Ansiedade E suas Fases.

A palavra ESTRESSE é usada banalmente hoje em dia, em tempos anteriores a pessoa era denominada como tensa;preocupada;nervosa e hoje,só escuto que "fulano" está "estressado".
Segundo o Dr. Wanderley Ribeiro Pires Emoções são reações físicas a determinados pensamentos que nos comovem,"mexem" com a gente.
(emotio-latim-moção-movimento)

DEFINIÇÃO

A ansiedade pode ser vista como sentimento positivo;
E quando a preocupação se torna constante e exacerbada ,ela vira a patologia ansiedade crônica.

Ter uma ansiedade recorrente é aquela que sempre acompanha o indivíduo,em várias ocasiões,em que ele se vê ameaçado e que não tem o controle da situação e não significa que a pessoa tem ANSIEDADE CRÔNICA(patologia).


A causa da ansiedade crônica, depende do meio ambiente: como ele reage a um acontecimento desafiador entre a pessoa com a sociedade outra pessoa, fisiologicamente e psicologicamente;

Alguns problemas de saúde que a Ansiedade Crônica poderá causar:

-Problemas cardíacos;
-Problemas musculares;
-Insônia;
-Falta de memória;
-Baixa Imunidade;


Recentemente as Ciências Mentais reconheceram um novo Transtorno, com o nome de Transtorno do Estresse Pós-Traumático, pertencente ao Estudo da Ansiedade.

Ele foi comparado as reações dos soldados pós-guerra ,quando foi diagnosticado a primeira vez, em meados dos anos 80.

Os Distúrbios de Ansiedade podem levar a Doença Depressiva eles estão estreitamente relacionados,quem apresenta a Doença Ansiedade,pode desenvolver Depressão.(Guia Essencial da Depressão).

O Estresse Pós- Traumático, ocorre após um choque traumático;principalmente na infância e que poderá comprometer sua vida;


A causa do transtorno de ansiedade, pode ser genética e
ambiental :reação pessoal ao enfrentar problemas,situações a uma ocasião perigosa; reações medicamentosas, medo real e imaginário, problemas acontecidos ao meio ambiente; como as Enchentes e o Assédio Moral no Trabalho.
A tensão que vive acompanhando a pessoa que não tem controle sobre seus sentimentos (ANSIEDADE RECORRENTE) aquela pessoa que sempre quer ter o controle da situação chama-se: desgaste mental ou físico, excitação, sensação de medo
e não ESTRESSE(ansiedade crônica).

Crise de ansiedade: Sintomas
Enjôo, Palpitações, Taquicardia, Tremor;

Ansiedade generalizada - Caracteriza-se por sintomas de ansiedade e preocupação não realista ou excessiva relacionada a duas ou mais circunstâncias da vida.

SUGESTÕES PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA PESSOA QUE VIVE ANSIOSA.
O autor Miguel Casas Hilari em seu livro dá conselhos para se conviver melhor.
Entre eles comenta a pessoa tentar enxergar os problemas sob outro ponto de vista, dando menos importância aos problemas:
Praticar exercícios físicos
?vitar focar a atenção nos problemas
Boa alimentação
Estabeleçer metas a longo e curto prazo
Relaxar

-Procurar evitar de ficar ansiosa,por qualquer situação que não tem comando e/ou não conhece

-fazer terapia com um psicólogo que lhe cause empatia e não guardar preocupações e eoutros sentimentos opressores

Ações do Enfermeiro

Focalizada na emoção e focalizada no problema;A apreciação do risco par a saúde e a educação do paciente para melhorar seu comportamento frente a doença.

 

Atitudes de Superação

 

A pessoa está em constante interação com seu meio ambiente,interno ou externo,assim a mudança é constante e necessária para o crescimento psicossocial e fisiológico ótimo(Brunner)

 


Segundo o que Dráuzio Varella relata em seu site de entrevistas com o DRº Marco Aurélio Dias relata que devemos enfrentar nossos problemas quando não podemos eliminá-los, algumas dicas:
Metas

Se esperarmos numa posição cômoda que o tempo resolva os nossos problemas e não provocarmos um resultado, a única coisa que o rempo faz é nos tornar mais velhos.
??Competição é até saudável, porém quando se torna uma ficção e a pessoa inicia uma comparação com outras pessoas, querendo sempre estar à frente,no controle da situação essa competição é nociva a saúde.
?Deixar nossas defesas contra novos relacionamentos e nos entregar aos relacionamentos.

TRATAMENTO
Não há como diagnosticar com exames laboratoriais específicos.
Para que o quadro não evolua o cliente necessita o apoio da família e pessoas a sua volta.
A única maneira de evitar que o quadro vire crônico é o controle de si mesmo, procurando psicólogos e dependendo da gravidade do quadro, um psiquiatra.

Acupuntura

Através de acupontos que regulam o desequilíbrio ,como o canal do Pulmão,Fígado,Baço Pâncreas estimulando neurotransmissores no cérebro


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Revista veja.
Wikipédia.
Revista Brasileira de Medicina.
Guia Essencial da DEPRESSÃO.

Brunner & Suddarth.


Artigo Original
Transtornos psiquiátricos comuns no Serviço de Emergência Psiquiátrica - uma experiência do Centro Hospitalar de Santo André.