nenhum.

Essa última pessoa é você filho! Você tem todas as oportunidades para ser o melhor aluno da escola e um excelente profissional no futuro. Aproveite essa fase da vida, pois quanto mais o tempo passa, mais responsabilidades aparecem. "