FILOSOFIA
ENSINO MÉDIO
1.ª Série


Prof. Silvano

PORQUE ESTUDAR FILOSOFIA
O estudo da Filosofia pode nos proporcionar condições seguras para, de modo racional, fazermos uma crítica a uma determinada realidade, sistema, objeto ou situação.
É aí que reside a atitude do ser humano de senso crítico, aquele que faz uso da razão, isto é, procura descobrir o que está escondido pelas aparências do cotidiano.
A Filosofia exige coragem para ir, a fundo, na busca da verdade e aceitar o desafio da mudança.

Introdução à Filosofia
A palavra FILOSOFIA é formada por dois radicais gregos: Filo=amigo e Sofia=conhecimento.
Filosofia é, também, o exercício da indagação. É o fruto da necessidade de conhecer e apreender a realidade em seus mínimos detalhes.
Filosofar envolve uma mudança de atitude diante da vida, descartando as explicações que nos foram impostas como verdadeiras.
Passamos a ver o mundo de forma diferente, com um olhar mais atento e crítico, procurando conhecer além dos aspectos superficiais das coisas e também sua razão de ser, aproximando-nos de uma condição de vida mais livre.


Como Filosofar
O método da Filosofia é uma reflexão, mas não é uma reflexão qualquer. A reflexão filosófica compreende três etapas, a saber:
1ª RADICAL: é preciso que se vá até as raízes do problema, até
seus fundamentos. Uma reflexão em profundidade. Abandonar o dogmatismo do senso comum e buscar as causas do problema.
2ª RIGOROSA: deve-se proceder criticamente, colocando-se tudo em dúvida. Ir além das aparências, numa palavra, ser cético.
3ª DE CONJUNTO: o problema não pode ser examinado ou analisado de modo parcial, isto é, é necessário avaliar a totalidade do fato, somente após isso feito é que podemos concluir alguma coisa.

Atitudes que nos Levam ao Filosofar
ADMIRAÇÃO: é quando estamos diante de uma situação diferente, inesperada, temos uma atitude de admiração e esta atitude é o ponto de partida para o ato de filosofar, pois nos leva a descoberta de nossa própria ignorância e aos questionamentos.
DÚVIDA: a dúvida é companheira dos homens em momentos cruciais de sua existência e para a Filosofia é o ponto de partida para uma reflexão profunda, tentando chegar às raízes dos problemas.
INSATISFAÇÃO MORAL: é a insatisfação das pessoas com os costumes e/ou atitudes (regras de convivência, leis, formas de governo, evolução da ciência, etc.) que as cercam também levam ao filosofar.

A FILOSOFIA E OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTO
Existem muitas formas de conhecimento, os seres humanos têm explicações variadas para os diversos fenômenos de sua existência e essas explicações são buscadas para proporcionar maior segurança ao homem diante do mundo. O conhecimento é uma forma de compreender a realidade.
Mito: é uma forma de explicação que tem validade apenas entre o grupo cultural em que surge. Geralmente e composto de explicações fabulosas, não tem nenhuma ligação com a realidade e nem com a verdade e nem com a racionalidade dos fatos; e não é passível de questionamentos.
Religião: a forma de conhecimento religioso possui uma sistematização e organização aceitas por aqueles que têm fé em determinada crença. As religiões possuem códigos de conduta (Ex.: Os Dez Mandamentos) e líderes que ditam o comportamento e a compreensão da realidade a seus fiéis.
Senso Comum: é um conhecimento a partir do cotidiano, que não exige maior aprofundamento ou investigação. É um conhecimento superficial, isto é, conclui a partir das aparências, e está imediatamente relacionado ao Mito e à Religião.
É um conhecimento adquirido por tradição, herdado dos antepassados e ao qual acrescentamos os resultados da experiência vivida na coletividade a que pertencemos.
Trata-se de um conjunto de idéias que nos permite interpretar a realidade.
O senso comum, porém, não é refletido e se encontra misturado a crenças e preconceitos. É um conhecimento ingênuo [não-crítico], fragmentário [assistemático], e muitas vezes sujeito a incoerências] e conservador, isto é, resistente a mudanças.
O senso comum nos remete ao Filósofo Herbert Marcuse, da Escola de Frankfurt, que denunciou a criação do chamado homem unidimensional: um indivíduo que consegue ver apenas a aparência das coisas, nunca indo até a sua essência. O homem unidimensional é conformista, consumista e acrítico. Ele se sente feliz porque a mídia lhe diz que ele é feliz e, quando se sente triste, vai ao shopping, fazer compras.
Senso Crítico: é uma forma de conhecimento aprofundado sobre a realidade, isto é, é fundamentado em fatos empíricos e/ou teóricos, pelo primeiro é comprovado pela experiência e por este último através fundamentação teórica.
O Senso Crítico vai além das simples aparências do cotidiano.
Ciência: também é uma forma de explicação racional, possui método e pretende ser profunda em suas explicações. A diferença em relação a Filosofia está na existência de um objeto de estudo definido.
Filosofia: por ser uma explicação racional, pode atingir a todos os seres humanos. Por isso, ela se preocupa em ter uma sistematização, um argumento que seja capaz de expressar a reflexão feita sobre a realidade, de maneira profunda que ultrapasse as narrativas do Mito.

ÁREAS DA FILOSOFIA
Assim como outras áreas do conhecimento, a Filosofia possui também suas divisões, a Filosofia é dividida em:
- A Razão: é a faculdade de pensar corretamente e discernir. Está ligada à Lógica.
- Lógica: estudo da forma e da estrutura; procura o método correto de raciocínio.
- Ontologia (ou Metafísica): é o campo da Filosofia que estuda o SER enquanto ser.
- Teoria do Conhecimento: dedica-se ao estudo das possibilidades do conhecimento humano.
Estas áreas acima são as áreas-base da Filosofia, que sem as quais não é possível ter um entendimento abrangente das demais áreas.