APLICANDO AS TEORIAS DA PSICANÁLISE E FEMINISMOS E ESTUDOS DE GÊNERO NA ANÁLISE DA PERSONAGEM NELLY DEAN DA OBRA O MORRO DOS VENTOS UIVANTES DE EMILY BRONTË (2011).

1.0 INTRODUÇÃO.

Primeiramente é necessário que enfatizemos o início e limites de cada uma das teorias envolvidas e que tenhamos claro qual a ideia principal de cada uma delas para que, a partir de então, tenhamos condições teóricas para fazer tal análise.

Definir feminismo, hoje em dia, não é algo simples. A mudança de paradigma da teoria feminista resultou na sua influência direta nos estudos sobre a cultura e os meios envolvidos. O feminismo contemporâneo não vê mais como grande causador da dominação masculina a estrutura social e familiar. Também não tem como bandeira a queima de sutiãs ou o repúdio aos dotes ditos femininos, como saber cozinhar, lavar e costurar.

Sobre a imagem da feminista nos dias atuais, podemos também visualizar uma mudança. Aquela figura penosa que antes a caracterizava, cujo ponto de vista era sempre denunciador de uma cultura opressora, não é mais uma realidade.

Os Estudos de Gênero dizem respeito ao lado subjetivo das relações sociais. Neste processo, a subjetividade nos convida a nos localizarmos na cultura e atuar dentro de certos contextos, com certas identidades, sejam elas individuais ou coletivas.

Pretendemos apresentar alguns elementos básicos para a crítica literária pelo viés da psicanálise, e, para isso, adentramos aos estudos de Freud e Lacan. Ainda tivemos a pretensão de mostrar que, ao analisar um mesmo recorte a partir do ponto de vista de duas ou mais teorias distintas, teremos resultados diferentes sob práticas diferentes e ainda contextos e pensamentos diferentes.