Profª Lawton Benatti - 7ºadm noturno

  As micros e pequenas empresas desempenham um papel de extrema importância na geração de empregos e renda, o que as tornam um instrumento de desenvolvimento econômico. Atuando em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado elas dependem cada vez mais de capacitação tecnológica  e de inovações para sobreviver no mercado e garantir o sucesso.

    O SEBRAE desenvolveu um programa de desenvolvimento de inovação nas pequenas empresas, se trata do Programa ALI – Agentes locais de inovação é uma parceria entre o Sebrae e conselho nacional de desenvolvimento cientifico e tecnólogo. Tudo é feito com a orientação de profissionais especializados e são esses agentes que avaliam o grau de inovação de cada empresa atendida pelo programa. Os agentes buscam oferecer soluções que atendam as necessidades de cada empreendimento avaliado, de acordo com as necessidades de cada um.

   O ALI – Agentes locais de inovação realizam visitações nas empresas e acompanha todo o processo de implementação das ações de inovação que são indicadas em um plano de trabalho especifico e todas as ações são analisadas e aprovadas pelo empresário.

   Os agentes são profissionais rigorosamente selecionados por meio de edital e com no máximo 2 anos após a conclusão do ensino superior.As atividades proposta pelos agentes junto as empresas são realizadas da seguinte forma.

- Aproximar as empresas de soluções de inovação.

- Elaborar relatórios, apresentações e buscar informações que subsidiem o acompanhamento à empresa;

- Realizar visitas e diagnósticos;
- Contribuir para a elaboração e acompanhar o plano de trabalho da empresa assistida;
- Acompanhar e facilitar o processo de inovação (do surgimento da ideia até a sua implementação) e aferição de resultados nas empresas assistidas;
- Propor estratégias para que as empresas trabalhem a cultura e o ambiente organizacional da inovação;

- Interagir com os interlocutores que tenham interface com o segmento empresarial;
- Monitorar sistematicamente os resultados dos processos de inovação auxiliando na manutenção do foco e/ou auxiliando na busca de novas alternativas.

   Após a empresa aceitar o Termo de Adesão do projeto, o agente realiza um diagnóstico e mensura o grau de inovação da empresa, respeitando sempre a vontade do empresário e a sua situação no mercado. Após este diagnóstico inicial, o Agente Local de Inovação, juntamente com um consultor especialista, realiza um plano de trabalho nominando as atividades que poderão ser desenvolvidas e um cronograma de atuação.

  O atendimento dos Agentes locais de inovação é individual, personalizado e totalmente subsidiado pelo SEBRAE. Os empresários precisam arcar com os recursos financeiros somente no momento de programar as ações inovadoras, de acordo com o que a empresa adotou.

  Para participar do projeto a empresa precisa ter um planejamento de gestão empresarial, pois a empresa precisa ter recursos de gestão compatíveis com os desafios que a inovação a abertura de novos mercados irão impor.

  Ou seja, se trata de um excelente programa que irá abrir um leque de oportunidades e visibilidade no mercado competitivo para as micros e pequenas empresas e também irá auxiliar na diminuição da mortalidade das micros e  pequenas empresas e elevar o nível de competividade entre elas.

 Essas mudanças são capazes de gerar aumento de produtividade nos negócios ou ganhos para o empreendimento, os ganhos podem vir com redução custo, conquista de novos clientes ou ampliação do numero de produtos e serviços oferecidos. A inovação também pode ser feita través de modificação no processo produtivo. Nesse caso também é possível mudar a matéria-prima por uma opção mais barata e que não altere a qualidade. Há também a possibilidade de se reduzir desperdício ou até mesmo meios de acelerar a produção. Enfim o projeto ALI – Agentes locais de inovação podem detectar varias formas de mudança e inovação de acordo com perfil de cada empresa.

 O empresário deve ter acima de tudo conhecimento do seu próprio negócio e das necessidades de sua clientela. Dessa forma terá a percepção do que e quando inovar, não sendo necessário esperar o numero de vendas cais para modifica-lo ou substitui-lo

Referências Bibliográficas