INTRODUÇÃO

 

O seguinte trabalho tem como objetivo, aplicar os conhecimentos de análise técnica que temos adquirido em sala de aula, de forma clara, simples e objetiva, mostrando que a análise técnica é uma ótima ferramenta que nos ajuda no mínimo a otimizar os ganhos na bolsa de valores. Este tipo de analise é muito importante para nos ajudar a entender o comportamento do mercado, porém é importante ressaltar que uma analise mais profunda dos fundamentos da empresa e dos acontecimentos do dia no mundo, também ajudarão a otimizar os ganhos ou minimizar as perdas.

Analisaremos os gráficos de 3 empresas, Ibovespa, Cemig e Itaú, mostrando as tendências, padrões de candles, relação entre volume e volatilidade com os preços e formações dos gráficos.

 

 

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 ANÁLISE DO GRÁFICOS DOS CANDLE DIÁRIO DO IBOVESPA, ITAÚ E CEMIG

 

Analisando os Candles do IBOV do período de janeiro de 2009 a julho de 2014, o mercado passou por grandes oscilações com padrões de alta e de baixa entre eles um engolfo de baixa.

A empresa Itau-Unibanco no período de 2009 a 2014 apresentou somente padões de alta com vários doji, engolfo de alta, martelos e harami.

Analisando os candles diários da Cemig, do ano de 2009 a 2014, podemos ver que ao longo do tempo foi caracterizado com vários padrões de alta com vários doji, engolfo de alta e martelo invertido. No ano de 2013 o mercado passou por uma nuvem negra. Em 2014 o mercado voltou para o padrão de alta.

2APRESENTAÇÃO DAS SÉRIES

 

2.1 Cemig.

 

Companhia energética de Minas Gerais, Cemig. Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (CEMIG) é uma das principais concessionárias de energia elétrica do Brasil, tendo sede na cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais.

A Cemig foi fundada em 1952 pelo governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek de Oliveira. É a maior empresa integrada do setor de energia elétrica da América do Sul em número de clientes e a maior da América Latina em quilômetros de rede e de equipamentos e instalações

A Cemig teve suas ações inicialmente listadas na Bolsa de Valores do Estado de Minas Gerais a partir de 14 de outubro de 1960. Em 14 de janeiro 1972, nossas ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) passaram a ser listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) com os símbolos CMIG3 (ON) e CMIG4 (PN). Desde outubro de 2001, a Cemig está listada no Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa. Além disso, as ações são negociadas na Bolsa de Madri (XCMIG) desde 2002 e na Bolsa de Nova Iorque desde 1993.

 

2.2 Itaú Unibanco

 

Itaú foi uma empresa fundada em primeiro de agosto de 1988, com uma história ousada de empreendedorismo, com uma equipe apenas de 18 profissionais e um capital de 20 milhões sua sede foi instalada na capital de São Paulo. Os principais empreendedores foram Fernão Bracher e Antônio Beltrão, que se uniram com um banco austríaco chamado de Creditanstalt de maior porte e referência na Áustria.

No primeiro momento foi uma instituição que atendia o mercado brasileiro com operações financeiras que dava suporte ao mercado de atacado por meio de banco de investimento e distribuidora de valores. Em dezembro do mesmo ano, os clientes passarm a fazer operações no mercado de ouro.

Em 1991 a BBA-Creditanstalt foi a primeira empresa brasileira a coordenar o consórcio de bancos estrangeiros para programa de investimento de privatização de empresas estatais. Também nesse ano, com autorização do Banco Central passou a operar a primeira subsidiária no exterior, em Bahamas, na cidade de Nassau.

Atualmente, após a fusão com o Unibanco, tornou se o maior banco do hemisfério sul, ultrapassando seu maior rival o Bradesco, atua em 27 países. E o seu nome hoje é Banco Itaú Unibanco S/A.

 

2.3 Ibovespa.

 

O Índice Bovespa (Ibovespa) é o mais importante indicador do desempenho do mercado de ações brasileiro, pois retrata o comportamento das principais ações negociadas na BM&FBOVESPA.

O valor atual representa a quantia, em moeda corrente, de uma carteira teórica de ações, constituída em 2 de janeiro de 1968, a partir de uma aplicação hipotética. Atribuiu-se o valor-base de 100 a um lote-padrão cujo carteira se avoluma sem receber mais nenhum aporte, com o acréscimo exclusivo de proventos gerados pelas ações que compõem o lote-padrão tais como a reinversão de dividendos, exercício de direitos e recebimento de bonificações.

Como as ações que fazem parte dessa carteira têm grande representatividade, podemos dizer que se a maioria delas estiver subindo, o mercado, medido pelo Índice Bovespa, está em alta, e se estiver caindo, está em baixa.

 

2.2Fatores que impactaram as séries no período.

 

2.2.1 Cemig

 

Com lucros crescentes e boas aquisições nos últimos anos como a Tersa e a Ligth tinham feito as estatal mineira como a maior distribuidora de energia do Brasil, e assim fazendo com que suas ações e seu valor de mercado valorizassem bastante até meados de 2012, quando o governo federal anunciou uma redução no valor das tarifas de energia elétrica através da MP 579, há uma perda de cerca de mais de R$5,2 bilhões em menos de 24 horas, embora com o maior lucro em 2012 as ações não tiveram força pra subir de forma contundente em 2013 e 2014,uma remuneração para baixo que as elétricas recebem do governo, tem provocado quedas nas ações desde 2013,por fim o longo período de estiagem, e a baixa no volume dos reservatórios, tem feito com que este setor como um todo, tenha que comprar energia no mercado a vista, fazendo com que tenham grandes prejuízos.

