Autora: Maria de Fatima Barboza ([email protected]) M.F.Barboza, (2017)  .https://www.webartigos.com/    

Introdução

Ao estudar o ser humano em suas características de formação do seu psique, em seu estado emocional e respeitando as fases da vida, este estudo irá compartilhar com esta parcela da população que já está aposentada, como é lidar com o encerramento de uma fase da vida que é o trabalho e como visionar este novo momento de aceitação , onde muitos ambicionam esta oportunidade de estar aposentado, por levar muitos anos da vida.

Assim sendo , não tem como falar da aposentadoria sem falar de Previdencia Social. Entende-se que Previdencia Social é uma temática que todas as pessoas na fase adulta tem grande interesse, pelo fato de ser este o seguro social que garante ao indivíduo o direito a proteção diante de certas contingências sociais, que pode ocorrer em qualquer momento da vida.

Assim sendo o assunto se tornou uma grande necessidade que leva a pessoa a estar sempre em dia com as informações sobre todas as mudanças que vem acontecendo na Previdência Social; de modo que está sempre atento a vigilância de seus próprios direitos.

O indivíduo, ou melhor exemplificando, a dignidade do ser humano é um foco que da norte ao Estado e também ao Direito, de modo que este fundamento é de validade de ordem jurídica e constitucional, o mesmo tem como principio a finalidade de proteger os direitos e as obrigações da humanidade.

Tal principio merece respeito na esfera previdenciária, principalmente ao se tratar de assunto referente a concessão de benefícios. Toda via, o indivíduo é merecedor de respeito, não pode ser esquecido a margem da proteção social, o ser humano tem todo direito ao beneficio assistencial.

Os benefícios da Previdência Social estão elencados na Lei n° 8.213/91 assim denominados:aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade, aposentadoria especial, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente, auxílio-doença, auxílio-reclusão, pensão por morte, salário-maternidade, salário-família, bem como, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente.

De modo que a pergunta que norteia este trabalho é: quais os impactos da aposentadoria na vida do aposentado?

É sabido que que toda e qualquer transformação pode exigir novos metódos e maneiras de presenciar o lidar com o dia a dia. Visto que no caso da aposentadoria ocorrem mudanças em inúmeros aspectos da vida do aposentado. Ao iniar pela rotina diária, o ambiente onde o novo aposentado vai permanecer durante o dia, horário comercial será completamente diferente da rotina de muitos e muitos anos. Já não vai precisa ter tanta responsabilidade em seus afazeres. O número de pessoas que antes o cercavam vão se reduzir. Na maioria das vezes o padrão de vida tende a ser mudado devido a remuneração também sofrer perdas em valores monetários.

São tantas mudanças na vida da pessoa aposentada que o mesmo corre o risco de entrar em processo depressivo, devido o fato de se sentir menos importante, não produtivo, e ainda o medo de se tornar confinado dentro de um pequeno espaço em sua moradia. Esta rotina é encarada na maioria das vezes de forma negativa.

Somente o individuo homem ou mulher que tenha planejado de forma mais consciente as atividades que puderam exercer depois de aposentado vai encarar a aposentadoria de forma menos negativa. Já aquele que vive a crença de que o idoso aposentado é sobrevivente sem ocupação vai encarar de forma totalmente negativa.