RESUMO

A literatura revela que existe a oportunidade de se estudar novas metodologias no desenvolvimento de processos no segmento automotivo. A bibliografia sobre mentalidade enxuta é muito extensa e enriquecedora, porém o setor carece de estudos práticos, direcionados ao ambiente de processos.

O objetivo geral desta monografia foi indicar uma metodologia que possibilite, de forma estruturada, a utilização dos princípios e práticas enxutas no método de desenvolvimento de processos, mais precisamente, linhas de montagem de painéis de instrumentos automotivos, da empresa denominada "C", localizada na cidade de Guarulhos, no estado de São Paulo.

A metodologia apoiou-se no resultado dos seguintes objetivos específicos: análise das práticas industriais, verificação de seu alinhamento com os princípios e práticas enxutas e identificação oportunidades de melhoria; proposta de um mecanismo de integração para a equipe de desenvolvimento de processos com base na mentalidade enxuta;

O método de estudo de caso único, foi desenvolvido na empresa "C", para coletar informações a respeito do desenvolvimento de processos.

Seus resultados permitiram verificar o alinhamento entre as práticas do desenvolvimento de processo, e a consequente verificação de sua aplicabilidade.

Os resultados foram que a metodologia, de forma geral, mostrou-se consistente com seus objetivos, propondo melhorias ao processo, eliminando e reduzindo os desperdícios e proporcionando ganhos financeiros a empresa, antes do início das operações da linha em questão.