PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O TRATAMENTO COM O APARELHO ITO. 

O tratamento com os aparelhos bucais pra ronco e apneia do sono se caracteriza por ser um método prático, eficiente e com alto índice aceitação pelas pessoas.

O Aparelho ITO tem um papel definitivo no tratamento desses distúrbios. O objetivo do Aparelho ITO é avançar levemente a mandíbula para impedir o colapso dos tecidos da garganta.

1. Qualquer pessoa pode usar o Aparelho ITO? Quais são as indicações e contra-indicações?

Indicações:

• Ronco;
• Apneia leve e moderada;
• Pessoas que não se adaptaram ou recusaram a máscara nasal (CPAP);
• Insucesso com cirurgias de nariz e/ou garganta.

ATENÇÃO: existem algumas restrições para o uso do Aparelho ITO que podem ser:

• Pessoas com problemas odontológicos: cárie, gengivite, canal, entre outros;
• Pessoas com menos de 5 dentes por arcada ou que utilizam prótese total (dentadura);
• Pessoas muito acima do peso com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 35 kg/m2;
• Pessoas desmotivadas.

O Aparelho ITO pode ser utilizado para substituir o CPAP temporariamente:

. Onde não haja fornecimento de energia elétrica;
. Durante viagens de ônibus ou avião devido a praticidade;
. Em situações que haja dificuldade de transporte e utilização do CPAP.

2. O que é necessário fazer para utilizar o Aparelho ITO?

Inicialmente, é preciso fazer uma avaliação médica e em seguida, avaliação odontológica para verificar as condições bucais para a fabricação do Aparelho ITO. De acordo com cada caso, o Dr. Fausto Ito poderá solicitar alguns exames complementares tais como: radiografia dos dentes, da face e das articulações.

3. Porque é preciso fazer o exame do sono - polissonografia?

A polissonografia é o único exame capaz de diagnosticar corretamente diversos distúrbios do sono. Esse exame é feito em clínicas do sono especializadas e consiste no monitoramento de vários parâmetros enquanto a pessoa dorme. Por meio dele é que se verifica o tipo de apneia e a sua classificação (leve, moderada ou grave), bem como alterações cardíacas, respiratórias e cerebrais que podem ocorrer durante o sono. Caso seja necessário, esse exame também pode ser feito em casa.

4. Como funciona o Aparelho ITO?

O aparelho se encaixa nos dentes das arcadas superior e inferior e quando é ativado com os elásticos específicos provoca uma leve pressão, suficiente para avançar a mandíbula alguns milímetros para frente e evitar que a língua deslize em direção à garganta e obstrua a passagem de ar durante o sono. O aparelho é usado somente durante o sono e possui um sistema de Placas Inteligentes que não restringe os movimentos da boca e possibilita a pessoa beber água sem ter que retirar o aparelho no meio da noite.

5. O uso do Aparelho ITO soluciona o ronco e as apneias?

O Aparelho ITO é eficaz enquanto estiver sendo usado, principalmente, se for com regularidade. Para casos de ronco, o aparelho é capaz de eliminar o ruído ou, no mínimo, reduzi-lo para níveis que não incomoda quem está ao lado. Nos casos de apneia leve e moderada o aparelho reduz as apneias de forma significativa ou normaliza os índices. Para os casos de apneia grave, com índice muito elevado, a efetividade está em torno de 60-70%.

6. O que é Higiene do Sono?

A higiene do sono é um conjunto de orientações básicas que tem por objetivo modificar hábitos inadequados com relação ao sono para melhorar a qualidade de vida. É frequentemente utilizada em associação com quaisquer medidas terapêuticas a fim de promover um sono contínuo e reparador. Eis as dicas:

. Estabelecer horários regulares para deitar e levantar. Caso haja necessidade de utilizar o despertador, sempre dê preferência para o mesmo horário e vire-o de costas para não controlar o passar das horas, pois traz ansiedade e o sono foge;

. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e as que contenham cafeína (café, refrigerantes, chá preto, chimarrão, achocolatados), pois estimulam o sistema nervoso central;

. Evite fumar, pois a nicotina também tem efeito estimulante;

. Os exercícios físicos devem ser evitados próximo ao horário de dormir, porém mantidos regularmente todos os dias;

. Planejar tarefas para o dia seguinte antes de dormir traz ansiedade e preocupação. Organize tudo com calma até 3 horas antes de ir para cama;

. Faça refeições leves antes de se deitar. Dê preferência a saladas, legumes e frutas;

. Deixe o quarto bem escuro para favorecer o sono repousante. Evite lugares barulhentos e se possível regule a temperatura;

. Evite remédios para dormir sem ter prescrição médica;

. Evite dormir com fome ou sede e só vá para a cama com sono e saia dela se estiver sem sono;

. Use a cama apenas para dormir e fazer sexo. Evite atividades incompatíveis com o sono, como TV, notebook, telefone e lanches.

7. Porque precisamos nos preocupar com o ronco e as apneias?

O ronco caracterizado por grandes vibrações e ruído intenso, além do desconforto provocado em quem dorme ao lado, existe a possibilidade de ocorrer interrupções na respiração durante o sono devido ao estreitamento das vias aéreas. As consequências a longo prazo são quadros graves de sobrecarga cardiocirculatória (arritmias, hipertensão, infarto do miocárdio, derrame), sonolência durante o dia, queda no rendimento intelectual, sexual e no trabalho, além de lapsos de memória, cansaço e irritabilidade persistente. A apneia do sono é um estágio avançado do ronco, quando há parada respiratória devido a completa obstrução das vias aéreas na região da garganta. No adulto, considera-se apneia após 10 segundos de respiração interrompida. No caso de criança, após 2 ou 3 segundos.

Site ITO Clínica - Ronco e Apneia do Sono: www.itoclinica.com.br

Referências:

  1. INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL (INPI) – Patente de Invenção (PI) - nº 00016357. Rio de Janeiro, Abril de 2000.
  2. ITO, R. T.; ITO, F. A.; MELO, A. C.; BRONZI, E. S.; YOSHIDA, A. H.; YOSHIDA, N.; SAKIMA, T. Aparelho anti-ronco: um enfoque multidisciplinar. Dental Press Ortodon Ortop Facial, v. 5, n. 2, p. 48-53, 2000.
  3. TUFIK, S.; SAMPAIO, P. L.; WECKX, L. L. M. et al 1º Consenso Brasileiro em ronco e apneia do sono. Hypnos, ano 2, suplemento 1, 2001.
  4. POYARES, D.; ALÓE, F.; RIZZO, G. N. V. et al. 1º Consenso Brasileiro de Insônia. Hypnos, ano 4, suplemento 2, 2003.
  5. AMERICAN SLEEP DISORDERS ASSOCIATION (ASDA). Practice parameters for the treatment of snoring and obstructive apnea with oral appliances. Sleep, v.18, n.6 p. 511-513, 1995.