1. Introdução

A educação ambiental constitui a principal preocupação da sociedade contemporânea. Ao longo dos anos o ambiente vem sendo degradado como resultado de acções humanas que estão cada vez mais assentes na terra. A terra é o planeta que até hoje sustenta a vida das espécies.

É com este propósito que o presente trabalho vem sendo abordado no contexto das avaliações e análises de como vem sendo abordado as matérias em educação ambiental nos manuais de ensino. O presente trabalho como tema (Analise dos manuais de ensino no contexto da Educação Ambiental). Com esta análise, de acordo com a orientação, o grupo fará por meio do manual da 9ª classe do Ensino Secundário Geral.

Ao analisar o manual anteriormente referenciado, o grupo versara aspectos ligados a Educação Ambiental, a forma como transversalmente os conteúdos ambientais são mensurados com base nas suas respectivas unidades temáticas. Portanto, o tema está estruturado em unidades temáticas do manual a analisar isto para trazer uma abordagem explicativa e persuadir maior percepção. Como é sabido a educação ambiental, visa levar a população a viver em harmonia com o meio ambiente. Neste copto, o trabalho tem um total de quatro objectivos, sendo um geral e restantes três específicos. Os mesmos visam trazer uma boa estruturação na realização. Objectivos:

1.1. Objectivo geral:

  • Analisar o manual de ensino da 9ª Classe no contexto da Educação Ambiental.

1.2. Objectivo específico:

  • Identificar os principais problemas ambientais;
  • Explicar medidas de controlo de tais problemas ambientais;
  • Propor medidas alternativas em relação aos tais problemas ambientais.

1.3. Metodologia

No que tange a introdução e no âmbito de desenvolvimento do trabalho, o grupo usou como metodologia de elaboração do presente trabalho a consulta bibliográfica e analítico. Já para o método bibliográfico cinge-se nas consultas que as mesmas serão referenciadas na lista bibliográfica. No que diz respeito ao método analítico, o mesmo usar-se-á na análise do manual em referência.

2. CONCEITOS BÁSICOS

2.1. Manual de ensino

Diário da República nº 138 Série I de 19/07/2007:

“Manual escolar é o recurso didáctico-pedagógico relevante, ainda que não exclusivo, do processo de ensino e aprendizagem, concebido por ano ou ciclo, de apoio ao trabalho autónomo do aluno que visa contribuir para o desenvolvimento das competências e das aprendizagens definidas no currículo nacional e no currículo regional para o ensino secundário”.

 Neste contexto, o grupo percebe que os conteúdos nucleares dos programas em vigor, bem como propostas de actividades didácticas e de avaliação das aprendizagens, podem incluir orientações de trabalho para os professores.

2.2. A Educação Ambiental

De Educação Ambiental, MICOA (2009:2),“é um ramo da educação cujo objectivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos”.

A educação é considerada como base do desenvolvimento sócio - económico porque é esta que se responsabiliza na instrução dos cidadãos para posteriormente desempenharem várias funções na sociedade. Nesta perspectiva acha-se necessário a inclusão dos termos ambientais no Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA), o que permitirá uma melhor compreensão das causas e consequências dos actuais problemas ambientais.

2.3. Educação Ambiental Formal

Segundo MICOA (2009:2), Educação Ambiental Formal, É entendida, como aquela que se desenvolve de forma estruturada e dentro do sistema formal de ensino, através da inclusão de termos, conceitos e noções sobre ambiente nos planos curriculares.

No currículo do Ensino Secundário Geral prevê-se uma abordagem transversal das competências gerais e dos temas transversais. De referir que os valores se encontrem impregnados nas competências e nos temas já definidos nos Programas Curriculares de Ensino Secundário Geral, é importante que as acções levadas a cabo na escola e as atitudes dos seus intervenientes sobretudo dos professores constituam um modelo do saber ser, conviver com os outros e bem-fazer.

O currículo do Ensino Secundário Geral prevê ainda a abordagem de temas transversais, de forma explícita, ao longo do ano lectivo. Considerando as especificidades de cada disciplina, são dadas indicações para a sua abordagem no plano temático, nas sugestões metodológicas e no texto de apoio sobre os temas transversais.

2.4. Ambiente

No entender do grupo, Meio ambiente envolve todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na Terra, ou em alguma região dela, que afectam os ecossistemas e a vida dos humanos. O meio ambiente pode ter diversos conceitos, que são identificados por seus componentes.

https://www.significados.com.br/meio-ambiente, (Disponível em 27 de Maio de 2014). Meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural, e incluem toda a vegetação, animais, microrganismos, solo, rochas, atmosfera e fenómenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Meio ambiente também compreende recursos e fenómenos físicos  como ar, água e clima, assim como energia, radiação, descarga eléctrica, e magnetismo.

