O texto analisa alguns aspectos do discurso pedagógico nos materiais didáticos para ensino de língua inglesa, considerando o discurso de uma unidade de livro didático, identificando alguns tópicos que simbolizam aspectos culturais de povos, com o objetivo de reforçar certas ideologias que não fazem parte do cotidiano do aluno brasileiro. O trabalho tem seu desenvolvimento da competência analítica indo ao encontro do objetivo do processo pedagógico quando analisa uma unidade de livro didático para o ensino de língua inglesa. A teoria utilizada é a Análise do Discurso de linha francesa e apóia-se nos estudos de Bakhtin através da obra de Orlandi (2002).

Palavras-chave: Discurso Pedagógico, Material Didático, Interdiscurso.

ABSTRACT

This text analyzes some pedagogical discourse aspects in didactic materials of English language learning, considering the discourse from a didactic book unit, identifying some topics which symbolize people?s cultural aspects with the objective to reinforce certain ideologies that don?t belong to the Brazilian student?s everyday life. The paper has its development in the analytical competence in accordance to the pedagogical process when it analyzes didactic materials of English language learning. We use the French School of the Discourse Analysis theory which is based on Bakhtin?s studies through Orlandi?s book (2002).


Key-Words: Pedagogical Discourse; Didactic Material; Interdiscourse.

SUMÁRIO

1. INTRODUCÃO...........................................................................................................05
1.1. Condições de Produção............................................................................................05

2. ASPECTOS TEÓRICOS.............................................................................................07
2.1. O Discurso................................................................................................................07
2.2. O Discurso Pedagógico............................................................................................07
2.3. Interdiscursividade....................................................................................................08

3. METODOLOGIA E ANÁLISE..................................................................................09
3.1. A Análise do Corpus................................................................................................10
3.2. Design e Layout........................................................................................................10
3.3. Atividades Sugeridas................................................................................................12

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................13

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................14

6. ANEXOS.....................................................................................................................15


1. INTRODUCÃO

Este trabalho tem como foco a análise e a reformulação de unidade de livro didático para ensino de língua inglesa sob a perspectiva da análise de discurso.

Busca-se investigar o tipo de discurso utilizado no corpus (uma unidade de livro didático para ensino de língua inglesa) que encontra-se no anexo deste trabalho, enquanto instrumento que atua como um guia para o professor e um referencial para o aluno, refletindo no desenvolvimento da estrutura do conteúdo e no objetivo didático procurando, através da análise do discurso, apresentar uma sugestão de atividade por meio de reformulação da unidade em questão.

Discutem-se as idéias implícitas e explícitas proporcionadas pela unidade didática, construídas através do discurso, por meio da formulação de nova dinâmica.

Para ilustrar alguns processos que caracterizam o discurso pedagógico, apresentam-se algumas reflexões tendo por base experiências profissionais e conceitos e idéias desenvolvidos no módulo "Avaliação e Produção de Material Didático" do curso de especialização em Língua Inglesa, à luz da Análise do Discurso.

1.1. Condições de Produção

O livro Global Links 1 ? English for International Business foi produzido nos Estados Unidos em 2001. Possui três níveis sendo o nível 1 indicado para falsos iniciantes, o nível 2 para alunos pré-intermediários e o nível 3 para alunos intermediários, todos elaborados com o objetivo de atender pessoas de negócios que queiram usar o Inglês como meio de comunicação internacional ou para aqueles que pretendem entrar no mundo dos negócios internacionais.

O material oferece linguagem básica e estruturas gramaticais necessárias para comunicação em ambientes de negócios e tarefas realistas visando dar a oportunidade para os alunos produzirem a língua que eles precisarão em situações comuns de negócios.

Foi criado para atender a classes pequenas, focando atividades em pares ou tarefas para grupos pequenos. Expõe o aluno a situações reais de comunicação internacional e promove informação interessante e importante sobre como fazer negócios internacionalmente e interagir com pessoas de negócios ao redor do mundo.

As características do livro são:
- lições modulares para conhecer as necessidades de profissionais ocupados;
- tarefas de companhias reais e mundo real para motivar pessoas de negócios em sala de aula;
- habilidades de construção de pontos culturais para fazer negócio global.