 

2.2.2 Itaú

 

Os principais fatores que afetaram o Itaú no ano de 2009 as equipes Itaú, Itaú BBA e Unibanco foram integradas e as instalações Itaú BBA começaram a se expandir. O banco abriu escritório no edifício  WTorres, em São Paulo, ampliando sua sede.
Em 2013, o Itaú fechou a compra da Credicard, a mais conhecida emissora de cartões do país, por quase R$ 3 bilhões. No ano de 2014, foi anunciada a fusão das operações do banco Itaú Chile com o banco CorpBanca, também chileno, dando origem ao Itaú CorpBanca. Após a conclusão da fusão, o Itaú passará da 7ª para a 4ª colocação entre os maiores bancos chilenos. A marca da nova instituição será Itaú e o controle ficará nas mãos da instituição brasileira.

 

2.2.3 Ibovespa

 

Após a crise de 2008 e depois de chegar perto do 30 mil pontos no final do mesmo ano, o índice ibovespa seguiu um trajetória de alta que passou dos 72 mil pontos em novembro de 2010,isso deve pelos resultados obtidos pelo governo com sua decisões de manter o país crescendo em grande por parte do consumo de bens, o que de fato aconteceu, além do que as pessoas ganharam maior poder de compra e o desemprego caiu.

Após 2010 mesmo com o desemprego em baixa, o país não teve grandes resultados em seu Pib, a crise na zona euro e o crescimento abaixo do esperado em alguns países, fez com que o índice despencasse até os 45 mil pontos em 2013 e em 2014.Vale lembrar que algumas empresas como a Petrobras e Vale tem um peso bem acentuado neste índice, e sofreram bastante neste período, a Ogx do grupo Eike Batista também contribui para a queda no ano de 2013, pois assim como Vale e Petrobras tinha um peso considerável neste índice.

Neste ano as eleições estão ditando o rumo da bolsa, alguns analistas até arriscam onde o índice do ibovespa vai estar caso cada candidato seja eleito, o que pode se dizer neste momento é que o mercado está andando de lado.

 

2.3 Identificação e análise dos principais padrões de candles

Nesse período de tempo as principais formações gráficas que ocorreram no mercado com padrão de alta foram:

  • Martelo: o mercado vinha caindo, abrindo e fechando após uma longa correção. Então quando o mercado não mostrava um indício de recuperação, os compradores conseguem barrar os avanços dos vendedores, fazendo com que o fechamento do dia ficasse acima da abertura. Demostrando o enfraquecimento dos vendedores. Amentando a credibilidade dos padrões, mostrando que os compradores estão no controle. Todas as empresas analisadas apresentam o padrão de candle no período proposto.

  • Martelo invertido: depois de uma tendência de baixa, o mercado abre próximo ao fundo anterior, talvez por alguma notícia do dia anterior ou qualquer notícia, ocorrendo uma mudança nos preços. Conduto os compradores não conseguem sustentar a subida dos preços. Se o mercado abre acima do martelo invertido, os compradores de curto prazo que entraram na abertura ou no fechamento perderam dinheiro. O martelo invertido possui pouca confiança de media para baixo podendo esperar um pregão para o período seguinte. Todas as empresas analisadas possui esse padrão.

  • Engolfo de alta: depois de uma tendência de queda, esse padrão significa que os vendedores estão perdendo força. No dia seguinte na abertura, há uma tentativa de empurrar os preços para baixo, contudo os vendedores vão recuperando terreno, conseguindo deixar uma tendência de baixa, fechando acima no dia anterior. O engolfo de alta apresenta uma alta credibilidade se for produzido em zonas de suporte a menos quando for formado em fundos. Esse padrão de alta estar em todas as empresas que estão sendo analisadas.

  • Harami: representa que depois de um avanço rápido para baixo os preços se mostram ociosos na hora que o mercado for abrir os preços vão continuar subindo. Esse padrão de Harami estar presente somente nos gráficos da Ibovespa e Itaú.

  • Doji: representa uma indecisão de mercado, ou seja, um equilíbrio entre compradores e vendedores. Quando for um doji clássico no mercado lateral, não apresenta nenhuma informação de mercado relevante.

  • Estrela da manhã: durante essa forte tendência de queda o candle branco apresenta uma situação de tranquilidade, essa calma antecede a tempestade que forma um candle branco no período seguinte. Esse padrão de candle apresenta uma alta confiança quando for a zona de suporte. Este padrão pode ser encontrado somente no gráfico diário do Ibovepa em relação aos outros analisados.

A seguir vão ser analisados os padrões de baixa, presentes nos candles das empresas Itaú, Cemig e os Ibovespa:

  • Estrela cadente: essa tendência de alta, abre e fecha a cada dia mais alto, ate que um dia abre um gap de alta nos preços fazem que eles subam rapidamente, seguindo a tendência de mercado, porém os vendedores entram no mercado impondo a sua vontade sobre os compradores, que já sem forcas deixam o mercado, o preço de fechamento fecha próximo ao preço que abriu. Esta estrela ocorre presente somente nos candle da Cemig.

  • Engolfo de baixa: depois de uma clara tendência de alta, a figura de um candle branco e pequeno sinaliza que as forças de alta esta perdendo potência. No período seguinte, com a pouca força que lhe resta, os compradores conseguem abrir acima de um candle anterior, mais as forças de baixa vão recuperando terreno. Esse engolfo está presente somente no gráfico do Ibovespa.

  • Nuvem negra: é uma tendência de alta, o mercado abre o gap a favor da tendência e nada parece impactá-lo. Demostrando que os vendedores sumiram do mercado, porém eles estão tomando força para o próximo pregão, eles assumem e contra ataca o mercado.