PROFESSOR
JACKSON VIEIRA DOS SANTOS
1º SARGENTO DA PMBA
FAIXA PRETA DE KARATÊ – SHOTOKAN – FBK
AÇÕES ESPECIAIS EM MATA ATLÂNTICA - PMBA
GRADUANDO EM EDUCAÇÃO FÍSICA – FAM
CURSO DE BASTÃO TONFA
GESTÃO EM DEFESA PESSOAL COM TÉCNICAS INTEGRADAS DAS ARTES MARCIAIS E ARMAS NÃO LETAIS – IE/PMBA
USO PROGRESSIVO DA FORÇA – SENASP
FORMAÇÃO DE FORMADORES – SENASP
GESTÃO DE PROJETOS – SENASP
EDUCAÇÃO CONTINUADA – PROA – UFBA/PMBA
COLABORADOR
1º TEN PM VINICYUS MARTINS
GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA
FAIXA ROXA (2º KIU) KARATÊ - FBKI

1 INTRODUCAO
No mundo globalizado em que o homem vive e notorio a busca incessante pelo aperfeicoamento das tecnicas e tecnologias nas mais diversas atividades fins exercidas no seu cotidiano profissional. No ramo da seguranca publica nao se foge a esta regra, pois a cada dia nesta ciencia que se renova constantemente, e de extrema necessidade que seus profissionais, agentes fiscalizadores e aplicadores das leis, estejam atualizados, capacitados e bem treinados para atuarem com excelencia de qualidade no servico prestado ao contribuinte. Portanto e percebido que a defesa pessoal e imprescindivel na qualificacao desses profissionais de seguranca publica.
Conceituar defesa pessoal de forma mais clara nada mais e que, um conjunto de varias tecnicas das milenares artes marciais (karate, kung fu, judo, jiu jutsu e etc.) e coreanas (rapkido, taekwondo, etc) se baseado nos metodos e tecnicas de ataque, defesa e imobilizacoes. Ja dizia Sun Tzu ¡§um exercito bem treinado tem grandes chances de vencer uma batalha¡¨, que foram adequadas para serem utilizadas pelos profissionais de seguranca.
Os objetivos da defesa pessoal vao alem do que apenas aprender tecnicas das artes marciais, e percebivel o melhoramento do condicionamento fisico mental, espiritual e emocional do instruendo, pois com a pratica continua da defesa pessoal o praticando ira aperfeicoar sua habilidades psicomotoras, suas valencias fisicas tornando-se uma pessoa com o corpo e mente mais fortes aptos a resistir e superar as dificuldades do dia a dia, absorvendo um maior controle emocional, lhe dando a capacidade de reagir de forma mais tranquila com o maximo de responsabilidade e eficiencia nas situacoes adversas inerentes a sua funcao.
APOSTILA DEFESA PESSOAL  -  GMI - JACKSON VIEIRA DOS SANTOS  -  SGT PM
BAHIA  -  MAIO - 2010
2 CONCEITOS
2.1 O que defesa pessoal?
Segundo o Coronel Albuquerque (PMRN) Para muitos, defesa pessoal significa violencia fisica ou a necessidade de nos defendermos de uma agressao usando de violencia fisica. O conceito de defesa pessoal e, na verdade, muito mais complexo: a violencia fisica, caso se verifique necessaria, deve ser apenas o ultimo recurso para quem necessita defender-se e assim garantir a sua integridade fisica. Portanto No conceito mais generico Defesa Pessoal e o conjunto de tecnicas de diversas artes marciais, com o objetivo de defender-se ou prevenir-se de uma agressao pessoal ou de terceiros.
2.2 Uso Progressivo Legal progressivo da Forca
O representante legal do Estado lhe e conferido o poder de policia, e este poder de policia e atribuindo aos encarregados da lei para restringir uma conduta em prol do bem comum, garantindo assim a prevalencia do interesse publico.
Os representantes legais do Estado, que sao os encarregados pela aplicacao da lei (policiais, guardas metropolitanas) utiliza o uso progressivo da forca deste a sua simples presenca num local de ocorrencia atingindo diversos niveis de intervencao seja apenas a verbal, podendo utilizar tecnicas de maos livres, utilizacao de equipamento e acessorios e no ultimo recursos a forca letal, seguindo os principios essenciais no uso da forca e armas de fogo que sao: ¡§LEGALIDADE, NECESSIDADE e PROPORCIONALIDADE¡¨
Portanto o uso progressivo da forca ¡§consiste na selecao adequada de forca pelo policial em resposta ao nivel de submissao do individuo suspeito ou infrator a ser controlado¡¨ (SENASP, 2009)
APOSTILA DEFESA PESSOAL  -  GMI - JACKSON VIEIRA DOS SANTOS  -  SGT PM
BAHIA  -  MAIO - 2010
3 EDUCATIVOS DE QUEDAS
Os exercicios de amortecimento de quedas objetivam ao praticante de defesa pessoal, se habituar quando necessario cair em posicao defensiva, utilizando-se dos reflexos mais apurados, proporcionando nenhuma lesao ou minimizar alguma que por ventura venha a causar.
3.1 Rolamento Progressivo (para frente): da posicao de joelhos, manter um joelho elevado e flexionado, braco em forma de arco ponta dos dedos voltados para tras, desequilibrar o corpo e deixar cair naturalmente pela forca da gravidade, rolando no proprio eixo do corpo, para frente, amortecer a queda finalizando como na queda lateral. A medida que aperfeicoar o movimento aumentar a altura.
3.2 Rolamento Regressivo: da posicao de sentado, iniciar o movimento como se fosse a queda de costa, e completar o rolamento arremessando as pernas para tras.