Além do "livro frase de bolso" e CD de áudio para estudos individuais, o material analisado possui um glossário nas páginas finais, com explicações em inglês de termos apresentados no decorrer dos módulos e também endereços de sites das companhias também mencionadas nos módulos.

Para a análise escolheu-se a unidade 4 sendo que seus objetivos são descrever ações cotidianas no local de trabalho, falar sobre atividades comuns em um dia de negócios e escrever um memorando sobre um projeto em andamento.

Os tópicos gramaticais que se evidenciam na unidade são: Wh-questions, present progressive and contractions with verb be. A unidade também trabalha com substantivos e verbos, vocabulário comum na área de negócios bem como com expressões como: "Is everything ready for...?", "Good.", "Now?", "Right now?" "I think so", "We?re having a meeting." "talking to a co-worker", "What about the reports?" entre outras. O CD de apoio complementa os tópicos descritos com atividades de Conversation, Listening and Speaking.

Em relação ao texto, a unidade utiliza um artigo sobre a empresa Shell cujo título é "Protecting Our World", tendo como objetivo mostrar as ações da empresa em relação à sua responsabilidade social com a proteção do meio ambiente, suas ações e visão.



2. ASPECTOS TEÓRICOS

A partir do estudo sobre avaliação e produção de material didático teve-se contato com alguns princípios e procedimentos analíticos que vêm contribuindo para um melhor posicionamento quando se depara com a linguagem e seus sentidos.
Sendo assim, estudando análise de discurso, foram levantadas algumas questões, a saber:
I) Quais os fundamentos da análise de um discurso em material didático?
II) Como a avaliação do material didático pode contribuir com a relação do aluno com sua realidade?

2.1. O Discurso

Para Orlandi (2002, p. 21), "o discurso é efeito de sentidos entre locutores." O termo Análise do Discurso tem sido abordado em diversificados textos há algumas décadas. Não é fácil a tarefa de explicar a Análise do Discurso como uma ciência lingüística que visa conceituar os diversos elementos como língua, contexto, formação discursiva, interdiscurso, ideologia, etc. Orlandi afirma que a análise de discurso teoriza a interpretação, colocando-a em questão.
"(...) a Análise de Discurso visa a compreensão de como um objeto simbólico produz sentidos, como ele está investido de significância para e por sujeitos. Essa compreensão, por sua vez, implica em explicitar como o texto organiza os gestos que relacionam sujeitos e sentido." (Orlandi: 2002, p.26-27).

A teoria da Análise do Discurso utilizada para esta discussão apoia-se nos estudos de Bakhtin, que em sua abordagem afirma que nenhum discurso se constitui de si mesmo e sim da influência de outros discursos e a linguagem é vista como uma interação social Neste sentido, Orlandi (2002, p. 17) relata que "(...) a Análise de Discurso considera que a linguagem não é transparente." Sendo assim, o discurso assumiria um papel de construtor de significados produzidos.

2.2. O Discurso Pedagógico

É importante para a compreensão do discurso pedagógico analisar o contexto em que se insere a unidade do livro didático para ensino de língua inglesa, uma vez que entende-se que o discurso pedagógico colabora na constituição da identidade dos alunos e também com a construção da verdade.

Na contribuição de Carmagnani (2004, p. 109):
"(...) entendemos o que seja identidade: um processo de construção ininterrupto, heterogêneo, contraditório, fragmentado e, baseando-se na psicanálise, um processo inconsciente, recuperado através dos atos falhos e de manifestações indiretas que podem ser indicativas de sua constituição."

Acredita-se que o discurso pedagógico, representado pelo conteúdo da unidade do livro didático tem o objetivo de levar o professor a acreditar que tais procedimentos e conteúdos são os mais adequados naquele momento, assim como persuadir o aluno de que estes são essenciais para seu processo de aprendizagem do idioma. Desta forma o discurso presente na unidade do livro didático para ensino de língua inglesa, que se dá através da linguagem verbal e não verbal, produz o efeito de verdade.

2.3. Interdiscursividade

Analisar discursos em livros didáticos envolve muito mais que observar pontos explícitos e implícitos nos diversos materiais didáticos e/ou unidades de livros didáticos, leva o interlocutor a buscar além do que os olhos vêem, perceber quais reações e sentimentos ele pode causar nos alunos através dos textos e atividades, identificar o imaginário e o real além de perceber as diferentes manifestações das linguagens no cotidiano das pessoas.

