UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Ciron Ulisses Vasconcelos Almeida

Apagão Logístico no Brasil

 Fortaleza

2011

1- INTRODUÇAO

Na era da globalização, processo que está reorganizando a economia mundial para o século 21, rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, dutos e aeroportos do Brasil precisam estar cada vez mais integrados, física e operacionalmente, permitindo nos tirar, de cada modal de transporte, o melhor aproveitamento, a fim de reduzir distâncias, ganhar tempo, baixar fretes e tornar nossos produtos mais baratos no mercado interno e mais competitivo no mercado externo.

Este trabalho visa identificar, descrever e analisar os principais gargalos existentes na cadeia logística no Brasil, e particularmente, os do Estado do Ceará.

Termos como logística, multimodalidade, intermodalidade, sistema portuário, gargalos logísticos e planejamento estratégico serão utilizados e tratados de forma descritiva e esclarecedora, já que fazem parte da discussão do tema apagão logístico.

Diante do tema e problema definidos, buscou-se selecionar o material bibliográfico específico para fundamentar teoricamente os elementos textuais.

O presente trabalho está dividido em cinco capítulos, assim distribuídos: o primeiro consiste em analisar os principais modais rodoviários que compõem a cadeia logística, descrevendo as suas características, assim como as vantagens e desvantagens que cada modal apresenta.

O segundo capítulo aborda o sistema portuário, onde são relatados os investimentos e as principais obras que estão sendo realizadas neste setor, considerado como um fator crítico de sucesso.

A integração modal utilizada de forma eficiente, pode proporcionar inúmeros benefícios para o Brasil, no que se refere a custos e rentabilidade para os empresários que atuam no setor de transporte de carga.

O quarto capítulo analisa os principais gargalos logísticos existentes no país, o que acarreta diversos problemas para o seu desenvolvimento sócio-econômico.

O último capítulo traz um esboço sobre um planejamento estratégico, onde descreve os principais investimentos e ações que o governo federal está realizando, visando evitar a iminência de um apagão logístico no país.

Em seguida, a revisão de literatura, metodologia, resultados esperados, o cronograma e as referências complementam o projeto de pesquisa.

Portanto, espera-se que este estudo possa fornecer informações e alternativas acerca dos entraves logísticos que o Brasil possui, assim como, servir de objeto de estudo e pesquisa para acadêmicos da área correlata, e a sociedade de um modo em geral.