Para as Nações Unidas “meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos directos ou indirectos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as actividades humanas”.

2.5. Problema ambiental

Os problemas ambientais constituem uma grande preocupação da actualidade, visto que as suas consequências são visíveis, dai que há a necessidade de consciencializar a população no geral em relação a sua conservação e protecção e a utilização sustentável dos seus recursos.

www.dicionarioinformal.com.br/problemas+ambientais/ (Disponível em  04/11/2015), “Um problema é um transtorno ou um inconveniente que surge num determinado âmbito da vida e que se deve resolver para regressar à normalidade”.

Os problemas ambientais, por conseguinte, são contrariedades ou perturbações que se produzem no entorno natural. Pode-se tratar do efeito de uma contaminação, como um derrame de petróleo no oceano ou a emanação de gases tóxicos na atmosfera.

 3. ANALISE DOS MANUAIS DE ENSINO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CASO DA 9ª CLASSE.

3.3. Primeira Unidade Temática: População

A Geografia da 9ª classe no Ensino Secundário Geral (ESG), tem uma base económica e, na sua maior parte, ou seja, boa parte dos seus aspectos envolvem as actividades económicos ao nível mundial.

3.3.1. Tema: População e meio ambiente.

3.3.1.1 Problemas identificados

Devido ao aumento populacional nos últimos anos, o tema (População e meio ambiente) patente neste manual, foi possível identificar problemas ambientais oriundos deste aumento populacional e são:

  1. Desflorestamento;
  2. Poluição dos solos;
  3. Poluição das águas e
  4. Poluição da atmosfera.

3.3.1.2. Medidas de controlo dos problemas ambientais identificados

Como forma de preservar o meio ambiente, o ser humano deve usar os recursos a sua disposição de forma racional, de maneira a que não prejudique o meio ambiente.

  1. Desflorestamento:

Envolvimento da população na preservação e conservação das áreas protegidas, comunitárias e florestais;

O abate de árvores deve ser seguido pela substituição;

Palestras/seminários e debates de sensibilização;

As áreas de plantio devem ser limpadas e não queimadas.

  1. Poluição dos solos

Evitar o uso de agro-tóxicos;

Evitar fazer o despejo incorrecto do lixo domiciliar ou hospitalar.

  1. Poluição das águas

Preservar as correntes de água e não deitar os resíduos tóxicos nela;

O Não uso de insecticidas em algumas actividades como a pesca.

  1. Poluição da atmosfera.

Uso de transporte colectivo;

Evitar a emissão de gases.

3.3.1.3. Medidas alternativas dos problemas ambientais identificados

A educação ambiental tem como tarefas básicas, resolver problemas e agir, apoiar activamente a faze-lo, manter limpos, o solo e a água, reconstituir a natureza para a sua original beleza e cultivar uma nova qualidade de vida do Homem actual e futuro. As Medidas alternativas dos problemas ambientais identificados pelo grupo no manual em referência podem ser:

  • Palestras/seminários e debates; Jornadas de limpeza e plantio de árvores; Jornais de parede; Actividades culturais; Banda desenhada; Excursões ou visitas de campo; Feiras ambientais / Exposições e Criação de grupos de interesse.

3.4. Segunda Unidade Temática: Agricultura e Pecuária

3.4.1. Tema: Problemas ambientais da agricultura.

A agricultura tem um enorme impacto ambiental e os problemas deferem entre os dois sistemas (tradicionais e modernas).

3.4.1.1 Problemas identificados

  1. Erosão ou degradação dos solos;
  2. Contaminação das águas superficiais e subterrâneas;
  3. Desertificação.

3.4.1.2. Medidas de controlo dos problemas ambientais identificados

  1. Erosão ou degradação dos solos

Procurar poupar os solos mediante a rotação de culturas;

Pratica de pousio;

Criação de barreiras defensoras a erosão;

Plantio de árvores em áreas susceptíveis a erosão.

  1. Contaminação das águas superficiais e subterrâneas;

Direcionamento dos diferentes tipos de resíduos;

Reflorestamento;

Preservar os reservatórios de água.

  1. Desertificação;

Rotação de culturas;

Campanhas de educação ambientais;

Pastagem.

[...]