Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos, mas é preciso considerar alguns pontos importantes antes de dar o primeiro passo. As franquias de escolas de inglês estão em alta e são uma ótima opção para quem quer investir. O principal aspecto que precisa ser analisado na hora de tomar a decisão é o financeiro. Quanto é preciso investir? Qual a necessidade de ter um capital de giro? Quando o negócio vai começar a dar retorno? Todas essas questões precisam ser respondidas pelo bom empreendedor.

 
Algumas pessoas que ambicionam criar uma franquia de escola de inglês acabam escolhendo o segmento por ter afinidade ou gostar do ramo, porém poucos possuem habilidade com os cálculos financeiros. Este tipo de negócio, motivado apenas pela vontade de empreender, pode ser perigoso e nada lucrativo. Além de gostar do que se faz, são necessários alguns conhecimentos básicos para que o negócio possa crescer e dar a rentabilidade esperada.

 
É indispensável contratar um bom contador, que auxiliará em todas as questões financeiras e fará uma avaliação para garantir que é realmente possível o investimento. O primeiro ponto a ser analisado é o valor inicial do investimento para a abertura do negócio. Número de funcionários, custos com encargos, receitas, impostos e despesas operacionais são alguns dos itens que devem ser calculados. Na análise financeira, também se deve lembrar do valor do ponto comercial e também da taxa de franquias que o franqueado terá que pagar. Após tudo isso é preciso fazer a avaliação final: os ganhos projetados atendem a expectativa de ganhos referente ao investimento aplicado?

 
A escolha da franquia de escola de inglês

 
Depois de uma longa análise financeira o empreendedor que resolver apostar no negócio deverá escolher bem a franquia para investir. Atualmente, o Brasil conta com um grande número de escolas, para fazer a escolha certa é preciso conhecer de perto a metodologia de ensino, o histórico e credibilidade que a escola já possui com o público. É indicado fazer uma pesquisa bem elaborada e listar as opções que podem levar o negócio adiante. Depois é partir para a prática e aproveitar o bom momento que o mercado está passando, ressaltando, por exemplo, os eventos esportivos que vão ocorrer no país e movimentarão ainda mais o setor.