Introdução:
O evangelho de Mateus é impactante demonstra a superioridade de Jesus em relação aos profetas. Foi direcionado a leitores judeus que deviam crer nele como o Messias que a muito esperado chegara par inaugurar o seu reino na terra. São apresentadas provas irrefutáveis de que Jesus é de fato o Cristo mostrando sinais prodígios e maravilhas.
O texto em questão mostra a fragilidade humana frente aos desafios que nos são apresentados e revela também que é possível viver o sobrenatural mesmo quando as coisas parecem fugir do controle.
Apresento o milagre de andar sobre as águas:
Jesus havia alimentado uma multidão com cinco pães e dois peixinhos e agora mostra sua superioridade sobre Moisés e sobre Eliseu, não queremos aqui mensurar níveis de dificuldade dos milagres, mas queremos demonstrar que em suas diversas maneiras de agir Jesus sempre apresenta algo a mais.
Moisés precisou de um cajado e de uma orientação ouvindo do próprio Deus: por que clamas a mim? Eliseu conseguiu desafiar a matéria ao fazer o machado flutuar, ambos eram profetas e eram porta vozes de Deus, mas agora o próprio verbo (Jesus) se manifesta e anda por sobre as águas, afirmando através de atos que tinha dito: Todo poder me foi dado nos céus e na terra.

Sobrevivendo aos ventos contrários da vida


Jesus dá ordem aos discípulos a embarcarem e passar para o outro lado.
Jesus foi orar sozinho: comunhão com o pai e exemplo pra nós.

Ao fim da tarde o barco estava longe, distante da terra, açoitado pelas ondas, vento contrário.
☼sozinhos
☼sem apoio
☼sem direção
Mas na quarta vigília da noite: entre três e seis horas da manhã Jesus vai de encontro ao barco andado por sobre as águas.Mas a situação tinha piorado, as circunstâncias apontavam para um naufrágio, seguido de morte para todos os que estava naquele barco, eu compreendo que Jesus nos permite chegar ao limite da nossa resistência para que quando ele vier ao nosso socorro não incorrermos no erro de pensar que vencemos as desventuras da vida por nosso próprio esforço.

Por que Jesus demorou tanto? Ótica humana x ótica de Deus.
A nossa visão é limitada, além de sermos escravos do tempo, então é natural para o ser humano permitir a ansiedade no seu coração por causa da limitação humana.

Jesus desafia a matéria e anda por sobre as águas. Ele vem ao nosso socorro!

O medo ofusca a nossa visão. Nesse episódio vimos Jesus andando por sobre as águas, mas o medo transformou o socorro em algo que para alguns causa mais pavor: fantasma. Mas Jesus se identifica e soluciona os problemas dos discípulos.

►Palavras que confortam; tende bom ânimo, não temas, sou eu.
►A intrepidez de Pedro: se és tu, manda eu ir ter contigo!
►Pedro andou por sobre as águas;
►Reparando na força do vento teve medo e começou a submergir;
►Jesus tomou-o pela mão;
►Subindo ambos para o barco cessou o vento.
O cristão precisa:
1. Renovar a esperança
2. Reconhecer Jesus
3. Abandonar o medo
4. Ter fé

Conclusão:
Ás vezes nos encontramos diante de tantos problemas e envolvidos em embaraços que o sentimento de estar só se torna uma realidade, e nem mesmo as melhores palavras podem nos confortar, mas tudo serve para um aprendizado, devemos mesmo em meio a escuridão e tormentas enxergar o socorro vindo em nossa direção e mesmo se na tentativa de acertar vier a naufragar, há um Deus que tem o domínio sobre a matéria que pode me estender a mão e me fazer andar por sobre as águas, ele vai entrar no meu barco na quarta vigília da noite, no momento que eu pensar que vou sucumbir terei o apego de suas mãos me levantando e me fazendo vencer!
Aleluia!

Pastor Jezias Ferreira