Considera-se que o discurso pedagógico é atravessado por outros discursos, ou seja, se dá pelo cruzamento de outras ideologias. Nos dizeres de Orlandi (2002, p.31), "o interdiscurso disponibiliza dizeres que afetam o modo como o sujeito significa em uma situação discursiva dada."

Numa situação discursiva dada em livros didáticos de língua inglesa, por exemplo, observa-se o discurso pedagógico que produz o efeito da verdade e é atravessado por um discurso cultural que, por sua vez, tem um apelo emocional com fotos de pessoas bem sucedidas e histórias de sucesso que levam o aluno a acreditar que ele obterá grande êxito aprendendo aquele idioma, que supostamente é o mais importante. O sujeito, no caso o aluno, será afetado por uma ideologia, que não é a sua, mas que poderá passar a fazer parte de suas aspirações.

Para esta análise de discurso pedagógico em unidades de livro didático para ensino de língua inglesa, há um cruzamento do discurso da cultura americana com o discurso pedagógico, por uma formação ideológica. Conforme Courtine e Marandin (apud Carmagnani:2004, p. 106-107), entende-se por interdiscurso:
"um processo de reconfiguração incessante no qual uma formação discursiva é conduzida, em função das posições ideológicas daqueles que ela representa numa conjuntura determinada, a incorporar os elementos preconstruídos produzidos no seu exterior, a produzir sua redefinição ou retorno, a suscitar igualmente a lembrança de seus próprios elementos, a organizar sua repetição, mas também a provocar eventualmente seu apagamento, o esquecimento ou mesmo a denegação.

Com relação ao corpus deste artigo ? unidade de livro didático para ensino de língua inglesa - percebe-se o uso da linguagem verbal e não verbal num contexto social.

Na visão de Orlandi (2002, p. 33),
"O interdiscurso é todo o conjunto de formulações feitas e já esquecidas que determinam o que dizemos, para que minhas palavras tenham sentido é preciso que elas já façam sentido. E este é efeito do interdiscurso."

Ou seja, o já dito sempre influenciará no que está sendo produzido agora, como forma de sustentação, criando uma relação com os sujeitos e suas ideologias.

Em outras palavras, as pessoas são constituídas pelos discursos com os quais conviveram desde crianças. Estes discursos se cruzam e influenciam os ideais, gerando uma ligação entre os sujeitos e suas crenças.

3. METODOLOGIA E ANÁLISE

Neste artigo procura-se evidenciar como o aprendizado da Análise de Discurso pode contribuir com o crescimento profissional, enquanto disciplina que prepara profissionais da educação em um outro terreno - já conhecido, porém não percebido ? e de que forma a avaliação do material didático pode despertar outro olhar sobre o professor e o aluno, seu momento histórico, suas ideologias e sua realidade.

Sendo assim, este artigo faz uso de estudo bibliográfico com abordagem analítica quanto aos dispositivos e procedimentos da análise de discurso de linha francesa.

3.1. A Análise do Corpus

A unidade do livro didático (corpus anexo) procura passar para os sujeitos - professor e aluno -, a idéia de que seu conteúdo apresenta a verdade. Na análise de discurso o sujeito constituído pela história é afetado pela ideologia proporcionada através do material didático.

Numa abordagem integrada, conforme exposto no livro didático, a língua não é vista como um conjunto de leis combinatórias, mas como processo dinâmico de interação social.

3.2. Design e Layout

O livro possui um design avançado, é colorido e chama a atenção dos alunos. Na lição há abordagem de empresa no texto, utilizando sempre o logo desta empresa, o que chama atenção do aluno.

Quanto aos princípios de adaptação e procedimentos, o aluno pode, num primeiro momento, visualizar o logo e as fotos com situações reais de negócios e predizer o assunto. Nesta parte pode-se perceber os efeitos de sentido existentes na unidade, uma abordagem fatual e emocional coexistindo e se complementando, apelando para a razão e também para a emoção do sujeito.

O discurso aqui está em evidenciar que se o aluno aprender Inglês ele conseguirá emprego numa empresa de grande porte, que será um profissional de sucesso, como os executivos que aparecem nas fotos. O interdiscurso se realiza nesta unidade levando o sujeito a crer que deve fazer parte deste grupo seleto.

