ANTROPOLOGIA RURAL DA GLEBA CARACARAÍ MUNICÍPIO DE CARACARAÍ-RR

 

 

Abraão Jacinto Pereira*

 

 

RESUMO

 

Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura rural do município de Caracaraí, bem como apresenta de forma geral a educação, situação agrária, situação fundiária, agricultura, meio ambiente, etc. tem o objetivo de fazer um resgate da história agrária do município e um levantamento da estrutura agrária atual.

 

 

 

*Acadêmico do Curso de Licenciatura Plena emEducação do Campo – Universidade Federal

de Roraima./Auxiliar Administrativo – Secretaria  de Agricultura do município de Caracaraí – RR.

E-mail: [email protected]

 

JUSTIFICATIVA

É de suma importância que o educador do campo da área das ciências humanas e sociais esteja a par da natureza da história de sua localidade das características que formaliza o ideal rural em relação ao urbano e das dependências entre os mesmos.

OBJETIVO

Expor a história antrópica de Caracaraí com ênfase no rural e as particularidades antropológicas do desenvolvimento rural, em todos os ângulos.

 

METODOLOGIA

Esse estudo visa contribuir com o objetivo proposto neste projeto, a pesquisa está voltada para estudo de caso, de natureza descritiva, é análise de um único objeto de pesquisa na área da educação do campo.

Ressalta ainda que, uma das características mais significativa está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática. Pode ser junto também com a pesquisa exploratória as que são mais usadas pelos pesquisadores sociais preocupados com a atuação da prática. (Gil, 2002, p.42).

Nesse sentido, os procedimentos serão adotados a todas as pesquisas bibliográficas e de campo, onde será realizada uma entrevistanas secretaria municipais de Meio Ambiente, Educação e Agricultura e no Sindicatos Cooperativas e no INCRA e com moradores antigos da região.

 

 

Um Resumo da História de Caracaraí

O Município de Caracaraí teve como primitivos habitantes a nação dos Paravianas, na época, vulgarmente chamados de Paravilhanas, a qual dominava às margens do rio Branco. O distrito-sede de Caracaraí, outrora simples campo destinado ao embarque de bovinos, era propriedade particular do fazendeiro coronel Bento Ferreira Marques Brasil. Teve suas primeiras residências em 1900, sendo seus habitantes empregados ou vaqueiros do referido cidadão. Caracaraí, nome dado pelos indígenas a um pequeno gavião, comum na região, deu origem ao nome do Município.

O distrito foi criado com o Decreto-lei estadual n.° 176, de 1.° de dezembro de 1938, desmembrado do de Boa Vista, então distrito-sede do Município de igual nome, pertencente ao Estado do Amazonas. Passou, por Decreto-lei federal n.° 5.812, de 13 de setembro de 1943 (e o 5.839, de 21 de setembro de 1943), a fazer parte do Território Federal do Rio Branco (atual Roraima ) .

O Município foi criado pela Lei federal n.º 2.495, de 27 de maio de 1955, com territórios desmembrados dos municípios de Boa Vista e Catrimani. Ficou constituído de 3 distritos: Caracaraí (sede), Boiaçu (ex Catrimani) e São José de Anauá. A Comarca surgiu na mesma data do Município.

Potencialidades

O município de Caracaraí apresenta perspectivas agrícolas positivas, onde estão assentadas cerca de 3.150 famílias de pequenos produtores. Além da atividade agrícola, existe uma intensa atividade comercial baseada em produtos de fabricação caseira. A aptidão agrícola do município, segundo as condições climáticas, possibilita o cultivo de inúmeras culturas. Mas, considerando os hábitos da população, predominam as culturas de arroz, feijão, milho, mandioca e pastagens.

A combinação de fatores físicos e o atraso tecnológico resultam num processo de ocupação do espaço baseado na agricultura de subsistência e no desenvolvimento da pecuária semiextensiva, implicando em baixos níveis de rendimento e produtividade.

O potencial para implantação de projetos voltados para o aproveitamento racional dos recursos naturais não podem ser desprezado. A expansão da área cultivada com produtos tradicionais (arroz, feijão, milho e mandioca) e a diversificação da lavoura, introduzindo-se culturas de alto valor comercial, são fatores a serem considerados. O município tem na pesca uma grande vocação natural, sendo o maior produtor do Estado. Para a diversificação da matriz produtiva, existem perspectivas favoráveis ao desenvolvimento de culturas de ciclo curto (maracujá, abacaxi, melancia e outras).

Perfil da reforma agrária em Caracaraí

Na região de Caracaraí a maioria dos produtores tem título do lote. Os lotes correspondem a um tamanho de 60 hectares, e temos 15 projetos de assentamentos sendo um recente o Pau Brasil este não foi citado acima, e oito área de colonização que são: Agua Boa, Baruana, Cachoeirinha, Caicubi, Colônia Cemitério, Panacarica e Petrolina do Norte.

