Em grande expansão o Brasil vem explorando cada vez mais novas maneiras sustentáveis e econômicas para o seu desenvolvimento foi dessa forma que o governo brasileiro está iniciando o processo de licitação para implantação de um TAV ( Trem de Alta Velocidade ) entre os eixos Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas.
As informações mostradas nesse relatório são de uma visão geral sobre alguns estudos realizados no Brasil e sobre experiências em paises que já utilizam o TAV como solução no transporte, essas informações aqui reunidas apresentam uma visão geral sobre os estudos realizados com vistas à avaliação das condições para a implantação desse empreendimento.
A intenção desse relatório é mostrar custos, viabilidade, benefícios e aspectos negativos, assim como alguns problemas encontrados na sua gestão.
Por fim, são demonstrados os resultados das analises econômicas e ambientais das regiões que irão receber o TAV com um foco voltado para o roteiro Campinas X São Paulo onde há uma maior demanda por sinal.

Dessa forma será mostrado à inviabilidade do custo benéfico que o projeto apresenta. Assim como a grande oportunidade do aumento da corrupção e gastos. Estes, por sua vez, subsidiam a análise da modelagem econômico-financeira e de concessão do empreendimento que se encontram em fase de conclusão e, oportunamente, serão divulgadas.