ANÁLISE SETORIAL DOS CINCO MAIORES PIBs dos MUNICPIOS do Pará
Heriberto Wagner Amanajás Pena
Samara Brasil Hage Amanajás Pena
Roberto Carlos Amanajás Pena
O objetivo desta seção é identificar a evolução da estrutura produtiva dos municípios utilizando a análise do valor adicionado para os três setores econômicos, as mudanças ao longo do período são uteis, pois permite analisar entre outros fatores: como esta alocada a distribuição espacial da produção setorializada; quais são os municípios que lideram quando utilizamos a participação relativa do VA e se ocorrem alternâncias, predomínios ou mesmo prevalece hegemonias setoriais dentro do estado do Pará.
Os maiores da Agropecuária
Em termos agregados na figura-4, é possível observar pequenas mudanças sinalizando para uma concentração do VA entre os cinco maiores municípios, em 1999 esta participação foi de 13% do valor gerado e subiu para 15% em 2008, na comparação monetária entre períodos houve um acréscimo de 2,36 vezes, ou seja, o valor adicionado era de R$ 234.387 (mil reais) e chegando a R$ 558.449 (mil reais).

Figura 4 ? Participação dos cinco maiores municípios no VA da agropecuária ? Pará, 1999 e 2008
Elaboração: IDESP ? Gerência de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (2010)

Quanto as maiores participações entre os cinco municípios foram identificados significativas alternâncias entre os maiores, o que se explica pela grande fronteira de expansão que existe entre eles e os investimentos no setor de grãos e pecuária extensiva. Em 1999, Paragominas e São Félix do Xingú apresentavam as maiores contribuições de VA no agropecuário e em 2008, é notável um maior destaque para São Félix do Xingú que aumenta sua participação relativa para 4,7%, e se destaca nesta período o município de Santarém que aumenta sua participação de 1,9% para 3,4% no VA ocupando a segunda posição no maior contribuição setorial na agropecuária (tabela-2).




Outros destaques observados é uma melhor distribuição entre os cinco maiores municípios, apesar do grande destaque para São Félix do Xingú que se consolida hegemonicamente como o maior rebanho no estado, associando outros ganhos advindos deste setor, mais ainda com forte predominância das atividades em modelo extensivo. Os municípios de Acará e Marabá, se mantém entre os cinco e melhoram sua participação no VA do setor.
Tabela-2 Ranking dos Municípios com maior participação no VA do setor agropecuário, entre 1999 e 2008

Elaboração: IDESP ? Gerência de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (2010)
Fonte: IDESP, IBGE

O setor agropecuário apresenta uma boa distribuição espacial entre os maiores municípios, com destaque para regiões de integração do Araguaia, Tapajós, Carajás, Rio Capim e Tocantins. Esta análise converge com as explicações sobre a estrutura de distribuição da renda pela ótica da produção analisadas na primeira seção sobre a curva de Lorenz.


Os maiores da Indústria
Para uma analise consolidada já se observa uma elevada concentração em valor dos maiores municípios, isto se deve pela própria estrutura do setor com relação ao processo de agregação de valor, quando comparado ao agropecuário. Apesar da forte característica de concentração no estado como observado pela curva de lorenz em seções anteriores é possível destacar que entre períodos ocorre uma melhor distribuição entre os maiores representantes.
Os destaques ocorreram em função da redução de participação de 69,2% em 1999 para 67,6% em 2008, quando consideramos apenas as contribuições setoriais dos cinco maiores municípios, o impacto não foi maior porque o município de Parauapebas manteve forte expansão no setor, crescendo 6,77 vezes entre o período, isto explica é explicado pela expansão das atividades de extração mineral que foram ampliadas dentro do município e que impulsionaram também atividades correlatas e de apoio ao setor (figua-4).

O aumento de dinamismo do setor mineral também rendeu ao município a maior participação no VA do setor industrial no estado do Pará superando os municípios de Barcarena e Belém, que apresentaram apenas 11,4% e 10,7% respectivamente de participações relativas, valores estes bem menores quando comparados aos 20,4% e 21% na mesma ordem, registrados em 1999, isto pode esta associada a um processo de desconcentração industrial que tem por destaque o aparecimento de outros municípios despontando como oportunidades de negócios (figua-4).

