ANATOMIA FISIOLOGIA DO SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO E FEMININO DAS AVES
Os órgãos reprodutivos das aves domésticas possuem vários aspectos característicos. As características mais marcantes do trato reprodutivo da ave macho são a localização, forma e tamanho dos testículos e ausência de pênis. Já nas fêmeas, os órgãos genitais estão constituídos pelo ovário esquerdo, o direito sofre atrofia, e pelo oviduto, estando o útero e a vagina incluídos. A cloaca participa como órgão de cópula e excretor. Outro importante aspecto da reprodução das aves o fato dessa caracterizar-se pela ovovivipariedade. Nessa modalidade reprodutiva, a prole descendente abandona o corpo materno após um período muito curto de desenvolvimento embrionário e submete a maior porção de seu desenvolvimento fora do corpo. Para satisfazer às necessidades impostas pela ovovivipariedade, a ave faz a maioria de seu trabalho reprodutivo antes da postura do ovo, porque ela fornece todos os nutrientes necessários para criar e sustentar o crescimento embrionário e fetal. Para isso, o ovo contém nutrientes na gema e na albumina, água e envolto por membranas e uma casca protetora.
O oviduto pode ser subdividido em cinco regiões funcionais a partir do final do ovário: infundíbulo, magno, istmo, útero ou glândula da casca e vagina.Tem sido mostrado que o infundíbulo engloba o folículo antes da ovulação e toma forma arredondada quando o óvulo é liberado. Assim o conceito de um ovo que "cai" do ovário não é necessariamente exato. Quando um óvulo vai ser transformado em um ovo fértil, a fertilização ocorrerá no infundíbulo, e uma vez que tem inicio a estratificação das camadas de albumina sobre a gema, a fertilização torna-se impossível.
O trato genital masculino das aves é formado pelos testículos, túbulos seminíferos (epidídimo e ducto deferente) e aparelho copulatório. As gônadas dos machos, testículos, têm como função principal produzir espermatozóides, além de produzir hormônio que dão características do sexo masculino. Cada canal deferente penetra em uma papila a qual ejeta o sêmen para dentro da cloaca.
O sistema urogenital das aves assemelha-se em muitos aspectos mais ao sistema urogenital dos répteis do que ao dos mamíferos, com exceção dos monotremados. Em algumas aves de desertos, como o avestruz, as glândulas de sal representam um meio de conservação da água do corpo. Pela remoção de sais pelo sistema excretor, pode ocorrer maior reabsorção de água na cloaca. Poucas aves podem sobreviver sem beber água e as, que o fazem, devem reduzir a perda cloacal de água. Isto é conseguido, em algumas pequenas espécies de desertos e algumas espécies que vivem em pântanos salgados, pelo aumento do número das alças de Henle, nos rins. Estas alças reabsorvem água e, por intermédio disto, concentram a urina. Os lobos medulares dos rins, onde existem estas alças, são duas ou três vezes mais abundantes nas espécies que conservam a água do que naquelas que bebem água regularmente.
Os testículos são pares e permanecem na região superior da cavidade abdominal. Na maioria das aves, o ducto deferente de cada lado abre-se independentemente na cloaca. Entretanto, em algumas aves, como nos patos e gansos, uma estrutura única parecida com um pênis, semelhante ao das tartarugas e crocodilos-, é derivada da parede anteroventral da cloaca.
Na maioria das aves, o ovário e o oviduto direitos, ainda que presentes durante o desenvolvimento embrionário, tornam-se vestigiais, de maneira que apenas o sistema genital esquerdo é funcional. Existe uma exceção entre os membros da ordem dos Falconiformes, em que a maioria das fêmeas tem dois ovários funcionais. Ao longo do oviduto, encontram-se diversas glândulas, que segregam membranas em torno dos ovos, incluindo camadas de albumina, membranas da casca e a casca calcária.
Fonte:br.geocities.com

Aparelho reprodutor
da Fêmea


Aparelho reprodutor
do Macho

Fonte: ns.rc.unesp.com.br

fonte : aves.com
Macho - Esquerda
Fêmea - Direita
C - Cloaca
L - Pulmão
O - Ovário
OD - Oviduto
R - Rim
S - Ducto Defente
T - Testículo
Fonte:br.geocities.com

APARELHO UROGENITAL DAS AVES
Glândulas genitais acessórias ausentes.
Suprimento sanguíneo: ramos da artéria renal cranial
Ducto deferente: sinuoso em todo o seu percurso; mede cerca de 10cm; penetra na cloaca juntamente com o ureter na região dorsal do urodeo; dilatação (receptáculo do ducto deferente), óstiofinal (papila do ducto deferente).
fonte: aves.com

