Introdução:A Triagem Neonatal (TN) refere-se ao conjunto de exames laboratoriais realizados durante o período neonatal com o objetivo de detectar distúrbios metabólicos e congênitos. Enquanto que a Anemia Falciforme (AF),é uma doença genética, hereditária que não possui cura e afeta as hemácias e ocasiona várias manifestações .O objetivo deste estudo foi determinar o nível de conhecimento dos pais acerca da importância deste teste e a assistência de Enfermagem diante de casos positivos da doença.

Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de natureza qualitativa-quantitativa. O trabalho foi desenvolvido no Hospital Municipal Materno Infantil Sinhá Castelo em Caxias-MA no período de março a maio de 2007 com 70 familiares e 3 profissionais de saúde que atuam na assistência aos falcêmicos.

Resultados: Verificou-se que 90% dos entrevistados já ouviram falar sobre o teste; 78,5% consideram o teste importante, no entanto, desconhecem sua finalidade; 59% citaram o enfermeiro como a principal fonte de informação sobre a TN; com relação ao acompanhamento às crianças falcêmicas, restringi-se a consultas médicas.

Conclusão: Conclui-se que o nível de conhecimento dos pais confirma a falha que está ocorrendo no repasse das informações ou a não informação sobre a TN, e a assistência de enfermagem é ausente.