ORGANIZAÇÃO

Cooperativa em Caracaraí

A Cooperativa dos Produtores Rurais de Caracaraí tem como associados todos os sócios das associações do Baruana, PA Cupiuba, PA Rio Dias, Ass. Novo Paraíso e mais 24 membros independente. Tem como objetivo organizar o processo de produção das famílias rurais e garantia a produção dos PA’s que tem transporte como o Rio Dias, Cujubim e Itã.

A Cooperativa esta em fase de regularização e está aberta para novas afiliações, uma vez que sua meta é expandir por todas as associações do município.

Associações em Caracaraí

No município de Caracaraí temos 17 associações de produtores rurais, uma para cada área de colonização ou projeto de assentamento, 4 delas estão vinculadas a Cooperativa de produtores rurais e as demais estão em processo de afiliação. Essas associações junto com a secretaria de Agricultura Municipal e a Cooperativa de Produtores Rurais planejam e formulam projetos que beneficiam os agricultores familiares da região de abrangência das respectivas associações. E além das associações tem a Central das Associações no Novo Paraiso.

STTC – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caracaraí

O STTC é um dos maiores sindicatos do estado em números de membros, chegando a ter 2.234 membros inscritos, o que representa quase 70% dos produtores rurais do município, além deste grande numero de produtores o Sindicato dos Trabalhadores Rurais mantem parceria como Sindicato da Pesca e o Quarto do Viruá. Dentre os 2.234 membros inscritos destacam-se 200 membros que estão em plena atividade e em dias com o sindicato. O sindicato está com pouca infraestrutura e ainda não tem um prédio definitivo da sede.

POLÍTICAS PUBLICAS PARA A AGRICULTURA

Crédito Rural

O Crédito rural é um instrumento de políticas agrícola que objetiva financiar as atividades rurais.Existem três modalidades básicas do crédito:Custeio,Investimento e Comercialização.

Comercialização

Na política de comercialização o governo investe no transporte da produção, que é feito por caminhões, eles não atende a demanda de toda a região devido a falta de infraestrutura rodoviária municipal que não atende as condições físicas de tráfego.  E os produtores do Baixo Rio Branco usam o transporte fluvial para escoar sua produção.

A Feira Municipal do Produtor Rural é um galpão fechado onde pode ser feito o comercio livre de produtos derivados da agricultura, pesca e pecuária, há anos este mercado livre atende a população de Caracaraí, beneficiando produtores e a população em geral. É o maior mercado livre do interior do Estado.

Uma das políticas Públicas de incentivo a agricultura mais influente do município esta a distribuição de sementes e a distribuição de calcário para a correção do solo.

Em Roraima uma das experiências com a agricultura orgânica que está mostrando resultados positivos se concentra na cidade de Caracaraí. Famílias de pequenos produtores rurais no entorno da cidade estão cultivando variedades de hortaliças e frutas.

EDUCAÇÃO

Em Caracaraí tem 24 escolas municipais e 9 estadual sendo uma indígena. Tem duas escola técnica e dois polos universitário.

MEIO AMBIENTE

Em Caracaraí temos 112 igarapés importantes, 10 rios, 2 lagos e 30 lagos e o pantanal Amazônico ou Setentrional de Caracaraí.

A prática de caça e pesca é a atividade principal das comunidades ribeirinhas e indígenas. Sendo a pesca umas das principais atividades do município e é um produto de exportação.A pesca predatória já virou manchetes de jornais e páginas de internet, apesar do intenso trabalho da Polícia Ambiental.

Existe no município de caracarai quatro diferentes tipos de áreas de conservação, sendo que 21% do território compreende as áreas de remanescentes, 7% as áreas militares, 20% as áreas de conservação federal e 16% as terras indígenas Ianomâmi, jacamim e wai-wai.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O setor agropecuário tem algumas características que o diferenciam de outros setores da economia e que influenciam sobremaneira tudo que esta vinculado no rural seja infraestrutura, educação, mercado, indústria ou outros setores menos influentes, sempre que estiver na zona rural será caracterizado pela agricultura, por isso temos no Ensino Superior na UFRR a Licenciatura Plena em Educação do Campo como curso de formação de professores para atender as comunidades rurais.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

O Programa Empreendedor Rural. Curitiba: SEBRAE/PR – SEBRAE/PR, 2009. Volume 1.

ABNT NBR 6022, Modelo de Artigo. ABNT, 2003.

Mapoteca – acessado em 8 de janeiro de 2012, disponível em www.seplanrr.gov.br.

Censo 2010, resultados, acessado 22 de dezembro de 2011, disponível em www.ibge.gov.br