Há quem pense que uma casa com animais domésticos não pode ter tapetes para sala. Ledo engano! É possível, sim, utilizar os tapetes como elementos decorativos em casas com bichos de estimação, basta tomar alguns cuidados.

 Um deles é escolher corretamente os tapetes para sala. Os melhores são os modelos confeccionados com materiais sintéticos, como o polipropileno e o sisal, pois são mais fáceis de serem higienizados e possuem maior resistência a danos.

 Escolhidos os tapetes para sala, invista numa limpeza diária das peças. Esse passo é fundamental e deve ser feito sempre, para livrar esses itens do acúmulo de pó e dos pelos dos animais.

 A poeira e os pelos dos animais formam uma combinação terrível para a saúde dos moradores da casa, principalmente os alérgicos, piorando também quadros de doenças respiratórias.

 Além disso, tapetes para sala sujos, com acúmulo de pó e ácaros, também podem fazer mal para os animais domésticos, provocando doenças de pele, como infecções leves que levam à perda de pelo.

 Por isso, limpe diariamente seus tapetes para sala. A melhor forma é passando um aspirador de pó pelas peças, o que ajudará a eliminar não somente a poeira, mas também eventuais pelos dos animais domésticos.

 Caso não tenha um aspirador de pó para limpar seus tapetes para sala, faça a higienização diária utilizando uma escova com cerdas macias, passando-a sempre no sentido das fibras das peças, evitando-lhes danos.

 Não utilize escova ou vassoura com cerdas duras para fazer a limpeza diária dos tapetes para sala. O motivo é simples: elas danificam facilmente as peças, prejudicando suas fibras e beleza.

 Caso o animal de estimação urine nos tapetes para sala, faça uma rápida limpeza, para garantir que as peças não fiquem com mau cheiro. Nesse caso, uma opção é realizar uma higienização pontual utilizando produtos de limpeza específicos para tapetes.

 Se não tiver esse produto, faça uma solução com água e vinagre branco, que neutraliza o cheiro da urina, em partes iguais. Com o auxilio de um spray, borrife essa mistura no local e absorva a umidade com a ajuda de um pano macio, pressionando-o sobre a peça.