LAÍS BRUNA SANTANA DUARTE[1]

DR. EDSON FREDULIN SCHERER[2]

RESUMO:

As parasitoses intestinais são um sério problema de saúde pública, onde a falta de condições de higiene pessoal da população são as principais causas da infecção pelo agente parasitário. O objetivo desta pesquisa foi identificar os parasitas presentes em cédulas de dinheiro circulantes nos municípios de Barra do Garças e Canabrava do Norte-MT, desenvolvendo aprendizado prático com a orientação farmacêutica e a prevenção de parasitoses a partir dos resultados obtidos. Realizou-se uma análise parasitológica de cédulas de dinheiro coletadas aleatoriamente através do método de Hoffman, Pons e Janer (HPJ), e análise microscópica. Através do sedimento espesso foram observados a presença de diversos microrganismos patogênicos como Ascaris lumbricoides, Giardia lamblia, Hymenolepis nana e hifas de fungos spp. Os resultados demostraram que a precariedade de medidas preventivas, somados à falta de higiene pessoal são um sério problema de saúde pública, tornando indispensável a inclusão do farmacêutico na prevenção das parasitoses em suas formas contaminantes, considerando que alguns desses microrganismos tem capacidade de desenvolver graves patologias. Portanto, a prevenção e orientação sobre parasitoses é de fundamental importância em políticas públicas de saúde.

PALAVRAS-CHAVE: parasitos, cédulas de dinheiro, HPJ, atenção farmacêutica, saúde pública. 

ABSTRACT:

Intestinal parasites are a public health problem, where there is a lack of personal hygiene conditions of the population as the main causes of parasitic agent infection. The objective of this research was to identify the parasites present in circulating money banknotes in the municipalities of Barra do Garças and Canabrava do Norte-MT, developed practical learning with a pharmaceutical orientation and prevention of parasitoses from the results obtained. A parasitological analysis of randomly collected money banknotes through the method of Hoffman, Pons and Janer (HPJ), and microscopic analysis was performed. Through the thick sediment were observed a presence of several pathogenic microorganisms like Ascaris lumbricoides, Giardia lamblia, Hymenolepis nana and fungal hyphae spp. The results show that the precariousness of preventive measures, together with the lack of personal hygiene, is a public health problem, making it indispensable to include the pharmacist in the prevention of parasitoses in their contaminant forms, considering that some forms of microorganisms have the capacity to develop tombs For example, prevention and guidance on parasites is of fundamental importance in public health policies.

Key words: parasites, banknotes, HPJ, pharmaceutical attention, public health.

1. INTRODUÇÃO

Parasitismo é um termo utilizado para associações, onde apenas um dos seres vivos é beneficiado e o outro serve como hospedeiro oferecendo abrigo, nutrientes e condições de reprodução. Esse tipo de associação biológica tende ao equilíbrio, pois a morte do hospedeiro não é favorável ao parasito (NEVES, 2011).

As parasitoses intestinais sendo um problema de saúde publica mundial possui suas causas diretamente relacionadas com saneamento básico precário, idade, níveis socioeconômicos e hábitos de higiene individuais (DIAS e GRANDINNI, 1999; UCHÔA; LOBO; BASTOS, 2001; MELO; FERRAZ; ALEIXO, 2010; ELY et al, 2011). 

Podem apresentar variadas formas de contaminação, como a fecal-oral através da ingestão de alimentos ou água contaminados, também a auto contaminação e até mesmo pela penetração de parasitas pela pele (SEEFELD; PLETSCH, 2007). As parasitoses estão relacionadas com os hábitos culturais e podem ser disseminadas facilmente através do meio ambiente com fezes, água e alimentos contaminados (GUIMARÃES, 2016). Idosos, crianças e pessoas do sexo masculino apresentam maiores taxas de parasitismo intestinal, quando comparadas com mulheres adultas, em consequência de maus hábitos de higiene pessoal. (DIAS e GRANDINI, 1999).

            Objetos inanimados, especialmente aqueles com grande circulação, são importantes veiculadores de formas de transmissão de parasitos capazes de resistir no meio ambiente (BORGES, 2009). O dinheiro sendo indispensável para a sociedade, principalmente os de menor valor, com maior circulação e rotatividade torna-se reservatório de microrganismos (LEVAI et al., 1986; PICOLLO; GAGLIANI, 2008).