Principal local de armazenamento de espermatozóides: ducto deferente com um todo (0,9 ml).
Aparelho copulatório: localizado na extremidade caudal da cloaca (não visível no estado de repouso); consiste: para de papilas dos ductos deferentes, par de corpos vasculares, falo, pregas linfáticas.
Papilas dos ductos deferentes: projeções cônicas da parede do urodeo.
Corpos vasculares: situam-se na parede ventrolateraldo urodeoe do proctodeo, entre a extremidade dilatada do ducto deferente e o falo; corpos achatados e fusiformes; numerosos tufos de capilares ateriais.
Falo: situado na linha média ventral do proctodeo, imediatamente caudomedialàs papilas dos ductos deferentes.
Consiste de corpo fálico mediano (corpo branco ou órgão copulatóriorudimentar), corpos fálicos laterais pares (pregas redondas).
Pregas linfáticas: interpostas entre o corpo fálico lateral e a papila do ducto deferente; ficam eretas durante a excitação.
Músculo retratorcaudal do pênis: insere-se no corpo mediano do falo.
Músculo retratorcranial do pênis: lateralmente àparede cloacal, próximo às pregas linfáticas.

fonte:br.geocities.com

Vista caudodorsal do órgão copulatório inteiramente ereto de um galo adulto.
A prega muscular é o "esfíncter anal interno" de Burrows e Quinn (1937) e é supostamente a prega coprourodeal que separa o urodeo do coprodeo. O receptáculo do ducto deferente está em linhas pontilhadas. (Segundo Burrows e Quinn [ 1937 ], por cortesia de Poulury Science.)

Sistema Reprodutor Feminino
Órgãos reprodutores: ovário e oviduto.
Ovário: produz ovo, gema fabricada no interior do oócito(substâncias sintetizadas no fígado).
Oviduto: conduz ovo atéa cloaca, adiciona albume, duas membranas da casca e casca.
Vida embrionária: duas gônadas simétricas são formadas, bem como dois ovidutos.
Na ave adulta: apenas ovário e ovidutoesquerdos.

Oviduto esquerdo
Infundíbulo: funil (imediatamente caudal ao ovário), 4 a 10 cm; região tubular (colo), mucosa pregas, captura o oócito.
Magno: componente mais longo e mais espiralado, 20 a 48 cm, parede mais espessa (presença de glstubulares dentro das pregas longitudinais da mucosa, mais altas e espessas); ovo permanece 3 hs, produção clara.
Istmo: curto e ligeiramente reduzido no diâmetro, 4 a 12 cm, limite istmo-magno (faixa estreita de tecido 1 a 3 mm, zona translúcida), pregas mais estreitas e curtas, longitudinais; ovo permanece 1 h, produção membranas da casca.
Útero (glândulas da casca): região expandida curta, semelhante a um saco, pregas da mucosa intersectadas por sulcos transversos e oblíquos; ovo permanece 20 hs, adição água e casca.
Vagina: estreito tubo muscular, acentuadamente curvo, formato de "S", 4 a 12 cm, esfíncter da vagina; expele o ovo.

fonte: br.geocities.com

Sistema Reprodutor Masculino
Fonte: Fernanda Radicchi, www.icb.ufmg.br
Relativamente simples.
Testículos formato de feijão, coloração (branco amarelada no macho imaturo, branca no macho sexualmente maduro).
Localizados cranio ventralmente à divisão cranial dos rins.
Relacionam-se: caudalmente-veia ilíaca comum, cranialmente-superfície ventral do pulmão, medialmente-aorta, veia cava caudal e glsadrenais.
Testículos: circundados pelos sacos aéreos
Testículo ativo não é firme ao toque
Superfície é coberta pela albugínea (mambranácea e extremamente delgada), septos e lobulações estão ausentes e não hámediastino do testículo; maior parte formada por milhares de túbulos seminíferos.
Epidídimo: estrutura alongada e fusiforme, intimamente inserida ao longo de toda a borda dorsomedialdo testículo.
Cabeça, corpo e cauda não estão presentes
Ducto epididimáriomais curto mamíferos; histologicamente idênticos.

