A cada ano que passa, a indústria dos telefones celulares cresce e multiplica seus lucros disponibilizando novos modelos de aparelhos telefônicos para impulsionar as vendas. Estimativas atuais indicam que a cada trimestre, mais de 250 milhões de celulares são vendidos em todo o mundo. Esse número em um ano pode chegar a mais de 1 bilhão e o forte crescimento do setor nos mercados emergentes, em países como Índia e China principalmente, mas também no Japão, EUA e Brasil, fazem essa estimativa crescer ainda mais para os próximos anos.

As vendas de smartphones já correspondem a um quarto de todos os celulares vendidos no planeta e as tendências de lançamento de novos aparelhos continuam a aumentar nos próximos anos. Para as marcas líderes em telefonia mundial, o mercado aquecido é sinônimo de vendas altas e bons lucros. Uma análise das vendas dos últimos anos, revela que consumidores mais vorazes chegam a trocar até 3 vezes por ano de aparelho de celular em países desenvolvidos. Os novos smartphones têm atualizações rápidas e gerar novos negócios como a venda de acessórios e aplicativos, aumenta ainda mais a receita gerada.

Em termos de vendas, a Samsung é líder com uma fatia de mercado que chega a mais de 20,%, em comparação com cerca de 16% do ano passado. Com bons resultados no ano passado, conseguiu superar a Nokia como maior vendedor de telefones em todo o mundo. A empresa Apple fica com o terceiro lugar, com uma parte de quase 8% do mercado, com as vendas de seu iPhone.

Os smartphones assumiram o controle do mercado principalmente por sua função de navegar na Internet. Eles também estão gerando mais valor para as operadoras, pois aumentam o nível de lealdade por parte dos usuários, em um momento em que o mercado é feroz e é tão difícil de manter e atrair novos clientes. Para promover e incentivar o uso dos novos smartphones, os fabricantes incrementam suas funcionalidades e tecnologias, e apostam em sistemas operacionais cada vez mais avançados.

Analisando a penetração de smartphones por regiões e países do mundo, vemos que os Estados Unidos tem uma fatia já chega aos 63%, mais ainda são os segundos do mundo, atrás da China. Os americanos ainda perdem para o gigante asiático pelo simples fato de que comprar na China é sempre mais barato e a porcentagem de smartphones é de quase 70%. Na Europa um pouco mais da metade dos usuários já possui um telefone inteligente, 51%. O resto da Ásia fica com 19%, a África e o Oriente Médio com 18%, e por último, a América Latina, com apenas 17%.

O mercado latino-americano de telefonia móvel também se recuperou no começo desse ano, devido ao aumento da demanda de dispositivos eletrônicos. O fato de que a região vêm crescendo, impulsionada pelo Brasil, ajudou a aumentar os gastos dos consumidores em telefones celulares. Algumas das principais empresas mundiais já fabricam seus aparelhos em terras brasileiras, mas o fato de muitos países decidirem importar da China muitos dos componentes fazem a receita diminuir por aqui. As expectativas para os próximos anos se mostram positivas, mesmo com a crise mundial ainda ameaçando países importantes. É esperar para ver.