Na foto aparece o suposto engenheiro da obra, com camisa social e gravata para dar um tom menos formal, usando capacete e outro com terno que seria o suposto chefe e ambos avaliam um documento. Esta foto dá a impressão de que as coisas sempre andam bem, que os negócios estão sempre em alta e que as pessoas têm um ótimo relacionamento.

O engenheiro que é estrangeiro e que supostamente fala inglês deve ganhar muito bem pela aparência. Os melhores cargos vão para aqueles que falam inglês fluentemente. Se o aluno aprender estas técnicas de conversação apresentadas na unidade ele poderá ser um deles. Nota-se nas entrelinhas um apelo emocional, mostrando quem ganha espaço na sociedade, uma perspectiva de obtenção de sucesso, de poder. Nessa perspectiva há a ocorrência do interdiscurso, quando o discurso da cultura americana atravessa o discurso pedagógico.

Fica claro o discurso do poder, de como o Inglês é uma língua importante e que sem ela o aluno não terá êxito no mercado de trabalho. Se ele já é um executivo é somente isso que falta para ser bem sucedido, se ainda não é executivo, este é o caminho.

Na análise dos exercícios primeiramente há uma recomendação de leitura do texto e, na seqüência, frases para serem completadas de acordo com as informações extraídas do texto.

No exercício 2, na seção "Talk about it", há uma sugestão para discutir questões referentes à proteção do meio ambiente e o aluno é questionado a dar informações sobre seu país e local de trabalho.

No exercício 3 há um quadro com palavras terminadas com "ING" e, na seqüência, um memorando onde constam espaços que devem ser preenchidos com as palavras do quadro. Em continuidade a esta atividade, no exercício 4 o aluno deverá escrever um memorando para um colega de trabalho utilizando o exemplo do exercício anterior.

Finalmente nos exercícios 5 e 6 o aluno ouvirá sentenças em contexto de negócios que possuem números e os alunos deverão escrever e depois pronunciar os números que ouvirem.
Citam-se, por exemplo, como pontos fortes, as ilustrações que remetem o aluno ao contexto de negócios, viabilizando a predição de significados do texto e de palavras. No exercício 1, ao completar as frases, o aluno pode memorizar palavras novas e praticar aquelas já conhecidas e reforçar o entendimento sobre o texto.

O exercício 2 faz com que o aluno reflita sobre o tópico de proteção ambiental em seu país e sobre a questão de reciclagem na empresa onde trabalha.

O discurso aqui está em enfatizar a questão da proteção ambiental em todo o mundo. Encontra-se aqui um interdiscurso entre o empresarial e ambiental, mostrando a importância dos lucros e da proteção do meio-ambiente.

Na atividade 4 a vantagem está em dar a oportunidade ao aluno de produzir texto e trazer esta atividade ao seu contexto real, suas atividades rotineiras ou que mais se aproximem delas. O aluno pode motivar-se em fazer já que não precisa, na maioria dos casos simular situações e sim adequar à sua realidade.

Nas atividades 5 e 6 o aluno tem a possibilidade de treinar audição e pronúncia dos números.

Já como pontos fracos da unidade destaca-se que, na atividade número 1, o livro não disponibiliza material de áudio para o texto, o que pode ser considerado negativo, pois o aluno precisa praticar a pronúncia e com a possibilidade de ouvir a leitura do texto.

O exercício 3 não há nenhuma explicação e/ou evidência do uso do ING, o aluno faz a atividade, mas a maioria deles não percebe que se trata do uso do presente contínuo, assim não se dá conta do tópico gramatical em questão, apenas faz por intuição e/ou repetição, sem assimilação da estrutura gramatical.

3.3. Atividades Sugeridas

Na atividade número 1, sugere-se que haja primeiro um material de apoio para que o aluno possa, antes de ler o material, ouvir a pronúncia das palavras, antes de tentar entender o texto. Um CD de apoio com a leitura do texto seria muito útil e motivante para o aluno que tem o foco na conversação pois ele quer comunicar-se no mundo dos negócios e para isso a pronúncia é muito importante.

No exercício 2, a sugestão é evidenciar o uso dos pronomes interrogativos e também a utilização de palavras-chave para as respostas, buscando adequação ao contexto. Outra sugestão seria a ênfase do presente simples, do uso do verbo "To be". Retirar partes do texto que contenham presente simples.

