Maria do Espírito Santos/ RA: 609105513 / Turma: 01-A / Unidade: Memorial
Emilton dos Santos Oliveira/ RA: 609100030 / Turma: 01-A / Unidade: Memorial








ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DOS ACIDENTES EM ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO







Artigo Científico apresentado a Universidade
Nove de Julho para aprovação na
disciplina de Metodologia.







São Paulo
2010
ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DOS ACIDENTES EM ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO
Epidemiological Analysis of the main Causes of Accidents in Surgical Nursing Center

Maria do Espírito Santos
Pós Graduando em Enfermagem em Centro Cirúrgico
pela Universidade Nove de Julho
email: [email protected]
Emilton dos Santos Oliveira
Pós Graduando em Enfermagem em Centro Cirúrgico
pela Universidade Nove de Julho
email: [email protected]
Resumo
Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica, que tem como objetivo elucidar as principais causas dos acidentes em enfermagem em centro cirúrgico. Os imprevistos relacionados à enfermagem em centro cirúrgico é fator de interesse científico em decorrência dos prejuízos causados a população em geral. Os acidentes envolvendo profissionais da enfermagem podem resultar em atrasos ou cancelamentos de cirurgias, geram prejuízo financeiro e diminuição na qualidade do serviço hospitalar perioperatório, instabilidade hemodinâmica ou desistência da cirurgia pelo paciente e incapacidade funcional dos profissionais. Uma epidemia de acidentes envolvendo profissionais da enfermagem em centro cirúrgico pode resultar em danos calamitosos a saúde da população em geral. É de suma importância que os gestores em enfermagem saibam trabalhar preventivamente esta problemática com o objetivo de eliminar os princípios causadores dos acidentes.
Palavra-chave: Imprevistos em enfermagem, causas dos acidentes em enfermagem.

