ANJOS DE CARNE E OSSO ? Geraldo Barboza de Carvalho
A palavra 'anjo' vem do grego ?ângelos?, ?angelus? em latim, 'anjo' em Português e significa mensageiro. 'Evangelho' vem de ?eu? (bom em grego) + Ângelos e significa bom mensageiro, antes que boa mensagem. Evangelho, portanto, antes de ser Palavra escrita é a Palavra feita homem em Jesus Cristo. Jesus em Pessoa é o Evangelho, o Bom Mensageiro, o principal Anjo, o Mensageiro, o Enviado do Pai para ficar conosco para sempre. Veio ficar conosco e trazer a boa notícia que nunca envelhece, que é sempre manchete na mídia. Esta notícia é: "Deus nos ama tanto que enviou seu Filho Único para tomar corpo humano no ventre da mulher Maria de Nazaré, viver uma vida igual a nossa, ter alegrias e tristezas, preocupações como nós temos e dar a vida por nós na humilhação da cruz e a retomar pela ressurreição dos mortos. Jesus continua dando a vida por nós ainda hoje, quando cremos nele e praticamos o que ele manda. "Eu vim do Pai e agora retorno a Elei. Mas não vos deixarei órfãos, pois o Pai vos enviará em meu Nome o Espírito da Verdade, Deus Consolador, Deus Mãe, a Mensageira divina, que ficará convosco para sempre. Eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo".
Jesus retornou para o Pai, mas sua missão continuou na terra e no céu. Na terra, enviou Doze Apóstolos e envia cada um de nós para sermos anjos bons no mundo no seu Nome e anunciar a notícia maravilhosa ao mundo: "Recebei o Espírito Santo. Como o Pai me enviou, eu também vos envio. Ide pelo mundo e anunciai a boa Notícia por toda parte a toda criatura: o Pai vos ama e eu vos amo também. Amai-vos uns os outros como eu, o Pai, Ruah vos amamos. Curai os enfermos, expulsai os demônios, ressuscitai os mortos, dai de comer a quem tem fome, de beber a quem tem sede, vesti os nus, abrigai os forasteiros". Como Jesus, os Apóstolos, você, eu somos os anjos de Deus no mundo, para praticarmos as boas obras da fé no nome e lugar de Jesus. Muito mais importantes que os anjos do céu, são os anjos de carne e osso que vivem na terra continuando a missão diaconal e profética de Jesus. A missão mais importante é a de Jesus no céu: interceder dia e noite pelos irmãos, a Igreja militante, pra que não desfaleça na fé e na prática do amor fraterno.
É a missão sacerdotal de Jesus, iniciada com o lava-pés e instituição da eucaristia, consumada com sua morte de cruz e a ressurreição. Jesus é o Enviado, o Mensageiro do Pai desde antes da criação do mundo, quando o Cordeiro sempre esteve imolado e de pé.
É ridículo representar, muitas vezes, os anjos na forma de criança inocentes, inativos. Pois, os anjos do céu e da terra têm responsabilidade, missão a cumprir no Reino de Deus. Criança alguma tem condições de assumir responsabilidade nas coisas humanas ou nas de Deus. Mas, os anjos do céu e da terra são pessoas adultas, maduras, conscientes da sua missão e responsabilidade. Anjo é você e eu quando levamos a vida a sério, somos testemunhas de Jesus e das coisas que nos manda anunciar, pra que as pessoas creiam e pratiquem o que ele ensinou e vivam como ele. Ser ético é ser anjo no mundo dominado pela safadeza, a ganância, a falta de respeito pelos valores éticos. Cada um de nós tem seu anjo da guarda, mensageiro de Deus, enviado em especial para guardar, reger e iluminar você. "Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me reja, me guarde, me governe e me ilumine. Amém". Mas, cada um de nós é também um anjo para alguém ou algumas pessoas na terra. Os pais são anjos pra os filhos, irmãos são anjos uns para os outros: cada um cuida e é cuidado. Governantes deveriam ser anjos pra seu povo, mas não raro são demônios maus que infernizam seus comandados. Médicos, enfermeiras, professores, agentes comunitários, freiras, padres, missionários, gente que cuida de pessoas são anjos para elas. Anjos equipados de razão e coração, técnica e tirocínio, tecnologia e sabedoria aprendida no convívio humano.
Bíblia é a Carta de amor do Pai trazida por Jesus e anunciada pelos profetas do Antigo e Novo Testamento. Jesus é o Evangelho do Pai em Pessoa, o Livro, a Palavra de Deus feita carne. A Bíblia é Palavra de Deus, transmitida, primeiro, pelo Mensageiro de Deus, Jesus, pelos Apóstolos e por nós, na seqüência de Jesus. Os anjos do céu são mensageiros auxiliares. Os mensageiros principais estão na terra, são de carne e osso. Primeiro, Jesus, a Palavra de Deus encarnada; por vontade de Jesus, nós também somos mensageiros do Boa Nova do céu, quando anunciamos a Palavra de Deus, servimos os necessitados, oramos e vivemos eticamente. Orar é a missão principal de toda pessoa que crê: cristão, judeu, muçulmano, indu. Na oração, recebemos energia para anunciar a Palavra, amar os irmãos e perdoar quem nos ofendeu, para sermos éticos e denunciar os corrutos do mundo e da Igreja.
Menos anjos na terra e mais humanidade, mais calor humano, mas respeito pela vida, mais ética na vida particular e na política. Menos orações vazias e mais mãos à obra. Os anjos do céu nunca deixaram de cumprir seu papel na terra. Mas as tarefas que são nossas, é inútil delegá-las aos anjos. O que nos compete fazer, nem Deus ou os anjos farão por nós. O mundo não é melhor não porque Deus e os anjos do céu não queiram. Eles querem sempre. Mas se nós não fazemos nossa parte, o mundo continuará perverso e Deus ficará esperando que assumamos responsabilidades no mundo, que sejamos pessoas éticas, que pautam suas vidas pelo direito e a justiça. O mais é conversa fiada, enganação. Oração sem obras é ofensa ao Deus do direito e da justiça, Deus ético. "Basta de trazer-me oferendas vãs: elas são para mim um incenso abominável. Quando estendeis as vossas mãos, desvio de vós os meus olhos. ainda que multipliqueis as orações não vos ouvirei. As vossas mãos estão cheias de sangue: lavai-vos, purificai-vos. Tirai da minha vista as vossas más ações! Cessai de praticar o mal, aprendei a fazer o bem. Buscai o direito, corrigi o opressor! Fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva! Então poderemos discutir. Mesmo que os vossos pecados sejam como escarlate, tornar-se-ão alvos como a neve" diz o indignado profeta Isaías.
Geraldo Barboza de Carvalho,