Figura 4 ? Participação dos cinco maiores municípios no VA da Indústria ? Pará, 1999 e 2008
Elaboração: IDESP ? Gerência de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (2010)


O processo de desconcentração do setor industrial da capital fica mais evidente quando comparamos a serie completa (tabela-3), onde é possível extrair a evolução da participação do município de Belém no total adicionado no setor pelos cinco maiores, em 1999 a participação ultrapassa a margem dos 30% e em pouco mais de 10 anos este valor diminui significativamente para 15%.
Tabela-3 Ranking dos Municípios com maior participação no VA do setor industrial, entre 1999 e 2008

Elaboração: IDESP ? Gerência de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (2010)
Fonte: IDESP, IBGE

O processo de desconcentração da produção industrial no município de Belém pode estar associado a vários fatores, e como as análises tomam como referencia apenas o VA do setor não podemos avançar nesta discussão. Por outro lado municípios como Parauapebas, oferecem uma interpretação inversa do fenômeno, tendo em vista que sua participação entre os cinco maiores foi de 28,87% em 1999 e apresentando uma contribuição acima de 40% em 2008, o que revela uma forte tendência em assumir a liderança do setor para os próximos anos.
Outros municípios como Marabá, praticamente mantem sua participação entre os cinco maiores, mais sem destaque entre o grupo e o município de Tucuruí apresenta desempenho crescente e com tendência a elevação da participação até 2007 e ligeira queda em 2008, o que também esta associado ao uso de sua capacidade máxima de produção. Portanto, a desconcentração da produção industrial observada pode ter novas explicações quando comparamos o setor de serviços, objeto de discussão da próxima seção.

Os maiores do Serviço
A análise deste setor esta associada a um enorme aparecimento de atividade de apoio e correlatas que vem se expandindo na economia brasileira e com fenômenos parecidos aos manifestados aqui no Estado do Pará, o fenômeno da globalização tem imposto mudanças significativas aos setores, e os serviços tem oferecido maior flexibilidade e maior margem para crescimento, sendo este muito correlato ao setor industrial.

Figura 5 ? Participação dos cinco maiores municípios no VA dos Serviços ? Pará, 1999 e 2008
Elaboração: IDESP ? Gerência de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (2010)

Observa-se no consolidado uma queda pouca expressiva do setor entre períodos, essa participação relativa na contribuição do setor serviços vem se mantendo praticamente estável, por isso essa pequena redução é inexpressiva e não reduz a importância desse segmento para os cinco maiores municípios do estado do Estado. O crescimento esta correlacionado com o VA da indústria destes municípios, o que se contata com Parauapebas e Marabá, para destacar os principais.
Em termos desagregados, a primazia continua sendo da capital ? Belém, que mesmo perdendo participação relativa no período analisado, ainda apresenta a maior contribuição entre os cinco municípios analisados. Outro destaque ocorre quando comparamos a evolução da participação relativa somente considerando os cinco maiores, e ai as conclusões são outras e reforçam a hegemonia da capital na manutenção de uma participação média em torno de 64% em todo o período analisado (tabela-4).
Tabela-4 Ranking dos Municípios com maior participação no VA do setor serviços, entre 1999 e 2008

Elaboração: IDESP ? Gerência de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (2010)
Fonte: IDESP, IBGE

Municípios como Ananindeua e Marabá também apresentaram destaque, ainda que com percentuais bem inferiores apresentassem crescimento na participação entre períodos. E quando analisamos a participação fechada entre o grupo dos cinco maiores, também obtiveram ganhos relativos, o município de Marabá participava com pouco mais de 6% em 1999 e 2008 sua participação alcançou mais de 10%, o mesmo com Ananindeua que em função da proximidade da capital conseguiu extrair proveito disso alcançando mais de 12% na comparação entre os cinco municípios no período de 2008 (tabela-4)
Os municípios de Parauapebas, Belém e Marabá tiveram destaque entre os cinco com maior participação no VA da indústria e também se destacam no VA de serviços, o que revela uma correlação nesses municípios do crescimento industrial de alguma forma esta associado ao crescimento do setor serviços, inclusive os referentes a administração pública, como ampliação dos equipamentos e serviços urbanos, outros se destacaram no setor industrial e não necessariamente tiveram o crescimento correlato do setor de serviços (tabela-4)