A antropologia trata-se cientificamente em entender o homem e a humanidade em suas diversas dimensões, analisando suas características, disciplinares, socioculturais, entre outros.
O olhar antropológico voltado para a educação, sempre leva em conta o contexto da vida do aluno e do professor, pois cada um possui suas próprias experiências e conhecimento. A escola torna-se então um ambiente democrático quando nela está presente o reconhecimento da diferença sociocultural, sem nenhum tipo de descriminação, sempre considerando o contexto social das pessoas que estão inseridas no seu meio.
A educação escolar é decisiva para o desenvolvimento humano, preocupar-se com os valores que caracterizam o povo é a base para uma cultura bio diversa, crítica e solidária.
Antropologicamente, a escola deve ser um local onde haja continuo crescimento mútuo (professores e alunos), tendo como característica fundamental a busca de um sentido para a vida humana e sociedade, só então haverá a construção do conhecimento favorecendo o ensino aprendizagem.