O presente estudo busca identificar as diferenҫas do uso da propaganda nos regimes ditatoriais na Espanha e em Portugal, liderados respectivamente por Francisco Franco Bahamonde e António de Oliveira Salazar.

Nos anos em que F.Franco e A. Salazar estiveram no poder absoluto, usufruiram da máquina propaganda, seja para obter o poder que para manter-se nele.

É explorando o uso do sistema de propaganda e procurando traҫar comparaҫões entre as duas ditaduras que esse estudo irá concentrar-se, analisando personagens e fatos de parte desse material usado pelos regimes.

Faz-se necessário uma breve introduҫão ao período histórico que entecede a chegada ao poder dos ditadores antes citados, para uma melhor compreensão do assunto a ser analisado.

O dia 14 de abril de 1931 é uma data marcante na história recente da sociedade Espanhola que até então havia passado por regimes oligárquicos, militares e monarquias pouco tolerantes.

O advento da segunda república trouxe consigo a promessa de uma verdadeira e real democracia ao povo Espanhol, além de modernidade e justica social.

Enquanto o camponeses, sobre tudo os Sulistas, enxergavam no novo regime a esperanҫa de reforma agrária, o trabalhador da indústria ansiava por melhores salários e direitos trabalhistas. Grande parte da populaҫão espanhola via na segunda república a educacão desejada para os futuras geraҫões...