This work is a literature, which aims to elucidate the main causes of accidents in nursing in the operating room. Contingencies related to nursing in the operating room is a factor of scientific interest as a result of damage caused to the general population. Accidents involving nursing professionals may result in delays or cancellations of surgeries, generate financial loss and decrease in quality of hospital service perioperative hemodynamic instability or cancellation of surgery by patient and disability professionals. An epidemic of accidents involving nursing professionals in the operating room can result in disastrous damage the health of the general population. It is extremely important that managers of nursing work preventively know the problem with the goal of eliminating the principles that cause accidents.
Keyword: Contingencies in nursing, causes of accidents in nursing.
Introdução
A preocupação com acidentes de trabalho é antiga. No Brasil, a primeira lei contra acidentes de trabalho foi promulgada apenas em 15 de Janeiro de 1919; a maior freqüência de acidentes de trabalho em hospitais sucede na enfermagem, acidentes de trabalho são as mais visíveis mostras do desgaste do trabalhador. Dada a ocorrência repentina, permitem associação imediata com efeitos destrutivos no corpo do trabalhador 1.
As cargas de trabalho a que estão os trabalhadores, quais sejam: químicas, físicas, fisiológicas, biológicas, psíquicas, mecânicas, geram processo de desgaste. Além desses fatores devem ser destacados: a falta de infra-estrutura adequada, escassez de treinamento em serviço, falta de conhecimento de modos de prevenção, entre outros. Do exposto vem a hipótese de que os esforços e as precárias condições de trabalho a que submetem trabalhadores de enfermagem contribuem para ocorrência de acidentes 1.
Dessas características sucede às falhas humanas que, tanto no campo de trabalho assistencial como no administrativo, dão origem aos atos inseguros, praticados pelas pessoas no desempenho de suas funções, e também as condições inseguras, criadas ou mantidas no ambiente de trabalho pelos mais diversos motivos dissimulados, mas somente por um verdadeiro, isto é, a falha humana em não entender que os trabalhos não deveriam ser executados em quaisquer condições que não fossem totalmente seguras para as pessoas. Dos atos e condições inseguros, combinados ou não, resultam os acidentes, que causam lesões ao homem e prejuízos à empresa 2.
Objetivo: Analisar estudos sobre as causas dos imprevistos em enfermagem em centro cirúrgico.
Metodologia
Este trabalho concerne uma pesquisa bibliográfica. Esse tipo de pesquisa trará subsídios para o conhecimento sobre o que foi pesquisado, como e sob que enfoque e/ou perspectivas foi tratado o assunto apresentado na literatura científica. Nesta pesquisa, foi trabalhado com o tema "Análise Epidemiológica das principais causas dos Acidentes em Enfermagem em Centro Cirúrgico" de maneira que estão sendo apresentados dados científicos já publicados. Segundo GIL (2009) a pesquisa bibliográfica dá suporte a quase todas as fases de qualquer tipo de pesquisa, sendo particularmente importante quando o problema de pesquisa requer dados muito dispersos pelo espaço 3.
Desenvolvimento
Principais Causas dos Acidentes em Centro Cirúrgico
CANCELAMENTOS DE CIRURGIAS
A problemática do cancelamento de cirurgias tem recebido atenção por parte de pesquisadores da área de saúde nas últimas décadas. Estudos sobre cancelamento de cirurgias eletivas, principalmente em hospitais públicos e universitários, apontam taxas que variam de 17,6% a 33%. A repercussão do cancelamento de cirurgia causa alterações na rotina de vida do paciente, com conseqüente afastamento das atividades desenvolvidas junto ao trabalho, ao lar e necessidade de mobilização de recursos financeiros, conseqüentemente, o seu cancelamento gera frustração para o paciente, para a família e para equipe multiprofissional 4.
FALTA DE RECURSO HUMANO
O escasso número de enfermeiros é fator limitante para a implantação da sistematização de assistência de enfermagem perioperatória (SAEP). O enfermeiro se ressente em deixar o paciente sozinho, se preocupa com sentimentos dele, sendo sua presença quase inexistente para o paciente no trans?operatório. É possível afirmar que os enfermeiros do centro cirúrgico parecem estar afastados do cuidado direto ao paciente, priorizando o provimento de materiais e equipamentos para a referida unidade 5.
FALTA DE PLANEJAMENTO PREVENTIVO
A falta de profissionais de enfermagem tecnicamente habilitado influencia diretamente nas causas de acidentes, o número reduzido de trabalhadores dificulta a realização do planejamento preventivo das atividades inerentes há educação continuada e permanente, ao recurso material e humano para eliminar os riscos. Muito tem se escrito sobre o planejamento da assistência de enfermagem no perioperatório, mas, na prática, muitas vezes o paciente é encaminhado ao centro cirúrgico sem ter recebido os esclarecimentos de suas dúvidas ou com apenas parte delas esclarecidas 5.
Considerações Finais
No Brasil, as preocupações com medidas profiláticas para diminuir o índice das principais causas de imprevistos envolvendo a enfermagem em centro cirúrgico vem mostrando uma realidade alarmante frente às condições de trabalho destes profissionais. O numero de cirurgias suspensas à escassez de recurso humano qualificado e a falta de planejamento preventivo vem aumentando o numero de acidente e causando grandes prejuízos a qualidade dos serviços em enfermagem no perioperatório.
Este estudo bibliográfico revelou que as principais causas de acidentes estão relacionadas ao excesso na demanda de atividades burocrática e administrativa frente á deficiência de pessoal habilitado e de material, que por sua vez, geram os problemas entre as equipes repercutindo na dinâmica do funcionamento da unidade e conseqüentemente nos acidentes. O escasso número de profissionais da enfermagem para desenvolver as atividades administrativas e assistenciais em centro cirúrgico, sobrecarrega a equipe que por sua vez não consegue atender às exigências legais e institucionais, gerando conflitos intra-profissional e propiciando um ambiente de risco as manifestações epidemiológicas de acidentes em enfermagem em centro cirúrgico.
A falta de profissionais de enfermagem tecnicamente habilitado influencia diretamente nas causas de acidentes, o número reduzido de trabalhadores dificulta a realização do planejamento preventivo das atividades inerentes á educação continuada e permanente, ao recurso material e humano para eliminar os riscos.
Os achados desta investigação evidenciam que grande parte das causas poderiam ter sido evitados e previstos. É notório que muitos dos gestores não praticam o dimensionamento de recurso humano recomendado pela literatura dos especialistas no setor SOBECC (Sociedade Brasileira de Especialistas em Centro Cirúrgico), e nem, o dimensionamento de recurso humano recomendado pela lei do exercício profissional da enfermagem (Resolução COFEN 293/2004), contrariando também a resolução COFEN 146/1992, art. 1º .
Este quadro favorece as epidemias das causas dos acidentes em enfermagem envolvendo tanto os profissionais em centro cirúrgico quanto o paciente no perioperatório. Portanto, recomenda-se aos enfermeiros gestores da unidade de Centro Cirúrgico redesenhar os processos que estão ligados diretamente a temática (visita pré-operatória, planejamento do mapa cirúrgico, dimensionamento de recursos humanos, gerenciamento de materiais) e a utilização de método de controle para padronizar ou corrigir os problemas, ou seja, estabelecer medidas para reduzir os fatores que predispões as causas de acidentes.
Referências Bibliográficas
1. Ribeiro EJG, Shimizu HE. Acidentes de trabalho com trabalhadores de enfermagem. Rev. bras. enferm. Brasília; Set./Ot. 2007. [acesso em 23 fev. 2010]; disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000500010
2. Zocchio Á. Prática da Prevenção de Acidentes. ABC da Segurança do Trabalho. 7ª ed. São Paulo; 2002. p. 94.
3. Gil, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo; 2009. p. 50.
4. Perroca MG, Jericó MC, Facundin SD. Monitorando o Cancelamento de Procedimentos Cirúrgicos: Indicador de Desempenho Organizacional. [acesso em 23 fev. 2010]; disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/arquivos/artigos/1214910580_artigo%20unidade%20cc.pdf
5. Stumm EMF, Maçalai RT, Kirchner RM. Dificuldades Enfrentadas por Enfermeiros em um Centro Cirúrgico. [acesso em 23 fev. 2010]; Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010407072006000300011&scrip t=sci_arttext