No exercício 3, a sugestão é apresentar a estrutura do "ING", evidenciar a ocorrência do verbo "To be" como auxiliar no presente contínuo.

Exemplo:
- Comparação do presente contínuo em Português e Inglês
- Evidenciar a ocorrência do auxiliar antes do verbo principal
- Mostrar como o verbo principal sofre mudança no gerúndio (presente contínuo)

No exercício 4, a sugestão é evidenciar que o aluno deva criar o seu memorando priorizando o uso do gerúndio em contexto específico de negócios.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Através deste breve percurso conceitual quanto à análise de discurso pedagógico em uma unidade de livro didático para ensino de língua inglesa, e considerando-se a interdiscursividade como elemento essencial nos procedimentos analíticos, pôde-se expandir o campo de compreensão, ficando mais clara a maneira como o discurso intervém no real, através das ideologias e da própria história, a partir da linguagem e da relação de poder que o processo discursivo exerce nos sujeitos.

Cabe ressaltar que, nesta análise, a unidade do livro didático de ensino de língua inglesa foi considerado apenas um corpus escolhido como instrumento de análise para descoberta de uma forma de discurso através da qual pode-se ampliar os conhecimentos e agregar valor aos procedimentos didáticos tanto quando da escolha de materiais quanto para a elaboração e/ou produção de material didático para cursos de língua inglesa.
O próprio estudo apresenta-se como um interdiscurso no processo de reciclagem de professores de língua inglesa, pois passam a refletir sobre a real aplicabilidade dos materiais e/ou unidades a serem apresentados em sala de aula.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Carmagnani, A. M & Grigoletto, M. Questões de linguagem e identidade. São Paulo: Humanitas/USP, 2004.

Gnerre, Maurizio. Linguagem, Escrita e Poder. São Paulo: Martins Fontes, 1985.

Keith Adams e Rafael Dovale. Global Links 1 ? English for International Business. Longman, 2001.

Maingueneau, Dominique. Novas tendências em análise de discurso. Campinas/SP: Pontes, 1993.
Orlandi, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. São Paulo: Pontes, 2002.

Pinto, Milton José. Comunicação e Discurso. Coleção Comunicação. São Paulo: Hacker Editores, 2002.

6. ANEXOS
GLOBAL COMMUNICATION
READING
Protecting Our World

1. Read the article.


Culture Report



Protecting the world?s environment is important to us all. At Shell, we believe this is part of our business, and we are doing our best to take care of our environment when we do business.
As an energy company, cleaner air is an important goal for us. So we?re working hard to make our air cleaner in many ways. We?re playing a major part in the move from oil to gas. We?re planting trees. We?re building clean energy plants. We?re studying solar and wind energy.
We?re also working together with groups around the world. We?re telling them about our business in their area. And we?re asking for their ideas and advice.
We know that the protection of the world?s environment is difficult and expensive. But as Shell, we are trying to balance profits and environmental concerns. Because do we really profit if the world doesn?t?

Source: Shell Oil?s Profits & Principles Advertising Campaign












Talk About It

1. Discuss the questions.
a. What environmental issues are important in your country? Are any of these issues important to your company?
b. What do you do in your office or workplace to protect the environment? Is your company recycling things: Are your saving electricity or water?

24 Unit 4

To write a memo about a current project
WRITING
Project Update Memo

3. Complete the memo. Use these words.

is inviting is coordinating
is planning are looking



To: Pedro Silva, Manager, General Affairs
From: Eric Hide, New Chemical Plant Project Coordinator
Re: Project Update/date: June 23, 2001

.............................................................................................................................................

This is to update you about the current activities of our plant project staff. Jim Davis and Lin Zhiang ______________at locations for the plant. Marta Blades_____________ all work on environmental issues. Mark White __________________the ground-breaking ceremony. Finally, Kay Shoda ________the guests.


4. Now, write a memo to a co-worker about a current project. Give the co-worker an update. Who is working on the project: What are they doing? Use real names and titles.

To: _____________________________________
From: _____________________________________
Re: _____________________________________
Date: _____________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


NUMBERS

5. Listen. On a piece of paper, write the numbers you hear. Then check with a partner. Say the numbers.

6. Listen. You will hear information about company business. Write only the numbers. Then check with a partner. Say the numbers.



25 Business in Progress