O Deus desconhecido que você precisa conhecer

No livro de Atos capítulo dezessete, a partir do verso dezesseis é retratado Paulo em sua segunda viagem missionária aonde chega à Atenas, capital intelectual da época. Terra dos célebres filósofos tais como Sócrates. Platão e Aristóteles.

Em Atenas o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade. Segundo vários historiadores da época em Atenas tinham mais de 30.000 mil deuses, ao ponto de um escritor romano Petrônio, escreveu “que era mais fácil de encontrar um deus do que um homem”. Pausânio afirmou que Atenas tinha mais imagens que o resto da Grécia

E foi nesse ambiente pagão e degradado que Paulo encontra-se com alguns dos filósofos epicureus e  estóicos e contendiam com ele:

Os Epicureus, seguidores de Epicuro (341-270 a.C.) que criou a filosofia ética que faz do prazer o ideal de vida. O maior prazer seria paz, ausência de dores, paixões e temores.

Os Estóicos, seguidores de Zenos (340-265 a.C) que criou a filosofia em que vida ideal se conformava com a natureza, da qual a maior expressão era a razão. Estoicismo era panteísta. O panteísmo é a crença de que Deus é tudo e todo mundo e tudo é Deus.  

Os atenienses criam numa essência divina impessoal. Paulo não identifica o Deus real com essa divindade. Sem conhecer, literalmente em ignorância, Paulo lhes oferece o conhecimento do Deus verdadeiro, o Deus desconhecido dos helênicos.

A mensagem de Paulo declara alguns atributos do Deus verdadeiro:

 

1-Deus é onipresente, ilimitado no espaço. Verso 24

 

O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas.

 

2-Deus é transcendente, não carece de coisa alguma. Verso 25

 

Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais.

 

3-Deus é imanente, não está longe do homem. Verso 27

 

Para buscarem a Deus se, porventura, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós.

 

4-Deus é infinito, não se assemelha à coisa criada. Verso 29

 

Sendo, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados, pela arte e imaginação do homem.

 

E em seu sábio discurso Paulo ensina aos atenienses e a nós muitas verdades sobre o Deus verdadeiro, o qual passo a citar:

 

 

a-Deus é criador. Verso 24 e 26

 

O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo Senhor do céu e da terra... De um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempo previamente estabelecidos e os limites da sua habitação.

b-Deus é provedor. Verso 25b

 

Pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais.

 

c-Deus é salvador. Verso 18b

 

...parece pregador de estranhos deuses: pois pregava a Jesus e a ressurreição

 

d-Deus que é Senhor. Verso 24

 

O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos humanas.

 

e-Deus não pode ser confundido com objeto de idolatria. Verso 29

 

Sendo, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem.

 

f-Deus que exige arrependimento. Verso 30

 

Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância: agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam.

 

A palavra arrependimento aparece na Bíblia quarenta vezes, foi à mensagem dos profetas no Antigo Testamento. João Batista apareceu no deserto da Judéia pregando arrependimento. Jesus em sua primeira aparição publica anunciou a mesma mensagem. Após a sua ida para o céu aparece Pedro e os demais apóstolos pregando sobre o arrependimento e por fim Paulo bateu o tempo todo nesta mesma tecla.

Mas, segundo a teoria de Rousseau, “O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe”. Logo o arrependimento não é necessário, e assim caminha a humanidade. Há um sentimento de remorso quase que sempre, mas não há um verdadeiro arrependimento.

 Segundo Honoré de Balzac, ele expressa muito bem a diferença entre arrependimento remorso, o qual cito: O remorso é uma impotência , ele voltará a cometer o mesmo pecado. Apenas o arrependimento é uma força que põe termo a tudo.

A palavra grega para arrependimento é metanoeo- é voltar-se ao contrario, dar uma volta completa. Mas para que haja um verdadeiro arrependimento, é necessário a mudança de mente, isso é reconhecer o faz de errado, mas também o que você realmente é. Também entra a emoção, isso é aquele sentimento de tristeza em que reconhece o erro e por fim há um passo necessário que é à vontade, isso é dar meia volta e mudar de direção. Todavia em todo processo de arrependimento a DECISÃO é fundamental para mudança total, tendo em mente que toda decisão, causa cisão, mas vale à pena mudar de direção.

 

e-Deus é Juiz. Verso 31

 

Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

 

intercede por nós, é o nosso Advogado. Mas um dia Ele virá como o Justo Juiz para julgar a terra com equidade, por isso o castigo e a recompensa são inevitáveis, e como falou o profeta Jeremias 8:7:  Até a cegonha no céu conhece as suas estações; a rola, a andorinha e o grou observam o tempo de sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do Senhor.

 

E Paulo ao finalizar o sermão sobre o Deus desconhecido que os atenienses deveriam conhecer, encontrou três tipos de ouvintes:

 

a-Os escarnecedores. Verso 32ª

 

Quando ouviram falar de ressurreição de mortos, uns escarneceram...

 

b-Os procrastinadores. Verso 32b

 

E outros disseram: A respeito disso te ouviremos noutra ocasião.

 

c-Os que creram. Verso 34

 

Houve, porém, alguns homens que se agregaram a ele e creram: entre eles estava Dionísio, o areopagita, uma mulher chamada Dâmaris e, com eles, outros mais.

 

Conclusão: Os atenienses possuíam muita cultura humana, muita luz na cabeça, mas o coração estava em trevas. Todavia esse conhecimento não era capaz de iluminar os olhos da alma. Dois mil anos depois a história se repete, hoje há muita religião, mas também muita treva e escuridão. A religiosidade prende, mata e escraviza. Somente Jesus a luz do mundo, a única ponte entre Deus santo e o homem pecador, Ele é o caminho, e todos os outros são atalhos que leva o homem há nenhum lugar. Lugar de morte, destruição e separação eterna.

 

Cristo é verdadeiro Deus e deve ser adorado.  1João 5:20

 

Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.