RESUMO

O presente artigo científico constitui-se em uma pesquisa bibliográfica relacionada com os principais aspectos da análise textual, tais como definição, classificação, entre outros. A escolha da abordagem desta temática neste estudo se deu pelo interesse em ampliarmos nossos conhecimentos sobre o modo como um texto pode ser analisado e demais assuntos relacionados a este tema. Assim, podemos dizer que o principal objetivo deste artigo é reunir todas as informações possíveis dos constituintes da análise textual: conceito, tipos, estrutura etc. Para melhor desenvolvermos este estudo, o mesmo estará voltado para a reflexão da seguinte problemática: O que é realmente uma análise textual e como esta se encontra constituída? Para nos ajudar nesta reflexão, foi muito importante a consulta às obras de Astivera (2015), Martins (2010), Prestes (2012), Ruiz (2011), Silveira (2011), entre outros. Ao término deste estudo, esperamos ter conseguido obter o maior número possível de informações sobre a análise textual e os elementos que a compõe.

Palavras-chave:Análise. Interpretação. Texto.

1. INTRODUÇÃO

Como veremos aqui, analisar um texto significa estudá-lo, decompô-lo, dissecá-lo, dividi-lo e interpretá-lo. Assim, neste tipo de análise, cada parte de um texto deve ser avaliado procurando-se os aspectos chaves do autor e a relação entre as partes que o constitui.

De um modo geral, podemos dizer que o objetivo de uma análise textual é o aprimoramento da leitura, a seleção dos trechos mais importantes contidos no texto e a familiarização com os termos técnicos, ideias, entre outros. De acordo com Prestes (2012, p. 28), “o principal objetivos de uma análise textual é hierarquizar o conteúdo do texto; perceber que as ideias se relacionam e, identificar as conclusões e as bases que as sustentam”. Assim, podemos concluir que uma análise textual tem como finalidade conduzir o leitor a conceber uma visão ampla sobre determinado texto, pretendendo desenvolver uma leitura detalhada, isto é, estudando as ideias principais e o pensamento do autor de uma forma objetiva e clara, destacando as partes essenciais do texto.

Durante a pesquisa bibliográfica que fundamentou o embasamento teórico deste estudo, vimos que a análise textual pode se apresentar da seguinte forma: análise textual propriamente dita, análise textual temática, análise interpretativa e crítica, problematização e conclusão pessoal. Como parte integrante da análise textual encontramos: (a) Análises dos elementos, que visam a compreensão do texto; (b) Análise das relações, composta pelas ideias secundárias, pelos fatos específicos que conformam uma opinião, pelos pressupostos básicos de uma tese ou reflexão sobre a qual se apoia, pelos elementos de causa e efeito e pelos elementos de argumentação e afirmações pertinentes ou não; (c) Análise da estrutura, composta pela estática (resultante do processo de sucessão de fenômenos) e pela dinâmica (gerado de um processo, como no casos dos textos das ciências sociais).