Há 102 anos, ou seja em 26 de janeiro de 1910, surgia no mundo uma filosofia diferente, que para a época abalava as crenças de muitas pessoas, que não conheciam outros caminhos que não fossem os já existentes e divulgados por várias ideologias. Não vai aqui nenhuma condenação ou crítica a nenhuma destas ideologias sectáricas e religiosas, muito pelo contrário, até mesmo porque cada qual faz a sua parte perante a sociedade.

Mas eis que com o surgimento de uma nova era, há 102 anos, quando dois grandes baluartes; Luiz José de Mattos e Luiz Alves Thomaz, se predispuseram a trabalhar arduamente em prol de uma doutrina que atingisse o âmago da alma do ser humano, sem alienação ou arregimentação Mas pelo simples fato de conduzirem estas pessoas para caminhos mais seguros, onde elas pudessem ser livres pensadoras, estudiosas, pesquisadoras, e assim começarem a entender o que realmente são como um elemento do Universo, composto de força e matéria, numa dualidade de vida material e espiritual, processando sua trajetória evolucional na efêmera passagem por este planeta.

Assim nascia o Racionalismo Cristão, doutrina filosófica, racional,. científica e cristã, pois com base na filosofia deixada por grandes sábios e filósofos, houve condições de reunir grandes conhecimentos para serem compilados, analisados e estudados e retirado o conteúdo necessário para constituir uma das bases da doutrina. Racional, porque se fundamenta nos princípios básicos e claros da pura razão, do ser consciente de suas ações pelo exercício do raciocínio. Científica, pois, jamais poderia deixar de lado uma ferramenta tão preciosa e maravilhosa como são todas as ciências naturais, compreendidas pelas humanas, exatas e sociais, no qual embasada na ciência, claramente responderia as constantes indagações fruto da própria filosofia em si.E Cristã, por ser uma doutrina esteada nos preceitos e princípios do mais puro e verdadeiro Cristianismo disseminado pela história associada à ciência que estuda as civilizações que se passaram na voragem dos tempos. E com base nos princípios dos ensinamentos do grande Mestre Jesus, tivemos a figura central do Patrono Espiritual na figura de Padre Antônio Vieira, que muito trabalhou em plano físico até 1697, quando cerrou para sempre seus olhos físicos no planeta Terra, se elevando à planos de Superior Evolução.

O Racionalismo Cristão tem por objetivo, o esclarecimento, a orientação a educação dos seres humanos no que tange a vida espiritual, pois se a humanidade ainda caminha a passos lentos em momentos de tantos convulsionamentos  é porque lhe falta esta outra visão panorâmica, que é o conhecimento da vida fora da matéria, já estudada na antiguidade pela Metafísica, ou seja tudo aquilo que está além da física. Aquilo que não é tangível nem sensível, mas sim intangível e inteligível, cuja sensibilidade ganha um outro patamar, que é se tornar sutil, sublime e elevada e então o ser humano de posse de tais conhecimentos começa a sentir esta elevação que não está no corpo físico, mas sim no espírito, razão da existência de um corpo para se locomover, nas estradas da vida, sempre na busca da evolução material e espiritual.

O Racionalismo Cristão, vem trabalhando muito pelo esclarecimento da humanidade, sem desrespeitar a Lei Nacional ou Internacional, sempre reconhecendo o direito de ir de vir, o direito de professar quaisquer credos religiosos, isto porque não se trata de uma religião ou qualquer outra seita, mas sim de uma escola espiritualizadora que visa, através do senso ético, mostrar uma nova visão com qualidade de vida para aquelas pessoas tão enfraquecidas pelos desalentos, pelas perdas, pela desorientação e tantos outros fatores que provocam a queda dos seres que não têm vontade forte, ânimo para viver e enfrentar os embates da vida. 

O Racionalismo Cristão, hoje é uma doutrina que além de trabalhar no campo da espiritualidade, também em campo físico, muito se trabalha pela sustentabilidade social. Pois nossa visão, missão e metas encetadas visam a criança, o jovem, as pessoas da segunda e terceira idade, pois estas fases da vida são primordiais e precisam ser bem trabalhadas para termos adultos que se tornem bons cidadãos.  Idosos que cheguem à velhice com a devida lucidez e sem a temeridade de estarem ou ficarem sozinhos. Em todas as formas se trabalha pela valorização dos seres humanos.

Na história do Racionalismo Cristão, tivemos como o implantador e codificador, Luiz de Mattos que trabalhou em campo doutrinário juntamente com seu grande amigo Luiz Thomaz que trabalhou no campo material, para que viesse a luz do mundo uma doutrina sólida e independente, que não precisassem pedir nada a ninguém em troca dos ensinamentos oferecidos. Tanto que nas Casas Racionalistas Cristãs oferece os ensinamentos, os conhecimentos de cunho científico, filosófico e espiritualista sem nada cobrar, porque é uma doutrina livre e independente, cuja missão é orientar aqueles que precisam de alívio para seus sofrimentos, para aqueles que precisam de respostas para suas mais profundas indagações, para aqueles que vem pela curiosidade de conhecer algo novo que lhe aponte um horizonte amplo e próspero. Na sucessão da direção do Racionalismo Cristão, após o falecimento de Luiz de Mattos, quem o sucedeu, foi seu grande discípulo e genro, Antônio do Nascimento Cottas que dirigiu a Doutrina por 57 anos vindo a falecer em junho de 1983, onde assumiu o cargo de Presidente Internacional e Perpétuo do Racionalismo Cristão, Dr. Humberto Machado Rodrigues, que trabalhou incansavelmente até o dia 17 de abril de 2012, onde veio a falecer em 18 do mesmo mês, sendo que ele era sobrinho de Antônio Cottas. E como em vida física já deixara documentado seu sucessor., então no dia 20/042012, assumiu Gilberto Silva, que passou a ser o Presidente Internacional do Racionalismo Cristão em todo o mundo.

A luta não pára por aí, sabemos o quanto precisamos trabalhar em prol do bem comum e da humanidade, pois só com um trabalho de conscientização, mostrando que cada um deva fazer a sua parte e de posse de conhecimentos que os auxiliem a caminhar nas veredas da evolução humana, possa o ser humano encontrar a sua verdadeira essência e assim encontrar dentro de uma filosofia uma vida melhor para se viver.

Lília Rodrigues da Silva Paiva

Presidente da Filial Belo Horizonte do Racionalismo Cristão

Rua Guajajaras, 1975, Barro Preto, Belo Horizonte, MG