Com a alta demanda de importação da indústria e dos demais setores do mercado brasileiro, esta a cada vez mais evidenciado nossa precariedade tanto de estrutura logística como de tecnologia. Ainda permanecemos aguardando decisões de políticos que por sua vez analisam tudo supostamente pelo que imaginam que está acontecendo e sem terem a mínima noção da realidade.

Mas o que move todo este processo são as pessoas, e com elas que iremos aumentar nossa competitividade de mercado, o COACHING agregara consideravelmente o circulo de informação do processo de importação. Para explicar de uma forma simples e bem entendida para um processo completo de importação existem cerca de 10 empresas envolvidas neste processo (exportador, importador, os agentes, os terminais portuários, etc.) além das empresas estão envolvidas inúmeras pessoas, a importação é um processo magnífico, para cada produto importado tem uma forma de ser conduzido, tanto documentalmente quanto fisicamente, ai nos perguntamos, como está o nosso circulo de informação? O COACHING proporcionara uma clareza de entendimento do que fazer? Como fazer? De qual forma realizar? E qual particularidade terá o processo? O coach (profissional) ajudara com que o cliente final que é a cabeça deste processo receba sua mercadoria exatamente como comprou no tempo estipulado e mais rápido possível, claro que temos que levar a consideração nossa atual realidade logística do pais, mas começando a mudar as pessoas que estão envolvidas começaremos a mudar nossa realidade, tendo assim uma maior qualidade na logística portuária.

O coaching tem inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas em grupo, tendo como princípios a troca de ideias, experiências, conhecimentos e aprendizados, neste processo cada empresa entra com o seu conhecimento e experiências participando ativamente em todo o processo até que o cliente receba sua mercadoria e possa comercializar, por inúmeras vezes escutamos na área portuária a seguinte frase “isto não é responsabilidade minha”, como fica o cliente final que é o pagador de todo o processo? Se um elo desta corrente quebrar todo o processo vai por água abaixo, a insatisfação do cliente ocasionara na troca de fornecedor, agente de carga, operador portuário dentre outros, pois o cliente buscara sempre a qualidade, sem contar no desgaste que o cliente terá.

O COACHING é fundamentado pela teoria do aprendizado cooperativo, onde as pessoas que trabalham juntas são mais bem sucedidas do que as que trabalham individualmente, o aprendizado colaborativo é eficaz porque enfatiza o apoio e suporte mútuos, este aprendizado que refiro é o circulo de informação, ou seja, todos tem que ter o OBJETIVO (cliente principal, o contratante da cadeia) claro para todas as partes antes mesmo da chegada para que possam se planejar e estruturar sua operação, qual é a mercadoria? Qual processo de manuseio? Qual forma de recebimento? Dentre outras particularidades. O coaching aproximara mais o objetivo das empresas importadoras, dos demais envolvidos no processo, proporcionando assim ao cliente uma tranquilidade e transparência na operação.

João Henrique F. Berbel.

Personal & Professional Coaching