Análise Microbiológica da água do





Jacqueline Divino de Oliveira
Farmácia

O Lago Ocidental localizado na Cidade Ocidental interior do estado de Goiás faz parte do Parque Ecológico Chico Mendes e é utilizado pela população como fonte de lazer. [1]
Este artigo tem como Objetivo demonstrar através de análises se existe algum índice de contaminação por Coliformes Totais e Coliformes Fecais na água do Lago da Cidade Ocidental.
► Água, Contaminação, Coliformes Totais, Coliformes Fecais. ◄


1. INTRODUÇÃO



Cidade Ocidental é um município brasileiro do estado de Goiás localizada a uma distância de 48 km de Brasília, é por muitos considerada ainda cidade dormitório, sendo que grande parte de seus moradores se deslocam até a capital federal para trabalhar. A cidade possui um traçado urbano organizado, a partir de seu núcleo original, sendo que os novos loteamentos foram sendo adequados ao mesmo tipo de traçado. [2]
A cidade possui vários atrativos que proporcionam lazer e diversão para a população. Entre estes atrativos está o Lago formado apartir do rio Jacob, rio que possue a nascente na própria cidade.
(Figura 1. Vista do lago por satélite).
A água é um recurso natural finito, ou seja, embora muitos acreditem que a água nunca acabará, sabe-se que isto não é bem assim, porque devido ao grande consumo e desperdício nem sempre a água é devolvida ao meio devidamente tratada, isenta de prejuízos para a saúde do ser humano e a natureza.
A contaminação dos rios, nascentes, lagos, tem crescido absurdamente por causa de fatores como: resíduos domésticos, públicos e industriais que são jogados diretamente na água.
Com isso passa-se a encontrar contaminantes de níveis diferentes, como agentes químicos orgânicos e inorgânicos, agentes físicos radioativos ou não e os agentes Biológicos demonstrados pelos coliformes que são os bioindicadores da presença de microorganismos como as bactérias, fungos e protozoários que continuam sendo os fatores mais importantes de contaminação da água.
A contaminação fecal humana ou animal estão presentes em águas destinadas ao consumo ou a outras atividades, de forma não mais relevante.
Assim os recursos hídricos tornam-se cada dia mais prejudicial à saúde pública e ao ecossistema.

2. METODOLOGIA:

Com o intuito de avaliar o nível de contaminação do lago foram coletadas três amostras de diferentes pontos, desde a nascente até o lago.
Para a realização deste estudo foi desenvolvida a técnica dos tubos o múltiplos no qual se utiliza vidrarias como tubos de ensaio, lamparina, pipetas volumétricas, tubo de duram, alça de platina, dentre outros.
(Figura 2. Tubos Múltiplos)
Sabe-se que são vários os meios de cultura, cada um com uma finalidade, para o desenvolvimento desta técnica para que se obtenha um resultado promissor o meio utilizado foi o verde brilhante para a identificação de coliformes totais e o EC para coliformes fecais.
As amostras foram colhidas na nascente a qual se encontrava em uma temperatura de 22ºC, no suleste um bairro da cidade onde se encontra a parte mediana da formação do lago e a água estava na mesma temperatura da nascente e no lago propriamente dito em uma temperatura de 24ºC. Os pontos de coleta devem ser detalhadamente descritos na ficha de coleta, incluindo suas coordenadas; condições hidrológicas e geológicas; topografia; condições meteorológicas no dia da coleta e nas últimas vinte e quatro horas ou quarenta e oito horas, utilização da água (abastecimentos públicos, recreação, dessedentarão de animais, irrigação etc..). [3]
Após a coleta das amostras, as mesmas devem ser perfeitamente acondicionadas, para evitar quebras e contaminação, e transportadas ao laboratório, no tempo necessário para que sua análise ocorra dentro do prazo de validade da preservação. [4]
Depois de colhidas, identificadas e transportadas ao laboratório, às amostras foram inoculadas no meio de cultura propicio para o seu crescimento e encubadas a uma temperatura de 35ºC para Coliformes Totais e 44,5ºC para Coliformes Fecais onde cada microorganismo crescerá num período de 24 a 48 horas para colhermos os resultados.

(Figura 3. Identificação de Coliformes utilizando a Técnica dos Tubos Múltiplos).





3. RESULTADOS:

A densidade de coliformes é expressa como Número Mais Provável (NMP) de coliformes por 100 mL, segue os quadros demonstrando os resultados obtidos na pesquisa conforme a tabela do NMP.
NASCENTE NASCENTE (Conforme NMP)
COLIFORMES TOTAIS COLIFORMES FECAIS COLIFORMES TOTAIS COLIFORMES FECAIS
000 000 000 000
(Quadro 1. Resultados de coliformes fecais e totais na nascente do lago).
SULESTE SULESTE (Conforme NMP)
COLIFORMES TOTAIS COLIFORMES FECAIS COLIFORMES TOTAIS COLIFORMES FECAIS
220 320 21 240

(Quadro 2. Resultados de coliformes fecais e totais na parte mediana do lago).
LAGO LAGO (Conforme NMP)
COLIFORMES TOTAIS COLIFORMES FECAIS COLIFORMES TOTAIS COLIFORMES FECAIS
320 231 93 -
(Quadro 3. Resultados de coliformes fecais e totais no lago).


4. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO

Depreende-se segundo os estudos realizados que a água do Lago da Cidade Ocidental não está em perfeitas condições para o lazer da população.
A análise foi de caráter presuntivo e por isso não se pode afirmar que os resultados são totalmente confiáveis devido a algumas falhas ocorridas durante a coleta e análise. A água é o recurso natural mais importante, portanto deve ser preocupação de cidadãos comuns, partidos políticos, dos meios de comunicação de massa, instituições governamentais e não governamentais e ao mesmo tempo uma questão de ética, política, econômica, sociedade, cultura, ou seja, é um problema da humanidade.[5]
Para resultados mais precisos será necessária a mobilização da população juntamente com as representações políticas da cidade, para realizar estudos mais complexos, e tomar atitudes para combater a poluição deste bem que a cidade possui, para que todos possam usufruir sem está expostos a nenhum tipo de contaminação.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] Disponível em: http://www.cidadeocidental.net.br
[2] Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) julho de 2008.)
[3] [4] SOUZA,H.B.; DERISIO,J.C. Guia técnico de coleta de amostras de água. São Paulo : CETESB, 1977. p. 8 - 9.
[5] MADEIRA, Rogério. Caracterização E Revitalização Da Nascente Da Biquinha No Bairro Bromélias ?Timóteo ? Minas Gerais. Belo Horizonte ? MG.