Fabiano Hidaka

Profª Lawton Benatti - 7ºadm noturno - FNC - Faculdade Nossa Cidade

APOIO DO ESTADO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

As Micro e pequenas Empresas vêm recebendo do Estado uma forte influência para desenvolverem suas atividades. São proporcionados aos Empreendedores várias maneiras de se legalizarem perante o governo e executar suas funções, com o apoio e direcionamento favorecidos.

O Estado mobiliza os Empresários através de apoios associativos e cooperativos que viabiliza maior participação e cria espaços de diálogo entre a sociedade organizada e o poder público, incentivando o crescimento e a capacidade de inovar o mundo do Empreendedorismo.

Tomaremos como referência o programa MEI – Microeempreendedor Individual, programa criado pelo governo onde a pessoa que trabalha por conta própria e legaliza-se como pequeno empresário. No próprio site tem um vasto campo de pesquisas e dúvidas antes de efetuar o cadastro. O MEI também recebe o Apoio de Contabilidades cadastradas como Simples Nacional, onde é oferecido serviço e orientações para abrir a Inscrição, sem custos.

 Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Ao estabelecer todo um apoio ás Micro e pequenas Empresas o Estado também disponibiliza muitas ideias, sugestões e informações que poderão ajudar a melhorar o desenvolvimento dos Empreendedores, deixando aberto caminhos para uma boa estrutura organizacional.

O SEBRAE (Serviços brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas), disponibiliza muitas dessas orientações que poderão implementar melhorias no negócio, abordando ferramentas sobre como inovar no negócio, aperfeiçoar a gestão administrativa e financeira, expandir o empreendimento e tornar a empresa mais competitiva.

É importante o interessado se ater a seriedade e credibilidade dos Programas para capacitação do Empreendedorismo, segundo a Pesquisa mensal realizada pelo SEBRAE “apresenta o índice de confiança das micro e pequenas empresas no Brasil, o índice de confiança é calculado a partir de dois outros índices, o Índice de Situação Atual (ISA) e o Índice de Situação Esperada (ISE). O trabalho parte do levantamento junto a 5.600 Micro Empreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), em todo o país, e se baseia nas informações de faturamento e pessoal ocupado nessas empresas.

Os dados são disponibilizados no nível Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, por setores (indústria, comércio, serviços e construção) e porte. O trabalho capta o impacto da conjuntura sobre os pequenos negócios e as expectativas destes para os próximos 3 meses.”

Portanto através da Pesquisa citada acima observamos o crescimento das Micro e Pequenas Empresas em função de toda orientação para inovação dos mesmos. Em julho de 2007, o Conselho Deliberativo Nacional aprovou um documento definindo diretrizes para a atuação do SEBRAE no campo da inovação tecnológica, onde se estabelece que a inovação e a tecnologia nas Micro e Pequenas Empresas é uma das principais alavancas da sustentabilidade, crescimento e valorização do segmento.

A importância da prática é reconhecida pela sociedade e pelo Governo, refletindo na aprovação da Lei da Inovação, Lei do Bem e Lei Geral da Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte, que buscam facilitar o acesso ao conhecimento e suporte para atividades inovadoras dentro das MPE (Micro e Pequenas Empresas).

Outro ponto necessário para o desenvolvimento das Empresas é a viabilidade, onde são analisadas as organizações e informações coletadas sobre a empresa que deseja montar. O planejamento proporciona uma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento da empresa em metas alcançáveis. Esses dados levantados devem ser discutidos na consultoria de viabilidade.

Evidentemente o Estado deixa aberto planos e orientações á respeito, pois antes do Empreendedor interessar em abrir seu negócio é estabelecido este Estudo de viabilidade que ajudará o empreendedor a identificar o melhor momento para começar ou ampliar seu negócio. Abrangem etapas como análise de mercado e projeção faturamento, informações que mostrarão para o empresário onde, como, quando e para quem oferecer seus produtos e serviços.

A pesquisa de viabilidade apresenta dados sobre o público-alvo e suas necessidades e sobre os produtos e serviços, os preços, as despesas e as receitas dos concorrentes. Também mostra a projeção dos custos, da receita e do capital de giro. Mensura o montante inicial para o investimento e em quanto tempo o valor será recuperado. Ainda propõe preços para os produtos e serviços, adequados ao mercado e à necessidade financeira da empresa.

Os futuros empresários poderão contar com o apoio do SEBRAE para saber se seu projeto é viável.  Segundo pesquisa levantada o empreendedor é atendido por um consultor e orientado com relação a decisões fundamentais para o sucesso de seu empreendimento. Com as informações levantadas, o consultor realiza simulações e ajuda a analisar a viabilidade do negócio.

Todavia ao mencionar o Apoio do Estado no processo de inovação das Micro e Pequenas Empresas, entende-se que cada vez mais está sendo aumentado o estimulo para os Microempreendedores. De certo o Governo vem prestando aos interessados toda consultoria envolvendo estudos de viabilidade, planos de negócio, gestão financeira, marketing, inovação e tecnologia, além de diagnósticos para situações específicas, para que as pequenas empresas busquem meios de valorizar e escoar seus produtos por meio do acesso a um mercado justo e solidário, como forma de aumentar a geração de emprego e renda para a comunidade e garantir a sua sustentabilidade.

Referências Bibliográficas

SEBRAE – www.sebrae.com.br

  • Diretrizes para atuação do sistema SEBRAE
  • Índice de confiança das Micro e Pequenas Empresas (ICPN)