Que as jóias são sinônimos de poder e riqueza, todas as pessoas já sabem. Não só pelo seu preço de mercado, mas também pelo status que ostentam, as jóias de ouro são as mais cobiçadas tanto por quem já possui certa condição financeira quanto por quem está almejando alcançar essa situação.

Mas o que poucas pessoas sabem é que há uma diferenciação no ouro vendidos pelas joalherias. Certamente se você tem mínimos conhecimentos sobre jóias, sabe que quanto maior o quilate, maior é o preço de mercado. Conclui-se então , que o ouro 24 quilates é o mais caro e pela lógica, devia ser o que tem a maior quantidade de ouro e consequentemente maior pureza. No entanto, temos visto que a situação não é bem essa. Mas fica difícil de identificar se uma jóia possui um nível de pureza elevado ou não sem fazer os testes apropriados, que podem acabar danificando a peça. Então, o que fazer?

Para começar, uma boa saída é procurar por um ourives de confiança, pois ele saberá identificar com poucos sinais, se a jóia está sendo vendida de acordo com a pureza anunciada ou não. Antes de comprar alianças de ouro, pesquise por lojas de confiança e consulte o ourives, pois ele certamente saberá te indicar as lojas mais profissionais nesse sentido. Fazer a sua peça com esse profissional pode ser também uma boa saída, desde que você confie nele, é claro. Dessa forma, você terá certeza de pagar o valor adequado na sua aliança de ouro, além de conseguir fazer a peça da forma como você deseja.

Se você não tem nenhum contato desse tipo, terá que confiar nos seus próprios conhecimentos e na confiabilidade da loja para comprar a sua jóia. Busque a recomendação de algum amigo, sem dúvida você conhece alguém que pode opinar sobre o assunto. Algumas dicas podem te ajudar na hora de comprar:

1. Pesquise o preço de mercado – se o valor estiver com uma diferença muito grande, desconfie. O preço de mercado do ouro para compra varia sim, mas não com diferenças gritantes. Existem muitas lojas que vendem peças banhadas a ouro, e dizem que são de puro ouro, e infelizmente não temos como saber.

2. Observe o peso da peça – as peças banhadas a ouro costumam ser mais leves. Tenha alguma peça de ouro 18 ou 24 quilates para comparar com a peça a ser comprada. É claro que cada tipo de trabalho pode variar no peso da peça, mas se a diferença de peso for muito grande, desconfie!

Agora você já tem toda a informação de que precisa para comprar o ouro certo! Boa sorte!