            Estudos realizados em diversas regiões e municípios no Brasil, concluem que a incidência de variações nas parasitoses são resultados das condições sanitárias, socioeconômicas e climáticas de cada região. Além disso, também podem ser citadas como responsáveis pela variação parasitária, as condições do solo, alimento e água (MARQUES; BANDEIRA; QUADROS, 2005).

            O diagnóstico das parasitoses pode ser incorreto, por apresentarem sinais e sintomas inespecíficos para as diversas classes parasitárias existentes, impossibilitando assim, um tratamento correto e efetivo. Portanto, os exames laboratoriais são de grande importância no diagnóstico e tratamento do paciente. (DIAS et al., 2013).

            Tendo em vista a grande rotatividade e a falta de higienização no manuseio de cédulas de dinheiro o que facilita a disseminação de parasitoses, surgiu a necessidade de desenvolver um estudo, que identificasse os principais parasitas que incidem nessa espécie de objeto, desenvolvendo aprendizado prático com a orientação farmacêutica e a prevenção de parasitoses a partir dos resultados obtidos. É importante ressaltar no decorrer do estudo que a prevenção tem menor custo e menor prejuízo ao organismo do que o tratamento, e não tem nenhuma sequela e nem consequências para o ser humano.

            Este trabalho tem como objetivo identificar os principais parasitos presentes em cédulas de R$ 2,00 circulantes nos municípios de Barra de Garças e Canabrava do Norte através da realização de exames clínicos laboratoriais.

2. MATERIAL E MÉTODOS

            Neste trabalho foi realizada uma análise parasitológica qualitativa com caráter comparativo de cédulas de dinheiro (R$2,00) coletadas aleatoriamente no período de Julho de 2016 à Maio de 2017, nos comércios de dois municípios distintos, abrangendo mercearias, cantinas, feiras-livre, lanchonetes, etc, levando em conta a grande rotatividade do dinheiro nestes locais, o método utilizado foi o de sedimentação espontânea - Hoffman, Pons e Janer (HPJ), considerando ser um método de fácil manuseio, baixo custo, e sensibilidade eficaz para detecção de todas as formas parasitárias, as análises foram realizadas nas dependências do laboratório de análises clínicas das Faculdades Unidas do Vale do Araguaia.

             Foram coletadas 30 amostras nos comércios de cada município (Barra do Garças-MT e Canabrava do Norte-MT), totalizando 60 amostras.

              Cada cédula foi higienizada com água destilada em um cálice de vidro, para retirada de impurezas, os cálices foram cobertos para evitar contaminação externa, foi observado um grau elevado de sujidade das amostras devido o aspecto do sedimento que foi obtido após sedimentar por 24 horas.

             Com auxílio de uma pipeta foi aspirado uma quantidade do liquido sedimentado, inserido numa lâmina e coberto por uma lamínula, posteriormente foi realizada análise microscópica utilizando os aumentos de 100x e 400x para cada amostra, possibilitando identificação de microrganismos presentes e quantificação de cédulas contaminadas, por município; de acordo com os resultados foram delimitadas possíveis ações a serem desenvolvidas pelo profissional farmacêutico, acerca de prevenção e/ou tratamento de infecções parasitárias.

Os resultados foram analisados através de gráficos e tabelas utilizando o programa computacional Excel.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

         Este estudo utilizou cédulas de dinheiro coletadas aleatoriamente de dois municípios específicos, estas cédulas encontravam-se desgastadas, assim sendo após o preparo através do método parasitológico HPJ, observou-se sedimento espesso o que foi compatível com a análise microscópica deste, havendo incidência de diversas formas contaminantes de microrganismos.  De acordo com Borges et al (2009) as infecções parasitárias podem ser transmitidas de uma pessoa a outra por vários meios, até mesmo por objetos inanimados que atuam como veiculadores. Pessoa; Martins (1982) destacaram ainda em seus trabalhos que, considerando a resistência que os microrganismos apresentam sob as agressões ambientais, torna importante a avaliação de objetos nas diversas fontes de possível disseminação.