RESUMO 

Este estudo tem como objetivo analisar os procedimentos de convergência das normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público no Brasil através das NBCASP. Enfatizando as principais mudanças e inovações para o setor público baseado nas alterações promovidas pela Lei Federal 4.320/64 e Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) cumprido suas determinações. Essa grande evolução que esta ocorrendo na área pública se deu da necessidade por parte da população por informações seguras e transparente dos gestores públicos, a partir da criação das NBCASP a contabilidade pública terá o papel de gerar informações fidedignas  da alocação de recursos públicos   para sociedade através da evolução patrimonial, que reconhecerá a despesa e receita por meio do regime de competência, auxiliando o administrador público na tomada de decisões.

O presente estudo quanto aos objetivos trata se de uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa por haver pouco conhecimento sobre as NBCASP, buscando através de pesquisa conhecer com maior profundidade o assunto em questão que de acordo Beuren uma característica marcante da pesquisa exploratória consiste no aprofundamento de conceitos preliminares sobre determinada temática não contemplada de modo satisfatório anteriormente. Quanto aos procedimentos trata- se de uma pesquisa e bibliográfica com aspectos teóricos, a pesquisa se concentra em livros, documentos, leitura de textos, artigos, normas e livros que abordam o tema, sem abrir mão do auxílio de trabalhos já publicados e outras fontes, tais como algumas revistas especializadas e buscas na Internet. 

De acordo com Cervo e Bervian (1983, p. 55) definem a pesquisa bibliográfica como a que explica um problema a partir de referenciais teóricos publicados em documentos, podendo ser realizada independentemente, ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental, ambos os casos buscando conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.