O presente trabalho tem como tema de pesquisa "os elementos que referem a áreas de interesse da antropologia" se situa no campo da filosofia, da especulação sobre o homem e suas possibilidades de ser e de agir, nasceu como um modo revolucionário e radical do homem pensar a si mesmo, superar preconceitos, para poder entender e vivenciar a cultura do outro.
Os seguintes elementos são:
Grupos étnicos; refere-se aos agrupamentos humanos com cultura semelhante, a língua, religião e traduções, implicando certa homogeneidade e desenvolvimento de fortes laços de solidariedade entre si.
? Mitos; é estória contada em uma atitude de respeito sobre acontecimentos passados que de alguma forma contribuíram para a formação de uma sociedade ou de uma cultura.
? Ciclos de reprocidade; " Mauss chegara à proposição de que a reprocidade, isto é, o ato de dar e o ato de receber, ( ou retribuir ), é um atributo fundamental e necessário no relacionamento entre os homens. tudo que um homem dá a outro transforma o recebedor em devedor e assim o obriga a retribuir a dádiva a equilibrar sua relação. ao contrário, o ato de não retribuir uma dádiva recebida implica uma ofensa, que pode resultar num relacionamento negativo e na inimizade".




? Sociedade urbana e rural; a antropologia reconhece que há diferenças enormes entre o mundo rural e o urbano, a vida em aldeias indígenas e nas cidades, entre o tradicionalismo e a modernidade. No Brasil, a predominância das cidades no panorama demográfico brasileiro é um fenômeno recente, talvez menos de cinqüenta anos, quando a nossa população urbana passou de 20% para 80%, e a rural, o inverso. Com isso foram surgindo os grandes problemas urbanos, desde aquelas de infra-estrutura e serviços até os de desajustamento psicológico, discriminação e violência. A antropologia padece do mau sentimento de que a vida urbana desagrega as instituições que compõem a vida rural, tais como parentesco, a família, o comunitarismo, a solidariedade, etc., impondo um ritmo social baseado na desigualdade, na competição e no individualismo.
? Incesto; adotavam como regra básica para a construção de famílias e para a reprodução social a proibição do relacionamento sexual entre alguns tipos de parentes próximos, em especial entre pai e filha, mãe e filho, e entre irmão e irmã.
? Crenças; ação de crer na verdade ou na possibilidade de uma coisa, opinião que se adota com fé e convicção, fé religiosa.
? Ritos; conjunto e regras e de cerimônias que se prática numa religião, não é mecanizado, pois pode atualizar um mito e, assim, segue ensinamentos ancestrais e sagrados.








CONCLUSÃO
Concluímos que os estudos desses determinados elementos dentro da antropologia é o modo de conhecer o ser humano, para entender e compreender as crenças e religiões de cada pessoa que compõem um grupo, povo ou raça e acompanhar as variadas culturas, que vivem em constante evolução.