A radiofrequência tem relação com a frequência das ondas de rádio e fica muito unida à mudança eletromagnética de tal onda. Frequências eletromagnéticas são bastante conhecidas por aparecerem em alguns aparelhos como raio-X, infravermelho, certos tipos de iluminação, etc.
 Esse tipo de retransmissão igualmente aparece em equipamentos de rádio, televisores e telefonia móvel. Da mesma forma no setor de emergência, navegação e transmissão dos dados por rádios digitais e pelos rádio amadores. Com essa extensa abrangência, a radiofrequência se mostra destacadamente em vários setores da transmissão empresarial ou particular. A comunicabilidade da radiofrequência é feita através de equipamentos que captam as faixas de retransmissão em um equipamento feito para captar a frequência desejada de maneira específica.

Cada um dos produtos que fazem uso da técnica da radiofrequência são os transmissores que necessitam estar em funcionamento em todos os lugares que seus usuários apareçam. Essa é vista como a razão de ser popular desse tipo de aparelho especialmente nos nichos quando não poderá haver falhas na transmissão, mesmo em locais longínquos ou de inacessível em que outro tipo de comunicação não poderia acontecer.

Dentre os aparelhos que ocupam a radiofrequência existem muitos no mundo das retransmissões como os móveis, os fixos, os analógicos, os digitais, os bidirecionais, portáteis, entre vários disponíveis e que se adequam aos objetivos e necessidades focadas de seus consumidores. Comparativamente outros artigos de retransmissão como os telefones celulares, por exemplo, eles são preferidos por empresas por firmas e nicho governamental, considerando que não demonstram falhas, permanecendo em uma retransmissão direta entre os pontos distintos e isto é um fato determinante na hora de fazer a escolha.

Os aparelhos que utilizam a radiofrequência não são muito baratos na hora de comprar . Esse fato tem sua explicação através da alta tecnologia que utilizam para funcionarem corretamente, ou seja, o custo-benefício está adequado a todas as suas funções e características ofertadas aos usuários. Como uma opção, para uma fábrica mais simples ou que precise de algum aparelho que use a radiofrequência, porém não tenha a intenção de comprá-lo e fará uso de forma pontual, em uma reunião, por exemplo, pode-se achar firmas que disponham o aluguel de produtos, por um preço razoável e de acordo com o tempo que serão usados e os modelos escolhidos.

É essencial desenvolver uma pesquisa em detalhes falando de todos os pontos importantes que se deseja em relação à um modo de transmissão. Isso ajudará muito a busca e o encontro do equipamento melhor aos desejos profissionais ou particulares e ajudará com que a margem de erro de comprar não ocorra.