Livro Reportagem: Definição e conceitos

Desde seus primórdios o jornalismo sempre buscou divulgar informações com o menor tempo possível de distância do acontecimento retratado. Com a industrialização, avanços tecnológicos e a chegada da era digital o tempo para produção da notícia foi diminuindo cada vez mais. Com isso, as matérias relatam o fato de maneira prática e objetiva, sem muitos detalhes.

Percebeu-se então a necessidade de um texto mais aprofundado sobre alguns temas. Esse texto preencheria as lacunas deixadas pelas matérias jornalísticas, fazendo, inclusive, uma ligação entre elas. É nesse contexto que surge o que chamamos de reportagem.

Reportagem é um texto jornalístico mais aprofundado sobre algum tema específico. Não apenas relatando um fato, mas tratando de causas, consequências, desdobramentos. No caso de personagens, dando características, histórias, detalhes. É mais extensa que a notícia e a linguagem tende a ser mais autoral.

As reportagens estão presentes nas revistas, jornais, telejornais, porém ainda assim, pelo pouco espaço ou tempo dentro desses meios, a reportagem não pode conter muitos detalhes, nem permite ao autor uma narrativa diferenciada. É, portanto, assim que livro reportagem ganha destaque dentro dessa forma de fazer jornalismo.