1. INTRODUÇÃO

Desde os primórdios a principal ferramenta humana é a ciência. O ser humano, dotado de sua inteligência, buscou formas, durante toda a história, de vencer os obstáculos impostos pela natureza. Desta forma, foi desenvolvendo e inventando instrumentos tecnológicos com o objetivo de superar dificuldades.
As gravuras nas cavernas representam tentativas de comunicação, o que é um avanço. Depois vieram os hieróglifos gravados em peças planas de pedra. Outros, diretamente nas paredes de granito dos templos religiosos ou dos mausoléus.
Da necessidade de controlar os rebanhos, pastores gregos e egípcios inventaram um processo de contagem primitivo que se baseava na equivalência. Cada animal era equivalente a uma pedrinha que juntas representavam a soma. Assim, se tivesse uma pedrinha sem um animal correspondente, era notada a falta do mesmo, duas pedrinhas, dois animais e assim por diante. Era o início do processamento de dados primitivo do homem.
Com o passar do tempo os avanços em todo o mundo foram ainda maiores, e a freqüência com que aconteciam essas mudanças era ainda mais veloz.
Na época atual, dia-a-dia a tecnologia muda com velocidade maior, os denominados sistemas digitais tem ganhado cada vez mais espaço entre as inovações tecnológicas. Grande parte dos instrumentos científicos de hoje envolvem sistemas digitais, principalmente no caso dos computadores.
O novo mundo, o do conhecimento imediato vem sendo apresentado às populações mais pobres, através de entidades, como por exemplo, as lan houses, que são o objeto deste estudo, a informação está chegando às comunidades mais carentes, possibilitando a interação com mundos totalmente opostos do seu.
Por mais que hoje exista uma grande facilidade de aquisição de computadores, as lan houses representam uma ferramenta de grande importância para a sociedade, pois devido ao baixo preço cobrado pelo serviço leva pessoas da periferia a querer se informar e acessar as novidades do mundo.
Este trabalho tem como questão orientadora quais os resultados obtidos em uma lan house a partir da introdução das ferramentas contábeis em seu gerenciamento?
Considerando-se que esses estabelecimentos são de tamanha relevância para a sociedade, por proporcionar acesso a informação de forma igualitária, é imprescindível a sua continuidade e propriedade no meio empresarial, daí a necessidade de um maior estudo sobre ferramentas que podem colaborar em sua gestão. E principalmente considerando o fato de que diversas pesquisas realizadas em 2005 pelo serviço Brasileiro de apoio a micro e pequenas empresas de São Paulo (SEBRAE-SP)¹ constatou-se que 31% das lan houses, fracassam no primeiro ano de operação, e 60% não conseguem chegar a cinco anos de vida. Em comum essas empresas apresentaram sinais de que foram deficientes em questões fundamentais, principalmente em duas: planejamento prévio ou estruturação do negócio e gestão.
Portanto é de máxima importância que o administrador de uma lan house possua o conhecimento das técnicas contábeis e o presente trabalho irá buscar os benefícios que ela trará em sua gestão.