O homem, termo genérico para designar a raça humana, tem duas correntes teóricas que tentam explicar a sua existência: criacionismo e evolucionismo. No que diz respeito à visão cristã e religiosa temos o criacionismo. A Bíblia registra em Gênesis, capítulo primeiro, a partir do versículo primeiro:

No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.                                                                 Gênesis 1:1-5

Existe um ser supremo que criou todas as coisas, tanto as animadas - como o homem - quanto às inanimadas; esta é ideia central do criacionismo. Na concepção evolucionista, teoria que teve início no século XIX, a partir das ideias de Charles Darwin, naturalista britânico, registrada em seu livro “A Origem das Espécies”, em 1859. Criacionismo ou evolucionismo é uma questão que remete vários estudiosos e leitores em geral a calorosos debates, muitas vezes apaixonados ou até mesmo cegos. Ambas as teorias tentam explicar a criação ou a evolução do homem, nenhuma delas, no entanto, são consideradas como ciências, pois as mesmas são abstrações, impossíveis de serem comprovadas em laboratório.