Antropoceno?

Milhões de anos atrás, componentes do planeta Terra como vulcões, dinossauros entre outros eram os grandes modificadores do nosso planeta. Hoje, o homem por meio de suas atividades modifica o planeta, alterando a composição da atmosfera (aquecimento global), a composição da água dos rios (poluição), desvia rios de seu curso natural, cria barragens, destrói florestas para a expansão das áreas urbanas (cidades) e agrícolas (plantações), cria enormes buracos (escavações) para explorar minérios entre inúmeras outras alterações ambientais. Por essa razão, alguns cientistas tem chamado a era presente de Antropoceno, ou seja, a época geológica em que o homem é a maior força de alterações planetárias. Nesse sentido, o termo “antropo” designa antrópico, ou seja, que pertence ou é relativo ao homem.

mineração

 Figura 1. Atividades de mineração como esta acime constituem apenas algumas das atividades que homem realiza sobre o ambiente que provocam tamanha mudança ambiental que fazem com que a presente época seja descrita por alguns como antropoceno.

Preparado a partir de:

 VITOUSEK, P. The Japan prize commemorative lecture. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OB5LVcjmbsg . Acesso em 19 de fevereiro de 2012.