Uma das opções mais baratas para redecorar a casa é escolhendo o papel de parede, este elemento decorativo dispensa pinturas e até mesmo a troca de azulejos. Muitas pessoas não sabem, mas há modelos que só podem ser aplicados em paredes lisas e outros papéis que podem sim ser aplicados em parede irregular.

Os papéis para parede tradicionais são próprios para ambientes secos e paredes lisas, precisando de muito cuidado para não ser danificado, já que são feitos de celulose e não podem ser molhados.

Mas os modelos de papel para parede feitos com TNT (produzido por poliéster e celulose) podem ser aplicados em locais secos e úmidos e em parede irregular ou lisa, pois sua espessura permite que as pequenas irregularidades sejam cobertas. 

O mesmo acontece com o papel vinílico, produzido por PVC. Este material pode ser aplicado em qualquer parede e é o mais indicado para camuflar pequenas irregularidades na superfície. Outro detalhe deste produto é sua resistência a umidade, já que é feito de um material impermeável.

Diferenças de material de papel de parede

Mas além de se preocupar com o tipo de parede que irá receber o papel de parede, é interessante prestar atenção no ambiente que irá receber esse acabamento para que o produto dure por muito mais tempo.

O papel tradicional acumula menos poeira e por este motivo é indicado para ambientes como salas e quartos. Por só ser aplicável em ambientes secos, esse produto não pode ser levado para áreas externas e nem cozinhas e banheiros.

Locais de grande circulação de pessoas precisam optar pelos papéis vinílicos que são mais duráveis e podem ser lavados. O TNT, por sua vez, pode ser utilizado em ambientes úmidos ou não, desde que não haja grande circulação de pessoas. Por poder acumular poeira, ele deve ser evitado em quarto infantis. Sua limpeza é feita apenas com pano e detergente.

Dicas e Cuidados para aplicação de papel em paredes

Independente do modelo escolhido, é preciso tomar alguns cuidados para que o papel para parede dure tempo suficiente. Muitas empresas fabricantes garantem que seus produtos devem durar por mais de 10 anos, mas esse tempo depende da manutenção do papel.

Para que a fixação dure por mais tempo, a parede deve estar limpa e seca antes da aplicação do papel de parede, respeitando todos os detalhes dados pelo fabricante sobre esta etapa de fixação. Em caso de dúvidas consulte uma loja especializada neste material e veja quais são as recomendações que seus vendedores podem te passar, desde a escolha do material até a sua manutenção e troca.

Para maiores informações sbre papel de parede, acesse o site: http://www.wallpaperland.com.br/categoria/papel-de-parede/