APARELHO COPULATÓRIO
As aves apresentam um aparelho copulatório localizado na extremidade caudal da cloaca que se encontra escondido por uma prega ventral no ânus em animais fora da excitação. O aparelho copulatório consiste de:
1 par de papilas do ductos deferentes
1 par de corpos vasculares
1 par de pregas linfáticas
1 corpo fálico dividido em uma porção mediana (1 a 3mm no galo e em torno de 5cm no pato) e duas laterais (Direita e Esquerda).
O macho não tem pênis, mas sim um falo erétil. Esse é pequeno e não funciona como órgão penetrante, sendo o sêmen transferido para a fêmea pelo contato rápido do falo rudimentar com a vagina invertida.

FECUNDAÇÃO DO OVO
As aves são dióicas, com fecundação interna, ovíparas e com desenvolvimento direto.
A fecundação ocorre geralmente na região superior do oviduto, as glândulas da parte posterior secretam as membranas da casca quando o ovo está pronto para a postura. A fêmea possui apenas um ovário, que produz grande óvulos.
O óvulo, também chamado de gema, quando fecundado pelo espermatozóide masculino, forma o zigoto, embrião do novo ser vivo. Passando por um longo canal, o ovo sai pela cloaca.
Os ovos são chocados pela fêmea, pelo macho ou pelos dois, geralmente, em ninho. O corpo da ave adulta sobre os ovos lhes garante o calor necessário para desenvolver o embrião. O período de incubação dura de 20 a 30 dias.
Em toda a vida animal a reprodução se processa através do ovo, sendo que no caso das aves o ovo apresenta peculiaridades próprias, dentre elas o seu tamanho, que inclusive supera em muito o ovo dos mamíferos, este fato deve-se aos ovos das aves conterem reservas alimentares que serão usadas pelo embrião durante o seu desenvolvimento até a sua completa formação, que compreende o momento da postura até a eclosão, já que este desenvolvimento se processa fora do corpo da ave.
O ovo se desenvolve no ovário do pássaro a partir da célula reprodutora chamada óvulo que é envolvido pelo folículo que se prende ao ovário por um pedículo. Para facilitar o entendimento imagine um cacho de uvas em que os talos são os pedículos e as uvas os folículos contendo o óvulo.
No ovário encontram-se vários óvulos que se desenvolvem no momento em que as fêmeas atingem a maturidade sexual e "APRONTAM" Neste momento inicia-se a Solicitação de Cópula por parte da fêmea que se coloca em posição característica para que o macho efetue a monta e a fertilize, logo após a Cópula as fêmeas entram em "Tremulação da Plumagem" neste momento ocorre o rompimento do folículo e o ovo se desprende do ovário sendo recolhido pela trompa e fecundado na parte superior do oviduto daí a necessidade da tremulação das asas por parte das fêmeas. Uma única célula masculina fecunda todas as células femininas a união destas células causam a fecundação e em seguida o desenvolvimento do embrião. Baseado no exposto recomendamos apenas duas cópulas com intervalo de oito horas entre elas como sendo mais que suficiente para uma fertilização segura. A célula fecundada logo começa a se dividir, muitas divisões ocorrem Andes do ovo ser posto. Do momento da fecundação ocorrida no oviduto superior, até a formação da casca no oviduto inferior, o ovo percorre todo o oviduto em aproximadamente vinte e quatro horas é neste percurso que ocorrem os problemas de retenção do ovo.


OVIDUTO
Após a fecundação no oviduto superior, os ovos iniciam uma corrida pelo pavilhão do oviduto para se processar a completa formação do ovo, como se fosse uma linha de montagem.
À medida que a gema vai sendo impelida através do oviduto vai recebendo as diversas camadas de clara em torno da gema até chegar no oviduto inferior para receber a casca composta de Carbonato de Cálcio, todo o processo é concluído em no máximo vinte e quatro horas para a postura do primeiro ovo. Caso esta previsão não se concretize, providências imediatas se fazem necessárias no intuito de promover a expulsão do ovo em questão.
À medida que a gema vai sendo impelida através do oviduto vai recebendo as diversas camadas de clara em torno da gema até chegar no oviduto inferior para receber a casca composta de Carbonato de Cálcio, todo o processo é concluído em no máximo vinte e quatro horas para a postura do primeiro ovo. Caso esta previsão não se concretize, providências imediatas se fazem necessárias no intuito de promover a expulsão do ovo em questão.

Fonte: Livro Doenças das Aves - MACARI - 2000




BIBLIOGRAFIA
www.avesp.com
ns.rc.unespom.c.br
br.geocities.com
Fonte: Livro Doenças das Aves - MACARI - 2000
www.calopsitamania.com.br

www.criadourokakapo.com/index.php?secao

www.ebah.com.br