Animação e Comunicação:

Uma mediação estética e semântica

Introdução

A animação permite ao ser humano por meio de um processo de relacionamento construído por imagens, uma maneira sugestiva e semântica de se comunicar, ou seja, tem a peculiaridade da produção de material simbólico intermediado nas imagens ilusoriamente em movimento. Seja por desenhos produzidos manualmente, seja por animação construída por métodos computacionais, ela mantém seu trabalho por características imagéticas e simbólicas que cativam ou aprendem a atenção do seu telespectador à reflexão, visto os recursos de abstração que a forma produz. Atualmente a produção de artes animadas tem sempre como pressuposto a elaboração e produção de entretenimento, muitas pessoas acreditam que esta seja a primeira e principal função da linguagem, o que é contrário a real funcionalidade em que esta técnica obteve em sua origem. O objetivo principal de toda e qualquer animação como um todo, é criar um espaço de relacionamento entre seres humanos por meio de objetos e símbolos expostos a alusão de movimento. Imagens se destacam para representar ações e simular deslocamentos e expressões produzidas por objetos e processos técnicos com a finalidade de dar um aprofundamento estético à imagem. De tal maneira, o homem das cavernas, quando fazia suas imagens rupestres ou mesmo as sombras chinesas, tinha o mesmo objetivo em comum (MOTA, 2007, p. 3), estabelecer com o “outro” uma relação de discernimento de sentido por intermédio de imagens. Esta intermediação produzida pelos processos animados pode ser apresentada de diversas maneiras e formas, desde que, o objeto exposto manifeste em seu receptor uma ilusão de movimento, seja este exposto nas imagens por cores, formas, texturas, ou qualquer outra qualidade da imagem...