"Antigamente as coisas eram mais simples". Quem já ouviu esta frase? As pessoas mais velhas lembram-se, com muita saudade, como era simples a vida em tempos remotos. As crianças obedeciam aos pais porque era correto. Ninguém mexia no que era dos outros, porque era errado. Os jovens aprendiam trabalhar desde cedo e a comunidade toda era beneficiada.

Vivemos hoje num mundo cada vez mais complexo. O conceito de certo e errado já não é mais considerado, ou pelo menos, é deixado em segundo plano. O que interessa agora, é o momento, é a minha felicidade pessoal, é sair ganhando, é levar vantagem sobre o outro, etc. ao contrário do que acontecia antes, a sociedade toda padece por causa desta mentalidade reinante. Num país onde todos querem levar vantagem, quem sai ganhando?

Por exemplo: quando você compra um produto no supermercado, saiba que já está embutido no preço daquele produto as despesas com segurança e as perdas causadas por furto. Quando você deposita seu dinheiro num banco, você paga taxas para cobrir os mesmos gastos. Em qualquer caso, seja o dono de um simples supermercado, seja um banqueiro milionário, o prejuízo sempre fica com o consumidor: eu e você. A sociedade paga.

Como controlar uma nação que vem sendo deseducada a cada nova geração? Quem garante que num futuro bem próximo nossos filhos e netos não se deixarão corromper por esta mentalidade? Aonde reside o mal?

É fato que a humanidade vem perdendo muito por não dar ouvidos a Deus. Imagine se no mundo fosse banido apenas um mal: o amor ao dinheiro! Imagine, então, se todo o mundo parasse para ouvir que de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura (Mc 7.21-22).

Imagine se cada um olhasse para dentro de si e reconhecesse: sim Senhor, transforma minha vida. Ou então uma sociedade cuja principal característica fosse o amor ao próximo.

O que lhe parece? Você pode dizer que isto está muito longe de acontecer ou até mesmo que é impossível de existir tal sociedade, mas esta é a visão de Reino que Jesus trouxe aqui para a Terra. Será possível ver este Reino implantado aqui neste mundo algum dia? A Bíblia diz Não. Este Reino não é deste mundo, não é visível a nós, mortais. Este Reino é como aquela semente plantada pela fé no coração do homem, que irá geminar na eternidade. Esta foi a síntese da mensagem de Jesus: "Creiam em mim e amem-se uns aos outros como eu vos amei". Só isto! Simples mas revolucionária.

É fato que a humanidade tem perdido muito por não dar ouvidos a Jesus. Pior ainda, é ter que reconhecer quanta barbaridade a sua Igreja vem cometendo ao longo destes séculos... "em nome de Jesus"!

Foram tantas as atrocidades, que a mensagem de Cristo acabou sendo questionada por muitos, pois o testemunho cristão é que o seu discurso não é conivente com suas ações, tornando-se um escândalo para o mundo. Certa vez um líder religioso hindu, chamado Gandi, declarou: Eu seria cristão se os cristãos não o fossem. Ele conhecia a sublimidade da mensagem de Cristo, mas também via na prática o comportamento dos que se diziam cristãos.

Só uma coisa: Busque o Senhor de todo o teu coração, de toda tua alma, com todas as tuas forças... use sua mente, não para rejeitá-lo, mas para ponderar todos os seus caminhos. Não se deixe levar pelo que os outros dizem, mas pelo que Deus diz.

Antigamente as coisas eram mais simples porque as pessoas cultivavam valores. Hoje tenta-se destruir estes valores.

Antigamente havia amor, consderação, lealdade, moderação e bom senso... hoje, para se respeitar o próximo, apenas por força da lei!

E tome processo. Não tá contente? Procure seus direitos... ou mude sua mente! (Romanos 12.1-5)