3.3 Queda Lateral: partindo da posicao sentado, deixar o corpo cair de lado tomando contato com o solo lateralmente, amortecendo a quedas com o antebraco e palmas da mao e planta de pe oposto a queda, direcionar tambem olhar par o torax
3.4 Queda Frontal: com as maos na posicao como se fosse agarrar uma bola, porem espalmadas, cotovelo flexionado manter os bracos num angulo de 90o graus, projeta-se para frente, amortecer a quedas com o antebraco e palma das maos, nao deixar o tronco e a barrica tocar no chao, virar o rosto para o lado, evitando assim um acidenta, comecar o educativo com o aluno de joelhos, a medida que o aluno for adquirindo habilidade aumentar a altura ate que fique em pe.
3.5 Queda de Costa: partindo da posicao sentado, deixar o tronco cair para tras elevando as pernas simultaneamente, imitando um mata-borrao, manter os joelhos flexionados, manter o pescoco flexionado direcionando o olhar para o torax, no momento em que as costas tocar no solo amortecer a queda com o antebraco e palmas das maos batendo no solo estabilizando o corpo no momento da queda. Aumentar altura a medida o qual o aluno adquirir seguranca e habilidade na tecnica
APOSTILA DEFESA PESSOAL  -  GMI - JACKSON VIEIRA DOS SANTOS  -  SGT PM
BAHIA  -  MAIO - 2010
4 UTILIZACAO DAS ARMAS NATURAIS DO CORPO
No cotidiano do operacional nem sempre ele tera a oportunidade de se defender com EPI (equipamento de protecao individual) ou recorrer aos uso de bastoes ou tonfa, o encarregado da lei tera que se valer do proprio corpo bracos e pernas, e para isto suas habilidades motoras, valencias de forca, agilidade dentre outras, devem estar elevadas.
4.1 Defesas e ataque de maos livres
Atraves dos membros superiores e inferiores podemos defende-se ou deferir ataques como socos chutes que podem ate ser mortais, empregado as tecnicas das artes marciais.
5 PROJECOES E IMOBILACOES
Projecoes tecnicas em se utiliza a propria forca do oponente e com os bracos, pernas e quadris arremessa o adversario ao solo, e de imediato imobiliza-lo. As projecoes e as imobilizacoes sao muito eficientes num combate corpo a corpo, mas, para tanto se devem seguir algumas regras, indispensaveis para essas tecnicas:
1. Aproveitar a forca do oponente contra ele mesmo, procura nao medir forca com o adversario;
2. Manter sempre numa base forte e bem equilibrada para quando entrar em ataque ou defesa possa projetar logo ao solo o oponente;
3. Causar desequilibrio no agressor ou oponente, atraves de alavancas e lanca-lo ao solo imediatamente imobilizando em seguida;
Importante: As projecoes podem causar lesoes graves, por conseguinte e de suma importancia ter uma percepcao espaco-temporal aperfeicoada, e controle de forca, para controlar o nivel de forca empregada na tecnica, mantendo um dominio sobre o adversario ate finaliza-lo, com uma imobilizacao e para ganhar tempo ate a chegada de apoio.
APOSTILA DEFESA PESSOAL  -  GMI - JACKSON VIEIRA DOS SANTOS  -  SGT PM
BAHIA  -  MAIO - 2010
6 USO LEGAL PROGRESSISO DA FORCA
Toda intervencao decisiva e compulsoria sobre individuo ou grupo de individuos, quando reduz ou eliminar sua capacidade de auto decisao (BARBOSA & ANGELO, 2001). Mas para que isto ocorre conforme o BARBOSA descreve, e preciso seguir os principios basicos como ja mencionado anteriormente que sao: legalidade, necessidade, aceitabilidade e proporcionalidade. Segundo SILVA(1994) o Estado intervem com violencia legitima, quando um cidadao usa violencia para ferir, humilhar, torturar, matar outro cidadao, de forma a garantir a tranquilidade, e a logica da violencia legitima contendo a violencia ilegitima.
6.1 Analise do Modelo FLETC de UPF
O proposto para a GM e o FLETC, no qual sera analisando e adequado a realidade do municipio.
7 BASTAO TONFA E SUA APLICACOES
Bastao Tonfa como e mais conhecido, fabricado de varios materiais, adotado pelas forcas de seguranca quando utilizado como instrumento de defesa, considerado de baixa letalidade, extremamente pratico, quando usado por uma pessoa devidamente bem treinada, constitui-se uma excelente arma de defesa pessoal, de alto poder defensivo e agressivo, em situacoes na qual tenha que defender a integridade fisica propria ou de terceiros, contra agressoes injustas, deter, desarmar, imobilizar, conduzir.
7.1 Especificacoes Tecnicas da Tonfa
- Forma macica em fibra plastica (PVC) extrudado;
- Corpo unico;
- Cor preta;
- Peso de 600gr;
- Diametro de 30mm;
- Comprimento de aproximadamente 580mm
8 REFERÊNCIAS
MJ – Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP - Uso Progressivo da Força – 2009.
_____________Matriz Curricular Nacional para Formação de Guardas Municipais – 2004/2005
BRENDA, Mauro et al. Pedagogia do Esporte Aplicado as Lutas. São Paulo - Editora Phorte 2010.
MONTEIRO, Walace D. Personal training – Manual para avaliação e prescrição de condicionamento físico - Rio de Janeiro: 4ª edição Sprint, 2004.
OUTRAS FONTES DE COSULTA:
Sgt PM Jackson Vieira dos Santos - Apostila de Defesa Pessoal
Manual Básico de Manejo Do Bastão Tonfa – Apostila
Revistas
Internet
APOSTILA DEFESA PESSOAL  -  GMI - JACKSON VIEIRA DOS SANTOS  -  SGT PM
BAHIA  -  MAIO - 2010