Está com problemas financeiros e precisa economizar? Quer comprar algo, mas precisa se privar de outras coisas para poder guardar dinheiro? Estes problemas podem ser resolvidos quando você aprender a gastar menos, ou melhor, saber como gastar menos.

Infelizmente, sabemos que não é tão fácil, mas irei auxiliar vocês e trazer ótimas dicas! Com certeza irá tornar seu caminho mais curto e possível. 

Finanças na Ponta do Lápis

As finanças precisam ser controladas para gastar menos. Pegue um caderninho e coloque todos seus custos fixos. No final, sob o valor dos custos fixos, aumente 20%, este será o seu gasto extra.

Agora, talvez você chegue em uma conclusão que dá vontade de “chorar”, é ela: Meu dinheiro não cobre tudo isso!

Ai que está, você precisa reduzir seus custos.

 CUSTOS REDUZÍVEIS x CUSTOS NÃO REDUZÍVEIS

É normal ter dúvidas quais os custos que realmente são possíveis de ser reduzidos. Um dos maiores problemas é que, às vezes, achamos que algo não pode ser reduzido, mas, na verdade, pode sim e facilmente!

Exemplos de custos que pode facilmente ser reduzido:

  • Luz
  • Água
  • Telefone
  • Mercado
  • Supérfluos
  • Gasolina
  • Renegociação de empréstimos
  • Colégio Particular (tentar bolsa de estudo)

Dentre os supérfluos estão: aquisição de roupas, lazer e gastos diários desnecessários.

Custos que você não terá como reduzir:

  • Aluguel
  • Prestação da Casa
  • Manutenção do Veículo (faça, gastará menos do que se der problema).       


Como Avaliar o Quanto Pode Reduzir

Você não deve querer reduzir a zero seus custos, pelo contrário, seja plausível e racional!

Normalmente é possível diminuir no máximo em 30% algum custo. Descubra o que é luxo e o que é necessidade e, principalmente, até que ponto deixa de ser necessidade e passa a ser luxuria.

 Crianças Precisam ser “Domadas”

Dentre os gastos desnecessários mais comuns estão com as crianças. Você precisa saber educar os filhos para que eles tenham o necessário. Existem ótimos textos e conteúdos em geral sobre como ensinar seus filhos a administrar recursos desde o início.

Observe para os custos com as crianças e analise se as mesmas estão consumindo realmente o necessário.

 Corra dos Juros

Eu sei que é mais fácil falar do que fazer, mas você precisa deixar de pagar juros. Peça dinheiro emprestado para parentes, procure um financiamento com taxas baixíssimas e pague as contas.

Os juros são “dinheiro morto”, que você está entregando de bandeja.

 Controle o seu Lazer

Todos precisam se distrair um pouco e aproveitar a vida, mas curtir o lazer precisa ser feito de forma moderada. Separa uma quantidade X de dinheiro que poderá ser gasta durante o final de semana e FIM, não gaste nada além daquilo. Acabou o dinheiro? Sinto muito, não saia!

 Cancele Cheques e Cartões de Crédito

A forma mais fácil de economizar, não fazer contas e não dever, é não possuindo nenhuma modalidade de crédito.

O cheque e cartão de crédito apenas são utilizados quando não se tem dinheiro, ou seja, se você não tem dinheiro, POR QUE GASTAR?

Evite cheque especial, afinal de contas, este dinheiro “não é seu”, mas sim emprestado pelo banco a taxas de juros exorbitantes.

Peça Descontos e Reduza as Contas Fixas

Ligue para as prestadoras de serviço que você utiliza como (telefônica – exemplo) e ameace cancelar o serviço, caso não lhe seja dado descontos ou um plano mais conveniente. Pode fazer isto com TV por Assinatura, entre outros produtos.

Gostou das dicas? Já passou por momentos financeiros difíceis mais se superou? Conte-nos como fez, você poderá ajudar centenas de pessoas!