Outro dia lendo um livro percebi como nossos jovens estão despreparados para o mercado de trabalho em todos os aspectos, principalmente no tocante a sua aparência, é correto que não devemos julgar pela aparência, porem isso é muito importante.
Imagine você profissional de recursos humanos solicitando um jovem para estagiar em sua empresa, o mesmo se apresenta de Boné, Bermudão caindo para baixo da cintura, aquele tênis todo largo e enorme no pé.
Como recrutar um aprendiz dessa forma? Impossível.
Agora vai a dica aos professores das universidades e cursos técnicos, tratem seus alunos como fossem seus filhos, valorizem cada um deles, aconselhem, mostre a eles que não é por que é um jovem eles devem andar relaxado de qualquer jeito.
De nada adianta nós ensinarmos tudo que devem saber no mercado profissional, se não conseguimos ser verdadeiros formadores de opinião. Mostrar o verdadeiro valor da vida, como vale ser elogiado no momento de uma entrevista de estagio, pelos cabelos cortados, pela roupa limpinha, bem passada, isso sim vale a pena.
Devemos nos empenhar e mostra-lhes como isso é importante, pois esses jovens com certeza serão os profissionais que amanha estarão assumindo nosso lugar dentro da escola, e de uma empresa, que espécie de profissional vamos colocar no mercado de trabalho.
Aquele que só se preocupa em produzir? Aquele que só preocupa-se em carregar um caminhão? Aquele que tem uma enorme preocupação, pois ele é o PCP de uma organização? Ou aquele profissional que alem de toda essa preocupação, o diretor da escola (empresa) pode ficar tranqüilo que no momento exato poderá contar com esse profissional que o mesmo representará muito bem o nome da instituição da qual faz parte.

Obrigado e até mais.