RESUMO
Análise temática do texto "As práticas investigativas no processo de letramento de alunos do ensino superior", escrito por Solange Bonomo Assumpção.

ASSUMPÇÃO, Solange Bonomo. As práticas investigativas no processo de letramento de alunos do ensino superior.

No supracitado documento, a autora tem por intenção principal apresentar as práticas investigativas como importante método de elevação do nível de conhecimento de graduandos, denotando grande relevância no processo de desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita como construtores de um panorama idealizado para tais alunos. Ainda aponta as dificuldades encontradas neste processo de letramento e as influências de tais práticas, não apenas no ambiente didático, mas também contribuindo fortemente para a valorização de competências funcionais e práticas sociais, inicialmente de modo individualizado, posteriormente com aplicabilidade compartilhada. Neste contexto, trata de uma contraposição a métodos de ensino remotos, cujas preocupações se distanciavam dos ideais de desenvolvimento de aptidões no campo da leitura/escrita que incorressem para uma prática científica, modificando a conjuntura da atuação dos professores como agentes motivadores de interações entre os seus alunos e a articulação das diversas formas de conhecimento. Para fomentar a comprovação das suas teorias, a autora cita uma atividade desenvolvida por acadêmicos de um centro universitário mineiro que consistiu em pesquisas e práticas pedagógicas que influenciassem alunos do ensino fundamental com necessidades educacionais especiais a executarem trabalhos de forma interativa, promovendo ambientes de socialização e discussão de materiais didáticos, após garantir o conhecimento prévio das temáticas pelos alunos, que trabalhavam em pequenos grupos, possibilitando ainda reflexões acerca de suas próprias evoluções no campo do saber após introdução das estratégias adequadas.

Vinícius Sampaio Silva é integrante do GEPISTAE e graduando em Letras/Inglês pela UNIT - Universidade Tiradentes, Aracaju/SE.