Corrida, pulos e malabarismos
Os ATVs (All-Terrain Vehicle), ou quadriciclos, como são conhecidos, atraem entusiastas do mundo todo. Trata-se de um veículo capaz de rodar em qualquer tipo de terreno, seja neve, terra ou a extrema lama. São usados em rallys e também em corridas que lembram muito o Motocross, onde os ATVs pulam rampas em um circuito de terra. A julgar que muitos se ferem na vida real com manobras perigosas em quadriciclos, não é a toa que somos avisados, assim que Pure se inicia, que tudo o que será experimentado na tela não passa de uma fantasia.

E haja fantasia e diversão! Pure é um jogo de corrida de ATVs misturando disputas em circuito, um toque de Motocross com uma espécie de malabarismo no ar (o que o game chama de truques). Não apenas é importante chegar em primeiro lugar, mas fazer as mais fantásticas manobras no tempo que estiver no ar. Para isso, não faltarão verdadeiros abismos a serem pulados no cenário. E esse é o diferencial de Pure, que não é apenas um jogo de corrida off-road, mas uma corrida com pulos colossais e manobras malucas.

Carregaaaaaaaaando...
A primeira dificuldade que o jogador irá encontrar é o tempo exorbitante de carregamento do jogo. Alguns jogadores relataram demoras que pareciam verdadeiras eternidades, chegando há diversos minutos a fio. Enfrentamos também este problema e depois de alguma pesquisa na Internet, descobrimos que se trata de um bug relacionado ao sincronismo vertical da placa 3D (VSync). Tivemos que desligá-lo para que o jogo carregasse em um tempo muito mais rápido, dentro daquilo que é o normal. Também encontramos reclamações de outros jogadores com relação a bugs gráficos, mas nos parece que esses estão mais relacionados a atualizações dos drivers da placa de vídeo. Embora esse primeiro problema desanime o jogador que não for atrás da solução, os gráficos do jogo são perfeitos e detalhados. Fazem ótimo uso do HDR e efeitos de iluminação, apresentando um bonito e paradisíaco cenário com paisagens de encher os olhos, especialmente nas quedas livres que o jogador representa. Os cenários são bem variados, tomando diferentes locações no mundo e o desenho das pistas é ótimo, dando sempre várias possibilidades para o jogador escolher qual caminho tomar, exigindo bastante familiaridade até que se aprenda qual é o melhor atalho. Voltado para o público jovem, é possível escolher diversos personagens para jogar, todos estereotipados com o vestuário da moda dos adolescentes de hoje em dia. Também os pilotos e ATVs são muito bem concebidos, ganhando camadas de lama e poeira conforme correm. As animações são realistas e, se por acaso o jogador se acidentar, até mesmo a câmera sofre um colapso, como se caísse também, gerando um efeito muito legal. O ângulo do jogo sempre favorece o cenário, especialmente durante os pulos. Infelizmente não há um replay exato daquilo que o jogador faz. Na parte sonora, o jogo cumpre bem o papel, com músicas de diversos estilos, contribuindo para gerar a adrenalina no jogador. Os efeitos sonoros se encaixam perfeitamente com tudo, e até mesmo durante a queda livre, entra uma música com efeito sonoro representado a queda, voltando tudo ao normal quando se chega ao chão. Os motores dos ATVs estão condizentes, mas o que acaba irritando pela repetição são as frases que o piloto sempre solta a cada manobra bem feita ou não.

Fácil de aprender, difícil de dominar
Pure possui três modos de jogo: Corrida, Sprint e Free Style. A corrida, como o próprio nome já indica, consiste em completar certo número de voltas em um circuito, enquanto realiza truques aéreos para ganhar nitro e bônus posteriores nos lugares possíveis. O segundo modo, Sprint, é também uma corrida em um circuito muito pequeno, onde não importam tanto as manobras, mas sim chegar em primeiro lugar. Já no modo Free Style cada ATV tem uma quantidade de combustível que vai acabando conforme a corrida. O objetivo é fazer o maior número de truques no ar para marcar pontos, antes que o combustível chegue ao fim - esses pontos definirão o vencedor da corrida. Há também na pista ícones que representam bônus que o jogador pode conquistar ao passar sobre eles. O modo campanha intercala muito bem esses três modos de jogo, exigindo que o jogador se aperfeiçoe tanto no domínio do ATV como nos truques.

Durante a corrida, podem ser realizados basicamente três tipos de truques, os básicos, avançados e profissionais. Dentro dessas categorias entram as possibilidades de modificações pelo “tweak” ainda no ar ou certos truques especiais. O acesso aos truques tem relação com o desempenho do jogador. Se o jogador realizar uma corrida perfeita, os truques mais elaborados são liberados. Mas, se o contrário acontecer, perde-se gradativamente a possibilidade de realizá-los.

Correr em Pure de início pode ser fácil, mas conforme se joga, é exigida uma habilidade e concentração grandes para conseguir o máximo desempenho do jogo. É o tipo de jogo fácil de aprender, difícil de dominar, que exige pensamento rápido e memorização dos controles. Para piorar, os controles são bem confusos no começo - já que no manual (que além de explicar muito pouco) diz uma coisa e o jogo mostra outra. O tutorial obrigatório que passamos logo que iniciamos também traz dificuldades porque nos obriga a conferir nas opções qual tecla devemos apertar (o que pode se tornar ainda mais complicado com joystick). É necessário remapear os botões do joystick ou as teclas do teclado para uma configuração confortável, já que, durante a corrida, especialmente com o uso dos truques com tweaks, são três comandos a serem realizados simultaneamente, com mudanças muito rápidas.

Longevidade e repetição
Outra característica interessante de Pure é que o jogador pode montar detalhadamente, peça por peça, o seu próprio ATV. Se conseguir fazer corridas com boas manobras, o jogador irá ganhar novas peças e a possibilidade de fazer upgrades e modificações mais interessantes. Basicamente, as peças alteram quatro áreas: aceleração, velocidade final, controle, e bônus em truques no ar. Pode-se construir diferentes veículos para pistas específicas, usando um ATV com bônus em truques para o modo Sprint, ou um mais equilibrado para o modo corrida.

O modo online do jogo é bem simples de acessar, apenas exigindo uma criação de login e senha dentro do próprio jogo, para imediatamente usufruir de partidas multiplayer. Há três possibilidades de diversão: o jogo rápido, procurar por jogos específicos (com classes diferentes de ATVs ou diferentes cenários entre outras opções) ou criar uma partida para que outros possam participar. Apesar de serem suportados até 16 jogadores, infelizmente não encontramos muitos online, mas mesmo com um número menor, a partida multiplayer é muito divertida e competitiva, adicionando certa longevidade ao jogo.

Mesmo assim, com variedade de cenários, bons modos de jogo e diversão garantida online,Pure pode se tornar repetitivo para o jogador comum. É o tipo de jogo que apesar de bem feito, depois de algum tempo de jogatina esgota o que tem a oferecer e a sensação de repetição é inevitável. Apesar disso, para quem procura um bom jogo off-road com manobras radicais, Pure é diversão garantida tanto para jogadores casuais como para os mais dedicados.